quarta-feira, 4 de abril de 2012

Folhado de bacalhau da Gabi!



Já estava com saudade do jantarzinho de quinta com as amigas e pra não ter que adiar mais um, nos reunimos na terça! ;))
Para variar (rs) a sobremesa ficou sob minha responsabilidade e a escolha do prato salgado para minha colaboradora mais fiel...Gabriela! Essa mulher-menina antenada, plugada e dedicada, entre mil e uma tarefas a cumprir, sai do trabalho, vai ao supermercado e chega cheirosa e feliz para preparar nosso jantar...sempre com uma ideia interessante e saborosa, algumas vezes sofisticada, outras simples, mas sem nunca perder o charme.
Dessa vez, ela optou por uma massa folhada recheada com um bacalhau desfiado e cremosinho, afinal estamos na Semana Santa e a escolha foi perfeita para a ocasião...não disse que ela é antenada?!!


Não tem uma receita com medidas e tal, é uma sugestão e vou contar como ela fez (pelo menos o que vi, entre uma conversa e outra,rsrs), daí é possível adequar o tamanho do folhado e a quantidade de recheio à gosto.

Unte uma assadeira grande com azeite, estenda uma massa folhada inteira, dessas que encontramos no supermercado pronta para uso e reserve.
Para dessalgar, coloque o bacalhau em lascas numa panela com água e deixe aquecer até levantar fervura, não deixe cozinhar, desligue e deixe escorrer, reserve*.
Enquanto isso, numa panela  aqueça um fio de azeite, refogue 1 cebola cortada em pedaços médios até ficar transparente, acrescente o bacalhau, azeitona verde picada à gosto e vá adicionando creme de leite fresco até ficar com uma consistência cremosa, mas não muito líquida.
Disponha essa mistura sobre a massa reservada, feche como um envelope, lacrando bem as extremidades com ajuda de um garfo, pincele com ovo batido e leve para assar até que doure.
Sirva acompanhado de saladas variadas...um espumante também cai bem! ; )

*Por ser em lascas, foi necessário apenas aferventar 1 vez para dessalgar, mas sugiro que sempre experimente para verificar o sal, se necessário, enxágue em água corrente o quanto baste.

Aqui, uma homenagem ao aniversário (atrasado,rs) da queridíssima anfitriã, que sempre coloca sua casa à disposição e nos recebe com todo carinho.
Tânia, você é especial...Parabéns!!


A sobremesa fica para um próximo post...sugestão para o domingo de Páscoa!

Uma Santa Semana a todos!!

Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Que delícia, Cristina! Essas reuniões de amiga sempre rendem boa conversa e boa comida.
    Aproveito para lhe desejar uma santa e feliz Páscoa!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, são sempre reuniões bem alegres e produtivas!rs...
      Obrigada e feliz Páscoa pra vc tbm!
      Bj,

      Excluir
  2. TAmbém fico boba com pessoas assim,com um naco para cozinha, que criam do nada e o resultado é sempre de tirar o chapéu. Que bacana este grupo que se encontra para cozinhar e papear.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!