domingo, 12 de agosto de 2012

Canelloni de ricota e ervas ao sugo!



No domingo do dia dos pais almocei sozinha, mas não me senti solitária...meu filho foi almoçar com o pai na casa da avó, aproveitei para preparar um prato que ele provavelmente não iria gostar.
No próximo dia 15 completará 12 anos que meu pai se foi, normalmente nesse dia especial que se comemora o Dia dos Pais, recordo com saudade a convivência com ele, já não fico triste, tenho a certeza que um dia irei abraçá-lo novamente, além disso sua presença alegre continua viva em meu coração!
Voltando ao meu almoço, eu encontrei um macarrão tipo canelloni no supermercado e resolvi experimentá-lo, fiz uma porção pequena para saber se o resultado seria bom e realmente o preparo é fácil e rápido, meu único porém é que na próxima vez deixarei cozinhar menos tempo do que indicado na embalagem (4 minutos) creio que 2,5 minutos são suficientes, afinal ele ainda vai receber molho e ir ao forno, cozinhando novamente.

Vou passar o modo de preparo, sem quantidades, pois fiz a olho, basta adaptar de acordo com o número de pessoas que serão servidas.
Cozinhei os canellonis por 4 minutos ( 2,5 são suficientes) em água e sal, escorri e passei ligeiramente na água fria para frear o cozimento, reservei.
Numa pequena tigela, misturei ricota (esfarele a ricota com as mãos), salsa, cebolinha verde e manjericão fresco picados, passas pretas, temperei com sal e adicionei iogurte natural o suficiente para ficar levemente cremoso.
Preparei um molho com tomates frescos, faça-o  a seu modo ou use pronto se preferir, depois forrei um refratário com um pouco do molho, recheei cada canelloni com a mistura de ricota, dispus um ao lado do outro no refratário e cobri com o restante do molho.
Levei ao forno médio por cerca de 15 minutos.Salpiquei queijo parmesão ralado na hora e servi!


Na hora de servir percebi a necessidade de diminuir o tempo de cozimento da massa, alguns canellonis se desmancharam, dificultando a retirada deles inteiros, o que compromete a apresentação...mas não o sabor!! ; )



Uma excelente semana a todos!!

12 comentários:

  1. Nossa, lendo o teu post me dei conta que não faço canelloni há anos. Fazia muito. Este teu molho com passas me deixou encantada. Deve dar um toque delicioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valentina, eu particularmente gosto muito dessa combinação com passas!
      Obrigada!!

      Excluir
  2. Querida Cristina,
    Às vezes é bom almoçar sozinha, principalmente com uma delícia como essa.Adoro canelloni e com esse molho então..
    Bj e uma excelente semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lylia, eu gosto de passar algumas horas sozinha, me faz bem!!
      Bj querida!!

      Excluir
  3. Oi Cristina, que lindo seu prato de canelloni, adoro! Estou postando alguns desafios dos Daring Cooks atrasados no meu blog e o próximo será canelloni, bem parecido com o seu, que fiz na ocasião mas não consegui postar. A diferença é que tivemos que fazer a massa em casa (era o desafio). Essa massa que vc comprou parece excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, vou correndo lá olhar, adoro esses desafios...fico encantada com seu capricho!!Tenho que tomar coragem e fazer minha própria massa para experimentar, faz toda a diferença!
      Obrigada!!

      Excluir
  4. Amei essa receita, adoro canelloni;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Querida Cris, penso como voce, com certeza chegará o dia em que poderemos abraçar nossos pais, e entes queridos, enquanto isso ficamos com as boas lembranças dos dias em que estavam ao nosso lado. Amiga, adorei esses canelones, de ricota é uma delicia e devem ter ficado bem levinhos por conta do iogurte. Adorei. Consequi fazer os biscoitinhos alemães, eram esses mesmo que comi uma certa vez, ficaram macios e deliciosos. Obrigada viu, vou publicá-los. Bjos uma excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, a mistura de iogurte ficou mesmo leve, tbm gostei!Fico muito feliz que tenha encontrado os biscoitos que procurava e que tenham ficado bons, vou aguardar!
      Obrigada a vc pelo carinho!
      Bjs,

      Excluir
  6. Cristina,
    o que importa são os bons momentos que vcs passaram juntos, tem 5 anos que o meu sogro faleceu o meu esposo não esquece dele sempre está falando no pai.
    Ontem foi um dia de muitas recordações.
    O seu prato ficou lindo e com estes ingredientes delicioso!

    Tenha uma semana abençoada!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, meu pai tbm é sempre lembrado nas conversas, sinal de boas lembranças, né!
      Obrigada pelo carinho!
      Bj,

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!