terça-feira, 17 de maio de 2011

Repolho é bom!



Você sabia que o repolho é uma hortaliça rica em vitamina C, A, B¹, B², E e K , além de sais minerais, sobretudo cálcio e fósforo, que é da família da couve e que era considerada uma iguaria por gregos e romanos, além de ser das mais antigas, pois está no cardápio desde 2000 a.C.??
Que é originário da Europa Mediterrânea e Ásia Menor??
Eu não!!
Confesso que não gosto muito de repolho em saladas, a não ser àquelas com abacaxi, mas refogado ou numa sopa de legumes eu aprecio bastante; muitas vezes nem olho pra ele no supermercado, mas hoje me bateu uma vontade de repolhinho refogado e eu trouxe um pequenino pra casa.
Um fio de azeite na frigideira, alho e cebola picados...deixa dourar e joga o repolho cortado em tirinhas finas ( em juliana ), uma pitada de sal, pimenta do reino e deixa refogar na própria água.
Para completar, cebolinha e salsinha não podem faltar!!
Estão vendo uma pimentinha vermelha solitária no cantinho? é que uma basta para aquecer o paladar!rs... :-)
Acho que comerei mais repolho agora que sei do seu potencial, ah! e tem um detalhe - as folhas internas são mais ricas em vitamina C do que as externas, então se quiser, despreze as primeiras, mas sem desperdício, ok!?

Até a próxima...

Fonte: Embrapa

2 comentários:

  1. Menina,
    tem mais coisa nesse repolho. A foto deixou o prato muito atraente até para o friozinho.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu já sou fã de repolho, de qualquer maneira. Refogado, cru, cozido, cortado grosso, fino, rasgado....não importa. Agora que conheci o curriculo do 'tar', vou me acabar de comer !!!
    bjuuuu

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!