sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Tomates cereja e pimenta cambuci assados no vinagre balsâmico!



Olá, há tempos tenho vontade de preparar tomate seco em casa, mas sempre acabo protelando a ideia por achar muito demorado ou não ter à mão o tomate mais apropriado.
Outro dia passeando no incrível  Quiche de Macaxeira da Luna, vi esses tomatinhos cereja, feitos de uma forma simples e bem mais rápida que o tomate seco convencional. Eles me pareceram tão soborosos e ecléticos que não resisti e na primeira ida à feira, comprei os tomatinhos já decidida à prepará-los.
Ficaram ótimos, embora não tão bonitinhos quanto os da Luna, pois deixei mais tempo no forno - prefiro quase tudo bem passado, rs...- acabei acrescentando algumas pimentas cambuci que aprecio bastante e que estavam dando sopa na geladeira...adorei o resultado!




Tomates cereja e pimenta cambuci assados no vinagre balsâmico
(ligeiramente adaptado daqui)

- 1 caixinha de tomates cereja vermelho
- 1 caixinha de tomates cereja amarelo (não usei, pois são raros por aqui)
- 3 a 4 pimentas cambuci
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 3 a 4 colheres (sopa) de vinagre baslâmico
- sal e pimenta-do-reino à gosto
- ervas frescas ou secas à gosto (usei manjericão e orégano secos)
- azeite de oliva extra virgem para cobrir depois de pronto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º C.
Use uma assadeira anti-aderente ou forre com papel alumínio.Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento  e arrume-os na assadeira com o lado cortado para cima e as pimentas cambuci em pedaços sem as sementes, distribuindo-as junto com os tomates.
Tempere os tomates com o azeite, o açúcar, o vinagre, o sal, a pimenta-do-reino, as ervas e leve para assar por cerca de 50 minutos ou até que fiquem macios e o suco tenha evaporado, sobrando apenas um molhinho escuro.Apague o fogo e deixe que esfriem dentro do forno para que sequem mais um pouco.
Cubra à superfície dos tomates com um pouco de azeite de oliva extra virgem e guarde na geladeira.

*Como sugere a Luna podemos usá-los em massas, tortas, saladas, pizzas, risotos e o que mais aparecer, inclusive numa deliciosa bruschetta...hummm!!


Bjsss, um ótimo fim de semana e até a próxima...

Posted by Picasa

8 comentários:

  1. Cristina, ficaram lindos!!! Adorei você ter usado a pimenta também, que delícia deve ter ficado! Acho que mais sequinhos assim ficam ótimos, até duram mais! Fiquei super feliz de ver a receitinha aqui, obrigada pelo seu carinho! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, eu que agradeço vc partilhar suas delícias conosco!
      Obrigada e ótimo fds...

      Excluir
  2. Cris, minha experiência com tomates secos caseiros não deram muito certo, simplesmente mofaram! kkkk Essa sugestão da Luna realmente é bem mais prática e adorei tbm vc incluir as pimentinhas cambuci. Devem ter dado um sabor todo especial! Nhammm! Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akemi, a pimenta cambuci é bem leve, mas ao assar já se nota sua presença, experimente!
      Obrigada e um ótimo fds...

      Excluir
  3. Exatamente como vc, também estou há anos protelando a experiência do tomate seco feito em casa. Adorei esta versão. Vou tentar aproveitar meus últimos suspiros aqui na Coréia, onde encontra-se com facilidade os tomates cereja vermelhos e amarelos, e até alguns laranjas. Obrigada pelas dicas!
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, com tomatinhos coloridos deve ficar linda a receita, se fizer me avise!!
      Bj e ótimo fds...

      Excluir
  4. Essa receita parece irresistível, adoro tomatinhos e pimenta idem... acho q fica ideal para montar uma pizza com rúcula.... amoooo.
    Faço uma receita bem simples q minha irmã ensinou - um fundo de frigideira de tomatinhos ou 2 punhados (gosto de congelar, para tirar a pele embaixo da torneira), 1 colher rasa de açúcar - deixar cozinhar, mexendo de vez em quando até ele ficar cozidinho começando a desmanchar, aí rega bem com azeite extra-virgem e acrescenta alho picadinho à gosto (eu gosto de bastante), deixe dourar e acrescenta alcaparras escorridas (também à gosto), para finalizar acerte o sal e acrescente pimenta do reino moída na hr. Fica ótimo para pizza com queijo e rúcula e tbém para acompanhar um penne com rúcula... Bjos

    ResponderExcluir
  5. Com certeza deve ficar ótimo numa pizza,tbm gostei da sua sugestão, da pizza e do penne, que é minha massa favorita,,,vou experimentar!!Obrigada pela visita!!
    Bj e bom finalzinho de domingo...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!