terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Nuts Glaceadas!



Tenho caminhado apressadamente atrás do tempo, mas não estou conseguindo alcançá-lo, por isso peço desculpas pela demora em trazer novas postagens, sem falar em problemas com minha conexão, que me deixou dias sem conseguir abrir nenhum site ou página na web.
Além da falta de tempo, o calor intenso tem me afastado da cozinha, fico extremamente preguiçosa nos pequenos momentos que me sobram! ; -)
Mas o Natal se aproxima e centenas de receitas vem seguidamente a minha mente a espera de um entusiasmo momentâneo...quero provar várias, fazê-las nesse momento é outra história!
Algumas nuts variadas na despensa precisavam ser usadas ( amêndoas, nozes, avelãs e castanhas), como tenho uma queda especial pelo sabor e aroma de uma franquia deliciosa que vende nuts glaceadas no shopping aqui perto, resolvi buscar alguma receita que se aproximasse daquele aspecto, nessa busca encontrei uma boa sugestão aqui.
Logo no início não acreditei muito no resultado, mas depois de todo processo pronto e frio, achei que ficou muito bom, o suficiente para fazer minhas próprias nuts em casa a partir de agora.

Nuts Glaceadas

- 250 g de amêndoas cruas (usei um mix das que eu tinha em casa)
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
- 1/2 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 1 colher (sobremesa) de chocolate em pó
- 1 colher (café) de canela em pó
- 1 colher (chá) de essência de baunilha* (usei caseiro)

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela grande de fundo grosso (o fermento fará espuma).
Mexa constantemente com uma colher de pau para ir secando, até o caramelo que se formou começar a esfarelar.Retire do fogo e espalhe os grãos em uma assadeira forrada com papel alumínio.Leve ao forno médio para torrar por cerca de 20 minutos.
Dê algumas sacudidas na assdeira de vez em quando para movimentar os grãos e torrá-los por igual.
Experimente uma, se estiver crocante, desligue o forno.Esper esfriar totalmente e guarde em um recipiente bem fechado.

*Acrescentei a essência de baunilha por minha conta e na próxima usarei as sementes da fava para acentuar o sabor, acredito que algumas gotas de licor também seria interessante.
Bati um punhadinho no processador e consegui uma deliciosa farofa para cobrir meu sorvete.


Uma semana abençoada a todos!!

13 comentários:

  1. Oi Cris, é muito bom estar de volta.Adorei sua receita de nuts caseiras.Adoro, e faze-las em casa devem ficar bem mais saborosas.Beijos querida, tenha uma linda quarta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia, fico feliz que esteja tudo indo bem!
      Obrigada pela visita!
      Bjs,

      Excluir
  2. Oi Cris,
    Adoro isto e nunca pensei em fazer em casa. Nem sabia que dava para fazer em casa. Vou tentar.
    Beijos 1000, tenha um ótimo meio de semana.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, ficam muito boas, claro que falta aquele aroma que nos deixa louca, mas esse deve ser segredo bem guardado!
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  3. Aquele aroma que sai das carrocinhas do shopping é inebriante, mas nem sempre tenho coragem de comprar. Vou levar sua receita para quando tiver um estoque maior de nuts em casa.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, o aroma é enlouquecedor, mas tbm compro esporadicamente, acho-as muito caras!
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  4. Oi Cristina,
    Essa internet sempre nos dá trabalho...Já passei poucas e boas.
    Adorei essa sugestão de nuts, lembrei logo de presentear com elas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Lylia, haja paciência não é!?
      Realmente, para presentear seria ótimo!
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  5. Olá Cristina!
    Que ótima sugestão! Eu tenho uma receita parecida com esta no blog com amendoim, eu chamo de amendoim cri-cri.
    Que bom saber que dá para fazer com outras castanhas também, vou experimentar desta forma também.
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Oslaine, tbm faço o amendoim cri cri e são mesmo parecidas...e boas!rs,
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  6. Cris, quer dizer que depois de fazê-las na panela, a colocamos no forno para torrá-las?

    Ou as colocamos primeiro no forno para torrá-las e depois a jogamos no caramelo?

    Fiquei confusa...rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Georgia querida, sim, primeiro na panela para aderirem ao caramelo, depois são esparramadas na forma e vão para o forno para secarem e ficarem crocantes!
    Qqer dúvida, me avise!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas bencaos, tô levando a minha, rs.

    Prá você tb.

    Bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!