quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pão branco de manteiga, sobremesa e bolachinhas!



Em alguns dias da semana não saio de casa para trabalhar, meu trabalho vem até mim e ficando por aqui existe a possibilidade de ter pão caseiro para o lanche da noite!
Agora que sei que minha mfp não me deixou na mão, coloco os ingredientes e faço a opção de massa, onde ela faz todo o "trabalho sujo" para mim, depois é só retirar a massa, moldar os pães, deixar levedar e assar no forno convencional, deixo o ciclo completo quando não tenho tempo para cuidar da massa.
Esse pão ficou inacreditavelmente macio, tanto na hora (foi até difícil de cortar) quanto no dia seguinte...meu filho que normalmente despreza a casca (eu como a minha e a dele,rs) devorou tudo e super elogiou! ; )
Fiz a porção de 450g e dividi em duas formas pequenas de 19x9cm.

*A frase "trabalho sujo" foi só uma brincadeira, também gosto muito de fazer pão totalmente a mão...sensação reconfortante e recompensadora!

Pão de manteiga

- 3/4 xícara de leite com 1 ovo (coloque o ovo na xícara (de 240 ml) e complete com o leite)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 e 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo (usei 1e 1/2 de farinha branca comum e 1/2 de trigo integral)
- 1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Modo de preparo:

Para fazer na mfp, siga as instruções do fabricante e opte pelo ciclo massa, quando desligar, retire a massa da cuba, molde os pães ao seu gosto e deixe crescer até dobrar de volume, pincele com manteiga e leve assar em forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que fiquem bem dourados.

Para fazer a mão, misture todos os ingredientes, sove bem por cerca de 10 minutos, deixe crescer em local coberto por 1 hora, abaixe a massa com o punho, molde o pão e deixe crescer novamente até dobrar de volume.Depois siga os passos descritos acima.

Também mostro uma reprise que fiz para a sobremesa do domingo que passei na casa da minha mãe...um delicioso manjar caramelizado.


E preparei uma receita desses saborosíssimos biscoitos alemães para presenteá-la, eu havia feito no Natal e desde aquela data minha mãe pedia por mais! 


Uma excelente quinta-feira a todos!!

16 comentários:

  1. Ai Cristina! Quanta coisa gostosa! E que manjar é esse! Coisa divina! Inspiração bateu aí e ficou! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, esse manjar é muito bom mesmo...docinho, docinho!rs,
      Obrigada!!

      Excluir
  2. Cris,

    Muitas e muitas vezes eu uso essa sua tática de usar a MDF apenas para o trabalho pesado. Tem dias que não dá tempo mesmo.

    Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, a mfp é mesmo uma boa auxiliar para momentos de pressa!Obrigada!!
      Bj,

      Excluir
  3. Cris, quanta coisa gostosa!! esses biscoitinhos são deliciosos!!
    Vai ter Blogagem Coletiva do Dia dos Pais lá no blog. Dá uma passadinha para conferir!
    Beijos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  4. Cris como sempre tudo muito gostoso! Preciso usar mais minha MFP e certamente vou testar essa receita de pão de manteiga! Estou indo ver as outras receitinhas que vc postou!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, as vezes deixamos bons ajudantes de lado, a minha tbm deixei parada um tempo, agora voltei com tudo!
      Fique a vontade e sirva-se!rs,
      Bj,

      Excluir
  5. Mas eu não acerto mesmo........fui até aí e não vi esse pão.......adoro pão branco. Cibeli

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    quanta coisa deliciosa!
    Estes pães ficaram perfeitos, preciso urgentemente
    de uma ajudante dessas, apesar que gosto de sovar a
    massa, ma quando faço as minhas unhas, buá, buá, dá
    uma preguicinha aí dou dois ou três dias de descanso, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, tbm gosto de sovar, mas qdo tem unha feita,rs...ou pouco tempo para cuidar do pão, é uma maravilha!
      Obrigada!!
      Bj,

      Excluir
  7. Que lindo seu pão Cris, eu adoro fazer pães e pra mim é uma terapia, independente disso tenho muita vontade de comprar uma MFP, acho que ela é uma grande colaboradora em nossa cozinha. Excelente receita. Amiga, há anos procuro um pãozinho igual a esse, eu provei um assim, na casa de uma amiga que era descendente de alemães mas nunca procurei saber como era a receita. Não sei se esses seus são iguais, mas pela aparência parecem idênticos ao da minha amiga, ainda mais que vc disse que parecem pães de mel. Vou levar a receita com certeza, só queria tirar uma dúvida Cris, o melaço posso substituir por mel? Obrigada miga. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, eu não me arrependo de ter adquirido uma mfp, é uma bela ajudante!Quanto aos biscoitos alemães, eles são parecidos com aqueles antigos bolachões de mel, eu e minha mãe adoramos o resultado...e vc pode sim substituir o melaço por mel, inclusive peço desculpas, pois não comentei, mas dessa vez foi exatamente o que fiz, não tinha melaço e usei mel...o resultado para mim ficou praticamente inalterado!
      Espero ter ajudado!
      Bj e ótima sexta!!

      Excluir
  8. Bom dia querida Cris, olha só, sempre qdo me interesso por alguma receita das amigas, eu salvo em meu computador e se tenho alguma dúvida, pergunto e volto para ver a resposta, dessa vez esqueci completamente hehehe. Mas a receita está salva, e vou fazê-la semana que vem. Assim que fizer te aviso, que bom que pode substituir pelo mel. Muito obrigada por ter ido até meu cantinho levar a resposta, desculpe o esquecimento, com certeza na hora que fosse fazer a receita eu ia lembrar e voltaria pra te pedir socorro rsrsrs. Obrigada amiga, agora vou ver aquela rosca maravilhosa que dei de cara assim que cheguei aqui ai ai....Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. oi Cris, que cardapio dificil de comer hein.Adoraria ajudar nessa tarefa.Adorei as receitas anotarei com certeza.Beijinhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!