segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Doughnuts assados recheados com ricota e limão siciliano e doce de leite!


Sabe aquela receitinha que contei aqui que não havia ficado 100%, muito provavelmente por um erro ou engano meu, que suspeito ter sido a quantidade inadequada de fermento?!então aqui está ela, afinal não ficou ruim de modo algum, mas também não atendeu minha expectativa!
A receita veio do incontestável Technicolor Kitchen e todos já devem ter visto as maravilhas que recheiam aquela cozinha, quem sabe alguém aí tem mais sucesso que eu ao executá-la.
O recheio é uma questão a parte, ficou leve, delicioso e o que sobrou foi usado para rechear esse outro pão doce que postei há alguns dias...a receita do recheio já coloquei lá.


Doughnuts assados

- 5 e 1/3 xícaras de farinha de trigo (746g)
- 1/2 xicara + 3 1/2 colheres (sopa) de açúcar refinado (142g)
- 2 e 1/4 colheres (chá) de fermento biológico seco
- 1 xícara de leite morno (240ml)
- 1/3 xícara de buttermilk* (80ml)
- 2 ovos grandes em temperatura ambiente
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
- raspas da casca de 2 limões sicilianos

Modo de preparo:

Misture a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão na tigela grande da batedeira.Misture os ingredientes com o batedor de massas.Em uma tigelinha junte o leite, o buttermilk, os ovos e a manteiga derretida e misture bem com um garfo.Com a batedeira ligada, junte a mistura de ovos à tigela e bata em velocidade média até obter uma massa homogênea e elástica (4-5 minutos).Faça uma bola com a massa, coloque-a em uma tigela grande levemente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe crescer em lugar fechado até dobrar de volume (1 hora-1 hora e meia).
Depois de crescida dê um soquinho na massa para retirar o ar, leve para uma superfície enfarinhada e abra com o rolo até uma espessura de 5mm.Com auxílio de um cortador de biscoitos (7,5cm) corte os círculos de massa.Coloque uma colher (chá) cheia de recheio no centro de metade dos círculos.Pincele as extremidades da massa com leite, cubra com outro círculo de massa e aperte para fechar bem.Corte cada doughnuts novamente com um cortador de 7cm, assim as extremidades ficarão bem seladas.Transfira-os para uma assadeira grande forrada com papel manteiga, cubra-os e deixe que cresçam levemente.
Asse-os em forno pré-aquecido a 190ºC por 10-12 minutos ou até que dourem levemente.

*Para fazer o buttermilk  em casa coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar - como mencionado antes, essa quantidade rende 1 xícara de 240ml, use a quantidade pedida na receita ou prepare os exatos 80ml.

**Para servir, a Patrícia sugere passá-los ainda quentes em manteiga derretida e depois numa mistura de açúcar e raspas de casca de limão siciliano, eu optei por passá-los apenas  no açúcar impálpavel.

Rend. aproximadamente 20 unidades.

Fiz apenas metade da receita e creio que acabei me confundindo com a divisão dos ingredientes, por isso o resultado não ficou tão bom como deveria; usei o recheio de ricota em metade dos doughnuts e doce de leite na outra metade, mas esses devem estar bem vedados, pois ao aquecer o doce de leite fica mais líquido e escapa facilmente por qualquer abertura.



Uma excelente semana a todos!! ; )

18 comentários:

  1. Cristina, a julgar pelas fotos, parecem estar super fofinhos, pena não ter saído como vc esperava. Mas ainda assim, devia estar delicioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, ficaram bons sim, mas sabe qdo se espera muito?!rs,
      Obrigada!!

      Excluir
  2. Nossa, ameiii essa receita, está na lista agora para fazer!!!!Parabéns!!!!!!!! Eque vc tb tenha uma excelente semana!!!!!Bjos

    ResponderExcluir
  3. Querida Cristina, bom dia!
    Estou aqui suspirando com a sua receita, vc tem
    mãos de fada, tudo que vc faz fica perfeito, que lindos! Que delícia!

    Tenha uma semana repleta de bençãos junto a sua família!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, vindo de vc me sinto o máximo!Obrigada pelas palavras, assim me animo!
      Bjs,

      Excluir
  4. Cris,

    Hoje também postei algo que não me agradou 100% e a Cintya, do Cozinhar é Preciso me disse que enfim, somos exigentes demais...rs.

    De certa forma eu concordo, sou exigente e, pelo visto, vc também é, pois ao que parece ficaram perfeitos! Mas tem um outro fator que eu sempre levo em conta: a mesma receita, as mesmas medidas e tudo sai diferente. É a mão do cozinheiro, é o dia lá fora, é o clima, é a qualidade do produto, o calor das mãos... enfim, uma série de coisas que pode dar ou não o nosso tão desejado 100%. Vc não concorda?!

    100%, 75%..50%.. não interessa! Ficaram lindos e suponho, gostosos.

    Um super beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sim Carla, todos esses fatores fazem a diferença, mas qdo fica a impressão de termos feito algo errado, hunf!!
      Obrigada e seja sempre bem-vinda!Bj,

      Excluir
  5. Cris pode ser que não tenha ficado como vc esperava, mas pela foto parece estar tão fofo, parece tão delicioso e esse recheio deve ser delicioso também. Gostei demais. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, acho que como disse a Carla, somos muito exigentes com nós mesmas, mas teimosas e tentamos de novo!rs,
      Obrigada querida, bjs...

      Excluir
  6. Não é possível!!! Vc quer me engordar, pois até o olho engordou, pois olhei com olho gordo para estas delicinhas!
    Beijos 1000!

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, já estou seguindo seu blog, que é muito charmoso viu?


    Convido você e suas leitoras a conhecer o meu:


    toobege.blogspot.com


    Beijinhos e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, obrigada pela visita, pode deixar que irei conhecer teu espaço!
      Bj,

      Excluir
  8. oi minha amiga,

    estou aqui olhando tudo com muita atenção e não vejo nada de errado com seus doughnuts...uai, achei eles bem bonitos, e com certeza bem gostosos, mas,
    vai saber, né? a gente vai ficando com um grau de exigência bem alto né? eu sei bem, sou assim também!

    Não fique triste, eles ficaram muito bons sim, mesmo que você diga que não!

    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, obrigada querida, acho que com o tempo vamos mesmo ficando mais exigentes!
      Bjs,

      Excluir
  9. Vizinha, eu achei ótimo vc ter dado sua opinião sobre a receita com sinceridade! Pão é algo que realmente bem complicado de controlar. Eu tbm ando bastante exigente com o que publicar ultimamente chegando a refazer quando a receita vale a pena.
    Acho com o tempo e aumento de leitores vamos nos cobrando isso. De certa forma temos muita responsabilidade pelo que postamos se pensar que podemos inspirar alguém a ir para cozinha. Fazer com que alguém perca os ingredientes por alguma detalhe mal explicado, dá um pouco de angústia, pelo menos para mim! rsss
    Essa receita tbm está na minha listinha, desde que vi na Patricia e qqr hora eu experimento! Bjss e boa quarta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akemi, já sou perfeccionista por natureza, deixo de fazer algo se penso que não vou fazer direito, imagine ao mostrar para os leitores aquilo que sai da minha cozinha, mais ainda não é?!!
      Obrigada por entender!Bjs,

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!