segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pãezinhos torcidos com doce de leite!



Na semana passada visitando um blog que adoro, me deparei com uns pãezinhos lindos, daqueles que são amor à primeira vista, fiquei com eles martelando na minha cabeça e não sosseguei enquanto não fui para cozinha prepará-los.
Sábado passado tive a oportunidade e mesmo com um dia gelado, resolvi testar a receita que minha querida vizinha Akemi postou e se vocês querem saber por quê me apaixonei por eles, não dêem atenção aos meus, corram espiar os que ela fez...para mim são de suspirar!!
A massa é maravilhosa, fácil de trabalhar e a quantidade de farinha...perfeita!Meu único porém, foi com o recheio, optei por doce de leite (escolhi o Aviação) e mesmo antevendo que não daria muito certo, persisti.
Além de uma certa lambuza na hora de modelar, o doce começou a escorrer ainda com os torcidinhos tendo seu último descanso; ao assar, o calor do forno fez com que a maior parte do recheio ficasse grudado na forma e para ajudar, esqueci de pincelar com o ovo batido (culpa da minha impaciência).
Mas, eu sou brasileira e não desisto nunca (ou quase, tbm não dou murro em ponta de faca,rs) e já pensei nesses torcidinhos com meu doce de abóbora...hum, tenho certeza que ficarão bons, assim como com o doce de batata doce da Akemi.
Não pensem que ficaram ruins, de jeito nenhum, afinal a massa é ótima, o doce de leite que permaneceu neles e um chuvisco de coco ralado combinaram muito bem e tenho certeza que um doce com a consistência bem firme, também não terá problemas!
E na versão salgada devem arrasar!!


Pãezinhos torcidos com doce de leite

- 1 e 2/3 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) rasa de fermento seco para pão
- uma pitada de sal
- 110 ml de leite morno
- 1/2 ovo grande batido (reserve a outra metade para pincelar os pães) - eu esqueci
- 2 colheres (sopa) rasa de manteiga amolecida

Para o recehio usei  cerca de 3 colheres (sopa) de doce de leite e coco ralado (q.b) para polvilhar.

Modo de preparo:

Para preparar a massa segui os passos da Akemi.Coloque metade da farinha, fermento, açúcar, leite, ovo numa vasilha e misture vigorosamente com uma espátula até virar uma massa homogênea e viscosa.Junte o restante da farinha, sal e manteiga, misture com cuidado até que toda farinha tenha sido absorvida.
Vire numa bancada e comece a sovar a massa, não acrescente mais farinha, sove bem para secar a massa, vá limpando a mesa e as mãos com uma espátula, até soltar das mãos e ficar lisa e elástica (a minha precisou de apenas 5 minutos).
Modele uma bola, coloque numa vasilha levemente untada com óleo e deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 50 minutos.
Dê alguns soquinhos na massa para retirar o ar, divida em 8 porções iguais e modele bolinhas, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 10 minutos.
Com um rolo levemente enfarinhado, abra cada bolinha num retângulo de 14x10 (fiz a olho), espalhe o recheio em 2/3 da superfície, enrole com rocambole fechando bem a emenda.Com uma espátula ou faca faça um corte no meio do rolinho no sentido do comprimento, sem cortar as pontas.Passe uma das pontas por dentro do corte 3 vezes seguidas.
Disponha os torcidinhos numa assadeira untada e enfarinhada, cubra com papel filme frouxo e deixe crescer até dobrar de volume.Pincele levemente com o ovo batido reservado, polvilhe com coco ralado e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20-25 minutos ou até que dourem.

*No post da Akemi tem um passo a passo que explica a modelagem direitinho.


Uma ótima semana a todos!!

14 comentários:

  1. delicia! não tem como ficar ruim com doce de leite aviação!!!

    as receitas da Akemi são sucesso mesmo!


    fico imaginando com um docinho de banana e canela...hummy

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, que ótima ideia vc me deu...adoro doce de banana!
      Obrigada!!

      Excluir
  2. Oi Cris,
    Nunca tinha visto. Deve ficar uma delícia.
    Tenha uma ótima semana!
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  3. Cris, estava esperando o post para amanhã mas que bom que adiantou! Se curiosidade matasse já tava durinha durinha! rsss
    Os pãezinhos ficaram lindinhos, mesmo perdendo parte do recheio! Sabe que eu pensei que o industrializado fosse mais pastoso mas pelo visto não é, que pena! Acho que se cozinhar leite condensado uns 50 minutos deve deixar mais firme... em todo caso, com o doce de abóbora deve ficar maravilhoso!!! Vc me deu uma boa idéia para quando refazer os pães!!! ;)
    Bjss e uma linda semana para vc tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akemi, sou impaciente lembra, por isso adiantei! Ainda bem que não ficou durinha!!Vou teimar até ficarem parecidos com os seus! :( ...talvez doce de leite em pedaços!?
      Obrigada, bjs...

      Excluir
  4. a receita é muito boa mesmo, quero testar.
    fiquei imaginando um versao salgado.huuuum.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, tbm quero testar na versão salgada, deve ficar ótimo!
      Obrigada!!
      Bj,

      Excluir
  5. Cris querida, que lindos ficaram seus pãezinhos, tinha visto no blog da Akemi e logo salvei a receita e já pensei neles com recheio de doce de leite hehehe. Ficaram lindos, e sem dúvida nenhuma deliciosos, e com doce de abóbora como vc mencionou tbém deve ficar uma loucura. Ai que gulodice a minha rsrs.
    Quanto aos meus bolinhos, sim fiz em uma forma redonda e cortei com um cortador redondo para fazer os bolinhos. Obrigada viu? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, eu que agradeço vc vir responder prontamente!
      Obrigada a vc!!
      Bj,

      Excluir
  6. CRISTINA,
    ADORO AS RECEITAS DA AKEMI, JÁ FIZ VÁRIOS PÃES, OS
    SEUS FICARAM ÓTIMOS, E COM ESTE RECHEIO....UAU....UMA
    TENTAÇÃO!
    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, a Akemi é como vc...um avião na cozinha!
      Obrigada,bjs...

      Excluir
    2. Que lindos os pÃezinhos . E a dona Akemi tem mãos de fadas para pÃes. Ela toca e eles se transformam em pura magia. Ficaram lindos os teus.

      Excluir
    3. Sou fã da Akemi tbm...ela é maravilhosa com pães!
      Obrigada Valentina!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!