domingo, 5 de junho de 2011

Cassoulet da Cris...e meu novo parceiro!



Olá, vocês se lembram quando eu disse que precisava trocar meu fogão?!
Demorei um pouco para tomar uma decisão quanto ao modelo e as vantagens de cada um; à princípio queria um com timer, para não esquecer minhas receitas no forno, mas depois de tanto pesquisar, resolvi que a melhor opção para mim seria...outro!Muitas vezes quando cozinhamos para dois, as porções são pequenas e um forno menor é o ideal, porém um forno grande é imprescindível, sendo assim, comprei um que atende ambas as situações...um com duplo forno!
Para a estréia do meu fogão novo, resolvi fazer um cassoulet - eu estava com muita vontade de comer isso -mas é um cassoulet pessoal, ou seja, que leva ingredientes que agradam ao meu paladar, é quase uma feijoada branca se assim preferirem.
O Cassoulet é de origem francesa e tem distintas versões, mas a base é sempre de feijão branco e carnes, principalmente confit de ganso ou pato (que quer dizer,cozido lentamente), carne de aves e porco.
Ele é preparado em fogo baixo numa caçarola, daí o nome cassoulet e terminado no forno.
Acontece que comi pela primeira vez no restaurante do Sesc aqui da minha cidade e não tinha nada além de carnes de porco, parecia mesmo uma feijoada de feijão branco, mas levava o nome de Cassoulet, então adaptei ao meu gosto e esse é o Cassoulet da Cris!!

Cassoulet

- 500g de feijão branco
-  linguiça tipo paio defumada
-  linguiça tipo calabresa defumada
- costelinha de porco defumada
- bacon
- cebola, alho, folhas de louro, pimenta calabresa desidratada e sal

Modo de preparo:

Deixe o feijão de molho na noite anterior.
Numa panela, coloque o paio e a costelinha, cubra com água e deixe ferventar por alguns minutos (uma espécie de limpeza).Desligue, escorra a água e reserve.
Na panela de pressão, coloque o feijão, a costelinha já ferventada, as folhas de louro e cubra com água até a marca apropriada.Deixe cozinhar por cerca de uma hora ou até que o feijão esteja macio.
Em outra panela, frite o bacon picado, o paio e a calabresa em rodelas.Retire e reserve.Nessa mesma panela, aproveitando a gordura que ficou, refogue a cebola e o alho.Adicione o feijão já cozido com a costelinha, devolva as linguiças e bacon reservados, coloque a pimenta calabresa e corrija o sal.Deixe ferver até que o caldo esteja grosso.
Reparem que não dei quantidade das carnes, prefiro deixar ao gosto de cada um, se vc gosta mais de calabresa do que de paio...coloque mais calabresa, se não come bacon, faça sem, se quer adicionar frango, fique à vontade, como eu disse no meu banner...felicidade não tem receitas, cada um cozinha com o tempero de sua preferência!!
Sirvam com uma couve refogada, um arroz branco e uma farofa se assim quiserem e sejam felizes!!


Esse é meu mais novo parceiro na cozinha...aprovado!!

Ótima semana à todos e até a próxima...

3 comentários:

  1. Olá!
    Qto ao cassoulet, até ja comi, um pouco diferente do seu, que por sinal estava sonso, sem tempeiro e com mto feijão...vou testar sua receita prq o gosto bate com o meu, amo porco.
    Agora o fogão!!.....para tudo, é um T. qdo crescer quero um igual...rsrsr
    bj grande

    ResponderExcluir
  2. Oi Vilma, tenho certeza que vai gostar e muito provavelmente ficará melhor que o meu!
    Obrigada!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de cassoulet, até prefiro com feijão branco! Quanto ao fogão, o meu é igual e esse forninho quebra o maior galho!
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!