segunda-feira, 23 de abril de 2012

Tagliarini ao pesto de rúcula!



Domingo preguiçoso de sol, calor ameno, levantei depois do horário  de costume e preparei o almoço mais tarde que o normal, mesmo assim já havia decidido experimentar um pesto de rúcula.
No sábado dei uma pesquisada na geladeira e vi que tinha meio maço de rúcula hidropônica ainda bonita, mas de vida útil não muito longa, os dias não estão para desperdício e deixar estragar conscientemente nem pensar! : (
Prefiro a rúcula hidropônica porque ela tem folhas menores, mais delicadas, tenras e bem saborosas.
Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Liguria, norte da Itália, embora existam variações a maneira clássica de preparo é composta de folhas de manjericão amassadas com azeite, pinhões, alho, sal e pode-se adicionar queijo pecorino ou parmesão ralado.
Vou mostrar  minha versão de pesto que servi com tagliarini e ficou muito bom! ; )


Pesto de rúcula

- 1 xícara de rúcula fresca
- 1/2 xícara de azeite
- 1 e 1/2 colher (sopa) de avelãs
- 1 dente de alho
- 1 pitada de sal
- pimenta do reino à gosto (opcional)
- 1 colher (sopa) queijo parmesão ralado na hora

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar homogêneo.
Numa panela com água fervente e sal, cozinhe sua massa (eu escolhi o tagliarini) até ficar al dente, escorra, adicione o molho pesto e misture bem.Sirva em seguida.
Eu optei por omitir o queijo no preparo e adicioná-lo apenas na hora de misturar à massa, assim o que sobrou terá maior durabilidade para ser utilizado em outros pratos.
Rend. cerca de 200ml de molho.

Uma versão simples, de baixa caloria e com produtos fáceis de encontrar.
Mais uma novidade na minha cozinha que veio para ficar!

A sobra foi guardada para "outras" experiências!

Tenham todos uma ótima semana!!

Posted by Picasa

20 comentários:

  1. Ai que delícia... ta com uma cara ótima :)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Cristina, eu adoro pestos, esse seu parece ter ficado divino! Estou para fazer um diferente essa semana, se eu conseguir depois te conto! Beijinho e boa semana! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a primeira vez que eu mesma fiz e gostei bastante desse de rúcula!Vou esperar o seu!!
      Bjs,

      Excluir
  3. Gosto muito de vir aqui porque tem sempre coisas deliciosas. Esse seu pao, do post anterior, vou afazer amanha. Fica lindo mesmo. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, obrigada pelas palavras!Vou aguardar para ver seu pão!
      Bjs,

      Excluir
  4. Oi Cris,
    Este talharim deve ter ficado uma delícia. Babei e nem é hora do almoço.
    Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.

    SORTEIO
    “Chá do Chapeleiro Maluco”! Venha tomar um chá comigo no meu aniversário! Participe.
    http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betty, além de bom, o molho é saudável!
      Já estou participando do chá de aniversário, obrigada pelo convite!
      Bjs,

      Excluir
  5. Bom dia, Cris! Aqui eu tbm só compro rúcula e agrião hidropônico por tudo isso que vc falou e tbm porque são mais fáceis de lavar! rss
    Adoro pesto mas não sei porque me dá uma preguicite de fazer, e olha que é tão fácil ne? Coisa de doida porque não penso duas vezes em fazer pão que dá muito mais trabalho, demora e faz sujeira!! Pode me chamar de doida! rss
    Com rúcula nunca provei e fiquei ainda mais curiosa com as avelãs no lugar dos carésimos pinholes! Falando em curiosidade, que queijo parmesão ralado vc usa??? Comprei outro dia da Tirolez e parece uma mussarela! rsss
    Bjss e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akemi, concordo com vc, são bem mais fáceis de lavar!rs...
      Adoramos seus pães, pode continuar doida!rsrs...
      Já vou lá te contar sobre o queijo!
      Bjs,

      Excluir
  6. Adorei.Achei bem diferente o molho.
    e o gostinho da rucula fica mto azedinho?
    alem de tudo o prato ficou charmoso.
    beijo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, a rúcula hidropônica é mais suave e não fica azedo não, gostei mais do que o de manjericão!
      Bjs,

      Excluir
  7. Oi Cristina,
    Gosto muito de molho pesto, mas não conhecia esse com rúcula. Boa ideai!
    Obrigada pelo carinho de sempre no Simples ASssim.
    Tenha uma excelente semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Lylia, seu blog é como casa de mãe, sempre tem carinho, então só devolvemos o recebido!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Abalou na versão rúcula, amei, amei e amei - pronto falei. :)

    Eli

    ResponderExcluir
  10. Hum... que sugestão de molho maravilhoso Cris, gostei muito!
    Ainda mais quando se trata de aproveitar... Também ando com vontade de fazer uma massa assim! FDS vou fazer! Beijos.
    Obs: suas fotos estão cada vez mais lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, se experimentear me conta!
      As vezes consigo fotos boas, outras...humm, mas estou tentando!rs...
      Obrigada, bj...

      Excluir
  11. Adoro rúcula, e a variações que testei até hoje foram bem interessante. Com rúcula é novidade. Mais uma para a lista.bjocas e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valentina, eu gostei bastante com a rúcula!
      Obrigada!!
      Bjs,

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!