segunda-feira, 9 de abril de 2012

Torta de escarola!



Na semana anterior à Páscoa, comprei na feira um pé de escarola (que é um tipo de chicória) de folhas bem verdes e bonitas.
 Como meu objetivo era preparar uma torta que vi no Pecado da Gula, ao ir para casa da minha mãe no feriado, levei minha escarola comigo!
Sábado a noite foi o momento perfeito para experimentar a receita, pois apenas eu, minha irmã e minha mãe estáva-mos em casa...e nós adoramos novidade na cozinha!rs...
Fiquei mais do que satisfeita com o resultado, achei a massa bem fácil de manejar, o preparo do recheio também é simples e o sabor é de saúde deliciosamente temperada!rs...


Torta de escarola

Massa:

- 100g de manteiga gelada em cubinhos
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de trigo integral (minha mãe não tinha, então usei tudo normal)
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1 ovo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/4 colher (chá) de fermento em pó
- água gelada se necessário para dar ponto (não precisei)

Recheio:

- 1 xícara de leite
- 3 ovos grandes
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- sal e pimenta do reino à gosto
- alho e cebola picada à gosto
- 1 pé de escarola limpo e picado
- 2 cenouras médias raladas no ralo grosso
- 1/2 xícara de queijo ralado (pode ser qualquer um)
- cheiro verde picado à gosto
- azeitonas verdes sem caroço à gosto

Modo de preparo:

Para a massa, coloque todos os ingredientes secos numa vasilha e junte a manteiga e o ovo.Amasse com a ponta dos dedos até formar uma bola, se necessário vá pingando um pouco de água até dar o ponto.
Espalhe a massa no fundo e laterais de uma forma ou refratário de 26cm (usei uma de 23cm), leve para geladeira enquanto prepara o recheio.
Num pouco de óleo ou manteiga, refogue alho e cebola picados, junte a cenoura ralada e refogue por mais um minuto.Vá juntando a escarola, tempere tudo com sal e pimenta do reino e adicione o cheiro verde no final.
Reserve e deixe esfriar.
No liquidificador, coloque o leite, os ovos, o amido de milho, o queijo e o sal à gosto (nessa hora dei uma bobeira e esqueci o queijo, por isso salpiquei ele por cima antes de assar).
Bata bem, misture com o refogado de escarola e despeje sobre a massa, nivelando a superfície (eu fiz diferente e coloquei primeiro o recheio líquido sobre a massa e depois fui distribuindo o refogado até que cobrisse tudo), espalhe as azeitonas, pressionando para dentro do creme e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 45-50 minutos ou até que doure e fique firme ao toque.


Substitui muito bem uma refeição de forma leve e saudável, com certeza será repetida outras vezes! ; )


Uma segunda-feira produtiva a todos!!

Posted by Picasa

12 comentários:

  1. Bom dia, Cris! Que bom que vc não precisou de um empurrão da feirante para comprar um pé de escarola e fazer esta torta como eu! ;p
    Eu servi com salada mas como vc bem disse já é uma refeição completa porque vai o pé inteiro da verdura ne? Infelizmente ou felizmente tenho um marido-coelho que não dispensa umas folhas cruas nas refeições, então, seja o que tiver, TEM que ter salada! rss
    Bjss querida e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Akemi, vc deu o empurrão que eu precisava qdo disse que a torta é divina!rs...
    Marido-coelho é bom, fácil de tratar!rs...
    Obrigada e uma ótima semana pra ti tbm!

    ResponderExcluir
  3. reeita super pratica e me parece deliciosa.
    escarola por aqui nao se ve muito.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, que pena a falta de escarola!
      Obrigada querida!
      Bjs,

      Excluir
  4. Oi Cristina,
    Eu também estou de olho nessa torta, desde que vi no blog da Akemi. Vendo aqui é mais um motivo para faze-la.
    Espero que sua Páscoa tenha sido muito feliz.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, a torta fica ótima, experimente!
      Obrigada pelo carinho!
      Bjs,

      Excluir
  5. Jesus acende a luz...eu fiquei com muita, mas muita vontade mesmo de comer essa deliciosa torta...eu e meu marido amamos cozinhar sempre, invetamos algo diferente na cozinha...essa sua torta com certeza vamos fazer aqui em casa :)
    Amei seu blog, e com certeza já estou seguindo.
    Da uma passadinha lá no meu também, to começando agora, e vou postar um pouco de tudo, até receitas, hoje mesmo fiz um post com uma delícia que meu marido fez nesse fim de semana...

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déiia, fico feliz que tenha gostado daqui, seja sempre bem-vinda, ok!
      Já dei uma passada no seu blog, tá...esmaltes lindos!
      Bjs,

      Excluir
  6. linda a sua torta de escarola..amei a receita..bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristina, vim agradecer a visita e o comentário.
    Aproveito para dar uma olhadinha no seu blog e já começo bem, tortas e quiches são minha perdição...e adoro quando são de verduras. Essa deu água na boca!
    Seja sempre bem vinda, ok?!
    BJuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rachel, gostei do seu cantinho tbm!
      Volte sempre!
      Bjs,

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!