quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bolo de cereja e amêndoa!



Um pedaço de bolo, doce e macio era tudo que eu precisava na tarde do último sábado, sabe aqueles dias em que você necessita de algo reconfortante...era assim que eu estava me sentindo!
Resolver a questão foi relativamente simples, ao folhear um de meus livros, encontrei essa receita que além de fechar com meu desejo, me ajudou a aproveitar algumas cerejas que estavam na geladeira.
Experimente você também, tenho certeza que vai se sentir melhor ao degustar uma generosa fatia de bolo, qualquer bolo, principalmente se foi feito por você...o seu bolo!!

Bolo de cereja e amêndoa
(adaptado do livro Cupcakes - bolos e doces)

- 150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 150g de açúcar
- 2 ovos grandes ligeiramente batidos
- 250g de farinha de trigo peneirada
- 4 colheres (chá) de fermento em pó
- 150g de amêndoa moída (usei 120g)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 75ml de leite integral (usei  cerca de 90ml)
- 400g de cerejas frescas sem caroço (usei 250g que era o que eu tinha)
- 25g de lascas de amêndoas (não usei)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180º C.Unte uma forma redonda de 20cm e forre o fundo com papel manteiga.Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar com a batedeira ou a colher de pau até formar um creme claro.
Sem parar de bater, junte metade do ovo batido, adicionando 1 colher (sopa) da farinha de trigo antes de acrescentar o restante do ovo.
Junte o restante da farinha, o fermento, a amêndoa moída e a essência de baunilha.Misture o leite* - a massa deve pingar facilmente do utensílio usado para bater.Junte metade das cerejas, coloque a massa na forma e alise a superfície.Distribua as cerejas restantes e as lascas de amêndoas sobre a massa (eu acabei esquecendo).
Leve ao forno para assar por aproximadamante 1 e 1/2 hora ou até que a superfície esteja dourada.Faça o teste do palito, se ainda sair sujo de massa, deixe mais alguns minutos.Se a superfície do bolo começar a escurecer demais, cubra com papel alumínio para terminar de assar.
Deixe esfriar sobre uma grade.Polvilhe açúcar de confeiteiro para servir.

*Minha massa ficou muito firme e acabei adicionando um pouco mais de leite.


Desejo serenidade e paz a todos nessa semana que antecede o Natal!
*
**
***
****
******
*
*

9 comentários:

  1. Cristina minha querida,
    ontem fiz a receita do seu pão recheado de passas e canela, é simplesmente delicioso, ameiiiiiii!
    Este bolo é mais uma receita que vou levar, amo suas receitas, todas são perfeitas!
    Seu bolo ficou lindo e fofinho e tem gostinho de quero mais!

    TENHA UM FELIZ NATAL, UM FELIZ 2013 REPLETO DE BENÇÃOS E MUITAS REALIZAÇÕES JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    AMEI TE CONHECER, QUE EM 2013 POSSAMOS TERMOS JUNTAS NOVAMENTE!
    BJS,
    ANDRÉA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, que bom o pão deu certo, a receita da Angela é mesmo ótima!
      Te agradeço de coração todo carinho que vc dispensa para mim e meu blog, tbm gostei muito de te conhecer, que possamos nos visitar muiiiitas vezes no novo ano, sempre com as bênçãos de Deus.Obrigada pelos votos e que seu Natal seja tbm de paz e luz!!

      Excluir
  2. Hummm....que delicia Cris, adoro bolos com frutas frescas, de ameixa sempre fica bom, adoro o azedinho da fruta em contraste com o doce do bolo. Ficou lindo, amei a receita. Bjocas. Bom Natal pra vc tbém, encerro sexta e volto la pelo dia 3 ou 4. Descansar um pouco né hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy querida, bolo com frutas são meus preferidos!Obrigada pelo carinho, que Deus abençõe seu Natal com sua família e nos vemos ano que vem...mais descansadas!!
      Bjs,

      Excluir
  3. Cris querida, vim agradecer seu carinho em meu blog,e suas lindas palavras, fico muito feliz de comemorar o aniversario do blog com amigas especiais como vc. Obrigada viu? Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, é sempre um imenso prazer visitar sua cozinha...vc merece todos os aplausos!!
      Eu que te agradeço...bjs,

      Excluir
  4. Minha amiga, sábias as suas palavras, e é exatamente assim que estou me sentindo nesse momento, estou comendo uma deliciosa fata de bolo com a minha caneca de café, é mesmo um deleite...uma alegria que na verdade poucas pessoas entendem...rsss

    Fiquei apaixonada com esse seu bolo, e ele já foi pra minha lista, ficou divino!

    Hoje quero agradecer todo o seu carinho comigo no EternosPrazeres e deixar meu abraço carinhoso com votos de um Feliz Natal e um 2013 cheio de realizações,

    Renata

    ResponderExcluir
  5. Querida Cris, passando pra deixar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muitas alegrias junto aos seus familiares.Obrigada pelo carinho e amizade no decorrer desse ano. Um grande beijo, com carinho

    ResponderExcluir
  6. Lecker!!!

    Gostoso!

    Minha amiga querida, que 2013 chegue com muitas bencaos pra vocês.

    Uma noite de Paz e Harmonia para receber Jesus.


    Um grande beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!