segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Trança doce de laranja!



Se você é fã de pão doce e aprecia sabores ligeiramente cítricos assim como eu, pare tudo que estiver fazendo e preste atenção nessa trança de laranja!!
Pense em um pão doce e macio, então, esse é mais macio, é fofo, é daqueles que desfiam e desmancham na boca...pense numa fatia macia, fofa, que desfia e com uma camadinha úmida, adocicada e com sabor de laranja por cima...ai, ai, estou apaixonada! ; )
Brincadeiras à parte, é sem dúvida o melhor pão doce que eu já fiz, que sá, que já comi (ahh, mas tem também o Brioche)!!
Só tem um porém, a receita é uma bagunçada* adaptação minha de duas outras que vi aqui, tentarei ser o mais precisa possível quanto as quantidades que usei, mas tenho certeza que se seguirem a risca as receitas originais encontradas por lá, vocês terão sucesso.

*É que hoje eu estava com uma pequena crise de enxaqueca, queria comer pão doce, mas sem muita concentração e esforço, comecei uma receita sem conferir os ingredientes na despensa e tive que mudar para outra no meio do processo com quantidades inadequadas, acabei misturando as duas e com medidas a olho.


Trança doce de laranja
(xícara de 240ml)

- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 ovo inteiro
- 1 gema
- 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1/2 xícara de suco natural de laranja
- 1/4 xícara de farinha de casca de laranja
- 1/2 xícara de açúcar refinado
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 colher (chá) de melhorador de farinha - opcional
- raspas de 1 laranja
- água se necessário para sovar, suficiente para soltar das mãos (precisei de cerca de 1/2 xícara)

Modo de preparo:

Coloquei todos os ingredientes na mfp, menos a água, escolhi a opção sovar ( 8 ) e fiquei de olho, como minhas medidas estavam meio atravessadas a mistura ficou seca, fui acrescentando água aos poucos até que se formasse uma bola homogênea e lisa, depois deixei ela prosseguir com o processo de sova e descanso.
Quem não tem mfp, pode usar seu modo habitual, ou simplesmente misturar todos os ingredientes ( menos a água, que deve ser usada se necessário), até formar uma massa lisa e homogênea, sove durante uns 10 minutos e deixe descansar por cerca de 1 hora.
Depois do descanso, seja na mfp ou a mão, abaixe a massa para retirar o ar, sove mais alguns minutos e modele a trança.Divida a massa em 3 partes, faça um longo cordão com cada uma delas e trance os três, formando uma única trança.
Coloque em uma assadeira untada, cubra com um pano de prato e deixe descansar por cerca de 2 horas ou até que dobre de volume (por causa do frio, deixei 2h e 30 minutos).
Pincele com leite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
Retire a trança do forno e ainda quente pincele generosamente a superfície com uma mistura de 1/2 xícara de açúcar cristal e suco de 1 laranja ou a gosto.

Impossível se contentar com uma fatia...várias foram devoradas "in natura", apenas com uma xícara de café!

Vocês podem observar que proporção não é o meu forte!rs,
Mas o importante é que ficou divina e com certeza farei outras vezes.

Se alguém por aí se arriscar e não der certo, venha me contar sem receio, eu me comprometo a tentar novamente em breve para confirmar a receita.

Uma semana bem produtiva a todos!!

17 comentários:

  1. Bom, encarar a cozinha pra fazer pão com enxaqueca, e resultar numa beldade dessas, imagino que a dor de cabeça tenha até passado! Ficou linda demais e deve ter ficado deliciosa tb.
    Melhoras pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Delicia! Delicia! Assim vc me mata...

    Ficou lindo o teu pao e com certeza maravilhoso!

    Te desejo uma linda semana

    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Bom dia!

    Nem preciso dizer que vou experimentar aqui em casa né? Fiquei encantada...
    Obrigada pela receita, me aguarde!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Renata, vou aguardar ansiosamente!
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  4. Querida Cristina,
    pão doce com gostinho de laranja é difícil de resistir o seu ficou perfeito!
    Adoro meter a mão na massa e fazer pães, rsrs.
    Sua receita é nota 10, adorei!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Cristina, lendo seu entusiasmo com a receita fiquei doida pra experimentar! Mas me diga onde vc comprou essa farinha de laranja, em loja de produtos naturais??? Nunca ouvi falar!
    Bjss e uma ótima terça! Que friozinho de novo ne? rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akemi, sim,comprei em uma loja de produtos naturais, tem um aroma bem gostoso de casca de laranja!Esse friozinho pede comidinhas boas!rs,
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  6. Quero experimentar, adoro pão doce, rosca doce e essa realmente parece fofa. Congela prá mim um pedaço se sobrar? Cibeli

    ResponderExcluir
  7. Cris querida, se com enxaqueca, saiu essa lindeza de trança, sem enxaqueca vc vai arrasar amiga. Que delicia,conforme fui lendo seu texto no inicio, ja começou a me dar um tiricutico de sair correndo e ir pra cozinha. Ficou linda, adoro pães que desfiam, conferem nitidamente a maciez. Claro que vou levar a receita e como a Akemi fiquei curiosa também com a farinha de laranja. Amei. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, ficou mesmo muito boa!A farinha de laranja comprei em uma loja de produtos naturais, estou sempre a procura de novos ingredientes por lá!rs,
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  8. Com essa descrição do pãozinho fiquei muito tentada a experimentar, e olha que minha lista de receitas de pães só aumenta! E que ideia boa colocar farinha de laranja!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa eu vou ter que fazer, Depois de conto como ficou!... já estou com vontade...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!