sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Esfiha aberta e exercitando o reaproveitamento!



Olá, essa receita também foi feita no período de inacessibilidade do blog, foi a primeira vez que fiz esfihas abertas, e não é que o resultado ficou bom?!
Precisava de um lanchinho para o fim da tarde...filho chegando esfomeado da escola e a ideia de fazer algo que aproveitasse àquelas sobrinhas na geladeira, me animaram à por a mão na massa literalmente.
Tudo bem pouquinho, mas sempre feito com capricho e fica tão gostoso, que mesmo sendo só uma pequenina sobra, tenho dó de jogar fora!
Quem me passou a receita foi meu amigo e colega de profissão Luis, que também gosta de se aventurar na cozinha.

Esfiha aberta

- 1 copo de óleo
- 1 copo de água morna
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 e 1/2 colher (chá) de sal
- 2 tabletes de fermento fresco (30g)
- farinha até dar o ponto

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no açúcar, até ficar líquido, adicione a água, o ovo e o sal.
Misture bem, vá colocando a farinha aos poucos, até que a massa fique homogênea e não grude nas mãos.
Deixe descansar em lugar tampado por 30 minutos.
Separe em bolinhas, deixe crescer novamente por cerca de 15 minutos*.
Polvilhe fubá na mesa de trabalho e abra cada bolinha precionando o centro para que as extremidades fiquem mais altas.
Coloque o recheio de sua preferência e leve assar em forno pré-aquecido à 200ºC até que doure as laterais ou à seu gosto.
Eu usei uma sobra de frango desfiado refogado com uma pequena porção de creme de ricota no centro; uma sobra de patê de atum com cebolas; uma recheei com creme de ovomaltine (delícia); outras duas com sobra de chocolate com castanha em tablete (não aprovadas, eles não são próprias para esse fim); fiz a maioria com muçarela e presunto picados com orégano para o Matheus e uma com tomate seco por cima (era filho único)...que pena, foi a melhor! : \
Antes de colocar o recheio escolhido, eu passei um pouco do molho de tomates que sobrou das almôdegas (que por sinal estava supimpa, como diz meu filho.)

Fiz apenas meia receita acima e rendeu 13 esfihas.
*Como eu estava com um pouco de pressa, pulei essa etapa de crescimento e fiz as esfihas assim que separei as bolinhas, mas na próxima vou esperar, pois o resultado deve ser ainda melhor! ; )

As de frango também ficaram ótimas!

Gostei muito de vê-las assando...dá uma fome!!


(*_*)
Essas, são lindas telas feitas com a técnica Grafite...fofos demais!!


Desculpem a fotógrafa (essa que vos escreve), ainda estou aprendendo e a luz local não ajudou!

: -)

Bjsss e ótimo fim de semana...


Posted by Picasa

5 comentários:

  1. Adoro esfihas abertas, mas até hj só fiz aquela tradicional de carne. Adorei a variedade e vou ver se ponho isso em prática aqui na minha cozinha rsrs Já té na lista!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Lari/Jê...obrigada e voltem sempre!!

    Renata,foi a primeira vez que fiz, mas adorei reaproveitar e ter opção de sabores...obrigada pela visita!!bjsss

    ResponderExcluir
  3. Q MASSA MARAVILHOSA!
    TO LOUCA P TESTAR TUA RECEITA!!!!!!!

    POR FAVOR, ESSE COPO É DE 250 OU 280ML?

    DESDE AGRADEÇO.
    BLOG LINDO!
    SUCESSO P VC.

    SI

    SAMMY35RJ@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si, que bom que gostou da minha cozinha!O copo que usei é de 250ml, espero que goste do resultado!
      Seja sempre bem-vinda!!Bj,

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!