domingo, 17 de abril de 2011

Pão de Mel!


Olá, estamos à poucos dias da Páscoa...a festa cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo - na próxima semana falarei um pouco mais sobre isso - hoje trouxe para vcs uma opção deliciosa com chocolate para substituir os famosos ovos... o pão de mel, que pode graciosamente ser presenteado aos amigos ou apresentado como a sobremesa após o almoço de Páscoa.
Para aqueles que apreciam o sabor intenso das especiarias, a doçura do recheio de doce de leite e a crocância da casquinha feita com chocolate ao leite e meio amargo...é uma tentação.
Se você, assim como eu, é louca por pão de mel...não deixe de experimentar,garanto que não irá se arrepender!...ele é muito, mas muiiiito macio, úmido e saboroso...confesso que dá um pouquinho de trabalho, mas o resultado final é um dos melhores pães de mel que já comi!! :)

Pão de mel!
( Receita da culinarista Dalva Zanforlin )

Ingredientes:
- 5 ovos
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de favinho ( uso mel )
- 1 xícara ( chá) de chocolate em pó
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de tempero para pão de mel ou especiarias*
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

Aproximadamente 1kg de chocolate ao leite e 600 a 700g de doce de leite.


Modo de Fazer:

Numa panela coloque a água, o favinho e o chocolate em pó.Misture bem, leve ao fogo e deixe ferver.
Retire, junte o óleo e o tempero.Mexa até incorporar e reserve.

Na batedeira, adicione os ovos inteiros com o açúcar e bata bem até formar uma gemada cremosa.

Enquanto isso à parte, misture a farinha, o sal e o bicarbonato.

Sobre a gemada cremosa, acrescente a calda de chocolate reservada, ainda morna.Mexa, incorporando bem os ingredientes.
Junte a farinha previamente misturada.Bata bem com a batedeira em velocidade baixa, até obter uma massa lisa e homogênea.
Unte as forminhas próprias para pão de mel (eu uso as de 5cm de diâmetro) com margarina dissolvida e enfarinhe cada uma.
Coloque a massa apenas até a metada da forminha...cuidado nesse momento, pois um pouquinho a mais e irá derramar no forno...ela cresce bastante!
Use forno pré-aquecido a 180ºC, por 15-18 minutos.
Desenforme o pão de mel ainda morno.Corte-o ao meio, mas não chegue até o fim.Com uma colher, passe um camada generosa do recheio de sua preferência (eu usei doce de leite Aviação), mas vc pode usar geléias, cremes trufados, brigadeiro ou deixar sem recheio, fica à seu gosto.

Derreta o chocolate fracionado de sua preferência**.Coloque o pão de mel já recheado e banhe-o com cuidado, usando se possível, um garfo apropriado.
Coloque-o para secar sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga ou grelha própria.
Eu sempre recheio e banho à noite, pois é mais fresco para lidar com chocolate, depois deixo secando até o dia seguinte.

Rend. 35 a 40 pães de mel
Pode ser conservado de 7 a 10 dias, desde que embalados e mantidos em local fresco.

*Caso não encontre o tempero para pão de mel, use especiarias na medida: 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (café) de cravo em pó, 1 pitada de noz moscada moída.
**O chocolate fracionado (uso um blend,que é uma mistura de ao leite com meio amargo) para o banho-maria deve ser picado e colocado na panela própria para banho- maria (eu encaixo um refratário sobre a panela de forma que não toque a água).Leve a panela com água para ferver até formar bolinhas ( 40 a 45ºC ), vou no olhômetro mesmo!Desligue o fogo e coloque o refratário  com chocolate picado sobre a panela com água quente.Mexa até derreter, espere esfriar um pouco antes de empregar.
Não derreta todo chocolate de uma só vez, vá adicionando aos poucos à medida que precisar.

Espero que tenham gostado da receita de hoje...que eu deixo com carinho para os apreciadores de chocolate e que fiz para o meu filho que é fã dessa gostosura...até a próxima!

3 comentários:

  1. Esse é o melhor pão de mel que já provei. Uma delícia!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada.Cristia!!!!

    Estava atras desta receita, eu fazia alguns anos atrás para vender. Todos adoravam minha dificuldade maior era sempre para banhar mas com suas dicas ficara mais facil

    Obrigada beijinhs
    Elaine

    ResponderExcluir
  3. Elaine, que bom que agora poderá fazê-la novamente, pois é realmente deliciosa...quem come, não esquece!rs...
    Seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!