sábado, 25 de agosto de 2012

Pamonha no pacotinho!



Aqui estou eu novamente com uma sugestão que não me saía da cabeça, não preparei anteriormente por não encontrar milho fresco, bem granado e bonito, características necessárias em uma boa e suculenta espiga de milho.
Eu cresci comendo pamonha, carros passavam incansavelmente oferecendo na rua, vendia-se na feira, ganhávamos de vizinhos ou amigos e no tempo que minha avó (ela foi muito presente na minha vida) morou em uma chácara com uma generosa plantação de milho, sempre que possível e a safra permitia, fazíamos pamonha, preparação cercada de muitas etapas e pessoas (diga-se parentes) onde cada um tinha sua tarefa, desde os que iam ao milharal escolher e colher as espigas, até os envolvidas na execução da receita propriamente dita...tempo bom...e de mais saudade!!
Por essa e outras razões, como a dificuldade em conseguir milho ainda na palha, que fiquei encantada com essa opção de fazer um pacotinho de papel filme para envolver e cozinhar as pamonhas.
Achei o processo simples e totalmente viável para essa vida tão urbana que vivemos hoje e olha que moro no interior do Pr, é uma receita que repetirei sempre que bater a saudade ou que boas espigas me permitirem, embora farei algumas alterações para recriar da forma mais tradicional esse sabor tão comfort food para mim!


Pamonha no pacotinho
(adaptada daqui)

- 3 espigas de milho bem granadas, mas novas
- 1/3 do copo de requeijão
- 2 colheres de queijo tipo catupiry
- 1/2 colher chá de sal ou a gosto
- 1/2 colher (sopa) de manteiga
- 1/3 xícara (chá) de leite
- queijo branco cortado em pedaços pequenos para rechear- opcional

Modo de preparo:

Retire o milho das espigas com ajuda de uma faca, leve todos os ingredientes ao processador e bata até ficar uma massa cremosa e homogênea.
Abra um pedaço generoso de papel filme sobre um  ramequim para dar suporte e preencha com colheradas de massa até a quantidade desejada, eu consegui 3 pamonhas (cerca de 2 colheres cheias em cada uma ), feche bem o saquinho como se fosse uma trouxinha, dando nó nas extremidades do papel, deixando uma pequena sobra dentro, verifique se está bem vedado para não vazar durante o cozimento.
Leve para cozinhar em água fervente por cerca de 40 minutos (eu deixei por 1 hora, pois com 40 minutos, achei que ainda estavam cruas no centro).
Retire, corte o plástico com ajuda de uma tesoura e delicie-se.

Eu adoro pamonha morninha com café, viram na primeira foto??rs,
(*-*)

Aqui uma pamoinha ainda dentro do pacotinho para vocês terem uma ideia.


Como consideração final, reforço que farei outras vezes, mas irei omitir os queijos cremosos e usar apenas leite em maior quantidade para homogeneizar a massa, assim creio que o sabor ficará mais próximo do tradicional que eu particularmente prefiro e claro farei algumas doces que também gosto muito!

Espero que tenham apreciado a sugestão...desejo a todos um excelente domingo!!

14 comentários:

  1. Cris achei ótima a ideia de usar o filme plástico! Fiquei com água na boca!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Cristina, pela descrição parece deliciosa. Nunca comi pamonha, acredita nisso?? Agora me deu muita vontade de experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim nunca comeu pamonha?? Se gosta de milho vai amar!!rs,
      Bjs,

      Excluir
  3. Sensacional essa sua receita!!!Ameiiiiiiii!!Com certeza irei fazê-la!!!!!!! um lindo comeco de semana para vc!!!!bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, dá para "matar" bem a vontade!
      Se fizer, me conta!
      Obrigada!!BJ,

      Excluir
  4. Cris que idéia fantástica amiga!! Vc sabe que como vc, minha vó foi sempre muito presente em minha vida, e ela vivia nos tachos com a barriga no fogão confeccionando pamonhas, em palha ai que delicia e que saudades me deu! Nos dias de hoje de fato, achei surpreendente a pamonha feita no papel filme. Adorei sua receita Cris, assim como todas que encontro sempre aqui. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, vc sempre gentil, obrigada querida!
      Avós deveriam ser eternas, não é?!
      Bj e ótima semana pra vc tbm!

      Excluir
  5. Querida Cristina,
    minha barriga até roncou, hummmmm!
    Fica bem mais prática que fazer na palha, essa vou
    mostrar para mamis, que coisa mais deliciosa, eu
    adoro pamonha e mãe tbm.

    Beijinhos, fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da sugestão Andréa!!
      Obrigada!!
      Bj,

      Excluir
  6. Cristina, sua danada, sempre pegando no nosso ponto fraco! rss
    Imagina se eu não vou querer experimentar essa pamonha? Só não sei quando porque não tenho mais visto milho na feira, mas a receita já está no top da lista! Bjss e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs, oi Akemi, olha quem fala em ponto fraco!Tbm tive dificuldade em encontrar milho bonito, mas qdo achei não tive dúvidas!
    Bj e obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. A temperatura da água não derrete o plástico?

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, usei papel filme e foi tranquilo, mas procure um de boa qualidade.Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!