quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Meu escondidinho de carne com abóbora cabotiá!



Olá, preparei esse prato para o almoço durante a semana, querendo aproveitar um pedaço de fraldinha assada que sobrou do domingo.A carne ficou bem macia e desfiando ao cortar, então achei que seria uma boa oportunidade para usar minha abóbora cabotiá que estava na fruteira já há algum tempo.
Primeiro, fui checar se a abóbora ainda estava boa por dentro e para minha alegria, apresentava uma cor viva e uma textura firme, mas macia ao cortar.
Fiquei bem satisfeita com o resultado, mesmo sendo a primeira vez que fiz esse prato...tipicamente preparado com carne-seca.
Também feito com mandioca, batata ou outros tipos de abóbora, é o que chamamos de prato único, acompanhado de arroz e salada.
É uma receita que farei outras vezes e olha que tive que comer tudo sozinha, em duas vezes, é claro (e dias diferentes), pois meu filho torceu o nariz, para variar!rs...

(*-*)

Como a carne já estava pronta, desfiei em pedaços pequenos e levei à uma frigideira com cebola e alho refogados, deixei fritar um pouco, desliguei e reservei.

Para preparar o purê, cozinhei no vapor metade de uma abóbora pequena já descascada e picada.
Amassei com um garfo, levei ao fogo baixo e acrescentei uma pitada de sal, noz moscada ralada e um tico de canela, deixando apurar apenas alguns minutos.
Para finalizar, coloquei uma colher (sopa) de creme de ricota, misturei bem e estava pronto para empregar.
Em um refratário, distribuí a carne, o purê e finalizei com requeijão cremoso (tipo catupiry).
Levei ao forno por cerca de 15 minutos.

Meu pé de hortência que todo ano me alegra com suas flores, está cada dia mais formoso e cheio de pequenos buquês, que revezam entre os tons de rosa e roxo!



Bjsss e até a próxima...

Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Cristina, este escondidinho deve ter ficado uma delícia! Adoro cabocha! Acho que na falta de algum ingrediente sempre dá para improvisar e as vezes o resultado sai até melhor do que o original ne?
    Bjss

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!