sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Minidonuts com geleia de morango e fim de férias!!



Olá, já estava com saudades desse espaço...e a sensação de que deixei alguém esperando por mim me incomoda e alegra ao mesmo tempo...uma pequena contradição que me movimenta de alguma forma, e "movimento" é sempre bem-vindo! ;-)
Bom, as férias foram ótimas, o mar continua lindo, o sol é fonte de energia, o descanso foi merecido, mas agora é hora de arregaçar as mangas e voltar ao trabalho...e que venha muiiiiito trabalho, que é pra gente ficar bem cansada no final de 2012 e poder tirar férias de novo, com as bênçãos de Deus!! \o/...
Uma das minhas determinações de Ano Novo foi preparar mais receitinhas vindas dos meus livros - é uma boa forma de justificar a compra - e  folheando uma das minhas últimas aquisições, encontrei esses minidonuts super rápidos de preparar e com pouquíssimos ingredientes, o que direcionou minha escolha, visto que acabei de chegar de viagem e os mantimentos estão zerados por aqui!rs...
Eles são realmente fáceis e rápidos, pois o uso do fermento químico diminui significativamente o tempo de preparo.
Na receita original, o minidonut é servido com uma geleia pronta de framboesa, misturada em um pouco de água e aquecida para derreter, mas eu preferi fazer minha própria geleia de morangos que já mostrei aqui e aqui, apenas altere as proporções para a quantidade que deseja fazer.
Ficam bem gostozinhos e são uma ótima opção para incrementar o lanche da tarde ou saborear com uma xícara de café fresco, num dia chuvoso !




Minidonuts
(adaptado do livro Sobremesas Irresistíveis)

- 225g de farinha com fermento (usei farinha comum e aumentei a quantidade de fermento pedida abaixo)
- 2 colheres (chá) de fermento em pó (usei 2 e 1/2)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 150 ml de leite (usei apenas 3/4)
- óleo de girassol para fritar (usei canola)
- açúcar para polvilhar (acrescentei canela por minha conta)

Modo de preparo:

Aqueça o óleo em uma panela grande de fundo grosso em fogo alto.
Coloque a farinha, o fermento e o açúcar em uma tigela grande e misture bem.Acrescente 3/4 do leite e vá mexendo até que fique uma massa macia e uniforme (coloque mais leite, se necessário).
Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e abra com ajuda de um rolo até atingir 1cm de espessura.
Corte círculos de massa usando um cortador  de biscoito de 4,5cm de diâmetro e abra outro menor no centro usando um cortador de 2,5cm.Junte as aparas e abra novamente até finalizar a massa.
Para não encher demais a frigideira, leve para fritar aos poucos, por cerca de 2 minutos, virando na metade do tempo para dourar dos dois lados.
Com ajuda de uma escumadeira, retire e deixe escorrer sobre papel-toalha.Passe os donuts pelo açúcar com canela e sirva quente com a geleia de morangos para mergulhar.

Rend. cerca de 35-40 unidades.



*Sugiro consumi-los na hora, ainda quentes ou mornos, pois após algumas horas eles começam a ficar com a textura alteradas, meio "borrachudos".

(*_*)


Bjsss e um ótimo fim de semana à todos...

Posted by Picasa

8 comentários:

  1. ola Cristina, muitosparabens!!! fiquei com água na boca..

    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cristina!
    Adorei sua receita! Muito simples e bem fácil de fazer!

    Ótimo final de semana!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. oi, Cris! Seja bem vinda! Fico feliz que tenha aproveitado bastante seu descanso! Infelizmente tudo que é bom dura pouco e passa tão rápido ne? Mas ainda bem que voltou com suas gostosuras! Esses mini donuts com geléia caseira devem ter ficado uma delícia mesmo com um cafezinho fresco! Hummmm! Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Ιt is in rеality а nіcе anԁ helpful piece оf info.
    ӏ'm happy that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

    my page please click the next post
    Also see my web site :: Read The Full Article

    ResponderExcluir
  5. ӏ was suggested thіs wеb site by my сousin.

    Ӏ'm not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You're wondeгful!

    Thankѕ!

    mу ωeb sіte: Www.Committee.org

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!