domingo, 17 de junho de 2012

Bolinhos de amendoim ou de Stº Antonio!



Dia 13 de junho foi dia de Stº Antonio e nesse final de semana está acontecendo a festa do Jubileu de Ouro da minha paróquia que é apadrinhada por esse Santo.
Para colaborar com a festa, preparei bolinhos de Santo Antonio, feitos com amendoim torrado e moído, bem propícios para a época de festas juninas!
A receita peguei aqui, feito em uma assadeira grande, mas resolvi prepará-lo assim em forminhas individuais e também fiz algumas adaptações de acordo com minha cozinha.

Bolinho de Santo Antonio

- 3 ovos (gemas e claras separadas)
- 150g de manteiga (usei 100g)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 100g de farinha de rosca (ou 6 colheres de sopa) - como não tinha farinha de rosca suficiente, usei 3 colheres de farinha de trigo e 1 de maisena para completar
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 300g de amendoim torrado e moído sem pele e sem sal (usei 250g)
- 3 claras batidas em neve firme
- 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Modo de preparo:

Em uma batedeira bata as gemas, a manteiga e o açúcar, até esbranquiçar.Junte a farinha de rosca, a baunilha e o leite.Acrescente o amendoim torrado e moído.Desligue a batedeira, junte as claras batidas em neve firme e o fermento em pó, mexendo com cuidado apenas para incorporar.
Coloque forminhas de papel dentro de forminhas de muffin, distribua a massa até que preencha 2/3 da capacidade e leve ao forno baixo (160º C) por cerca de 40 minutos ou até que fiquem bem douradinhos.

*Os bolinhos afundam um pouco no centro depois de assados, mas "acho" que é assim mesmo!rs, pois a massa tem uma consistência parecida com a de queijadinha.
Na hora de levá-los à igreja, polvilhei com açúcar de confeiteiro, mas não tive tempo de tirar novas fotos.

Se você também gosta de amendoim, vai apreciar muito esses bolinhos!


Um domingo cheio de alegrias a todos!!

10 comentários:

  1. Cristina parecem deliciosos! Bons pra acompanhar um quentão ou vinho quente!!
    Bjossss e bom domingo!
    Mel

    ResponderExcluir
  2. CRISTINA,
    AQUI EM BH NO MEU BAIRRO TEVE A TREZENA DE SANTO ANTÔNIO FORAM 13 DIAS DE BARRAQUINHAS SÓ TINHAM DELÍCIAS.
    OS TEUS BOLINHOS ESTÃO COM UM ASPECTO DELICIOSOS COM GOSTINHO DE AMENDOIM MELHOR AINDA!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, que delícia, adoro as festas desse período, mas acabo comendo demais!rs,
      Obrigada por vir!
      Bj,

      Excluir
  3. Cristina, quando comecei a fazer cupcakes os meus bolinhos tb afundavam no centro. Pode ser a temperatura do seu forno ou o jeitinho que vc resfriou os cups. Experimente deixá-los na forma quente por uns 5 minutos antes de tirá-los, e coloque pra esfriar totalmente numa grade (ou improvise com uma grelha de churrasco). As massas mais líquidas, que costumam afundar, são as mais gostosas!!! Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, fiz exatamente isso, eles ficaram nas forminhas quentes e depois foram para uma grade, mas creio que é por ser uma massa muito líquida mesmo, vc viu a quantidade de farinha?? quase não leva e ainda é de rosca, que parece conferir umidade ao bolo!Mesmo assim agradeço pelas dicas, pois se fiz certo foi por impulso, não por conhecimento de causa!rs,
      Bjs,

      Excluir
  4. HUmm

    Que delícia, água na boca adoro esse bolinhos que tu nunca consegue comer um só!

    Boa Semana
    Beijão Jê!

    ResponderExcluir
  5. Cris, adoro este mês porque as cumadis blogueiras trazem muitas sugestões deliciosas com ingredientes que eu adoro, como estes bolinhos de amendoim! Hummmm! Na verdade nem posso comer nuts por causa dessa maledeta alergia, mas as vezes não resisto e acabo comendo um pouquinho e com certeza comeria alguns desses com prazer! rsss
    Bjss e boa semana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Akemi, que coisa chata essa alergia, mas assim como começou pode parar e daí vc poderá comer de novo essas delícias sem preocupação!
      Bj e boa semana pra ti tbm!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!