segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Scones de Abóbora e Especiarias!



Existem algumas receitas originárias de outros paízes que tive oportunidade de conhecer apenas quando entrei no mundo dos blogs, são combinações diferentes, interessantes, muitas vezes simples, de fácil execução e muito saborosas!!
Os scones estão entre minhas descobertas mais agradáveis, esses bolinhos de origem escocesa, são fáceis de preparar, aceitam combinações deliciosas de ingredientes e permanecem macios e gostosos por vários dias...com essa receita aqui, não foi diferente, me apaixonei pela combinação de abóbora e especiarias assim que os vi no Comida de Quinta, onde a comida é de primeira, um sucesso!!

Scones de abóbora e especiarias

- 2 e 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/3 xícara de açúcar
- 3/4 colher (chá) sal
- 3/4 colher (chá) de canela em pó
- 1/4 colher (chá) de gengibre em pó
- 1/4 colher (chá) noz moscada ralada na hora
- 1/4 colher (chá) de pimenta-da-jamaica (pimenta síria)
- 1/2 xícara de manteiga gelada
- 1 xícara de gengibre cristalizado picado (usei 1/2 xícara)
- 1 xícara de chocolate meio-amargo em gotas ou picado (usei gotas de chocolate ao leite)
- 2 ovos
- 280g de purê de abóbora*

Modo de preparo:

Numa tigela grande misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal, a canela, o gengibre em pó, a noz-moscada e a pimenta.Em seguida adicione a manteiga picada e usando a ponta dos dedos, misture tudo, formando uma farofinha.Junte o gengibre, o chocolate e misture.Em outra tigela, misture o purê de abóbora com os ovos e junte aos ingredientes secos.
Mexa somente para incorporar, evite trabalhar muito a massa.Divida em duas partes iguais, sobre uma base enfarinhada  molde círculos com cerca de 13cm de diâmetro e 1,5 de altura.Pincele com creme de leite (opcional) e salpique com açúcar granulado ou uma mistura de açúcar e canela.
Usando uma faca molhada em água gelada, corte cada círculo em 6 partes (um deles cortei em 8 para obter triângulos menores), com cuidado trasfira-os para uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao frezzer por cerca de 30 minutos.Em seguida leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25 minutos ou até que dourem.

*Para o purê, cozinhe no vapor a abóbora descascada e picada em cubos médios, até que fique bem macia.Amasse bem com um garfo, pese uma quantidade aproximada a ser usada e coloque para escorrer numa peneira grande, esprema para retirar o excesso de água, pese novamente para corrigir a quantidade e empregue na receita, caso contrário o purê muito líquido pode deixar a mistura mole demais e será difícil de manusear a massa.

; D

Uma excelente semana a todos!!

10 comentários:

  1. Humm, que delíciaaaa!!!!!! Adoro Scones, mas nunca experimentei Scones de abóbora, deve ser realmente delicioso!!!!!bjos e uma linda semana para vc

    ResponderExcluir
  2. Que lindos os scones ficaram, Cris! Adorei a ideia de deixar o purê numa peneira, ainda tenho um pouco dele congelado e farei isto na próxima vez que usar :)
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane, que bom que gostou, já eu vou congelar o meu que sobrou, pois até ler seu post nunca tinha pensado nisso!
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  3. Nunca provei de abóbora Cris, também sou super fã de scones e adoro abóbora, deve ter ficado muito bom e aromático. Deliciosa receita amiga. Anotadissima. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É delicioso e aromático Josy, vc vai gostar!
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  4. Querida Cristina,
    os teus scones ficaram lindos e com esses ingredientes
    com certeza ficaram uma delícia!
    As fotos estão lindas, amo o seu capricho!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, vc sempre me animando!;D
      Obrigada querida!
      Bj,

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!