terça-feira, 27 de novembro de 2012

Baguete recheada!



Sempre faço rocambole salgado, acho um lanche prático e saboroso, como aqui em casa somos só eu e meu filho costumo preparar meia receita que rende um pão médio, bem do tamanho da nossa fome!
O recheio pode ser bem variado e levar aquilo que mais te agrada ou ingredientes que estão de bobeira na geladeira, como frios, legumes, atum em conserva, carne moída ou até verduras como acelga ou escarola.Aqui em casa a vontade do filho vem primeiro (nem sempre!rs), mas hoje fiz para agradá-lo e o sabor foi...pizza!!Apenas presunto, queijo muçarela, orégano e um tiquinho de molho de tomates.
Eu já apresentei uma receita semelhante a essa (aqui e aqui) com uma massa que aprendi nos tempos de faculdade, muito boa e que nunca me deixou na mão, mas de vez em quando é preciso experimentar coisas novas, então resolvi testar outra.
A massa é bem fácil de manusear e para facilitar mais ainda minha vida já que tinha outros afazeres, usei a mfp para sovar como sugerido.

Baguete recheada
(receita daqui)


- 150 ml de água morna
- 1 ovo
- 100 ml de óleo (usei 80 ml)
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 k de farinha de trigo
- 1/2 sachê de fermento biológico seco (1/2 colher sopa)

Modo de preparo:

Se for usar a mfp, coloque os ingredientes na ordem acima e ligue no ciclo "massa", na minha mfp corresponde a opção 8.Deixe sovar e crescer, depois retire a massa da máquina e continue o processo.
Se for fazer a mão, misture os ingredientes acima, adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos.Deixe a massa crescer em lugar tampado por 40 minutos (cubro com um pano de prato limpo e coloco no forno desligado, mas com a luz acesa).
Para qualquer forma de preparar, depois de crescida a massa, separe-a em duas partes*, abra cada uma com rolo, coloque o recheio de sua preferência (cuidado com recheios que soltam água) e feche como rocambole ou veja outra opção no link da receita.

Pincele com ovo batido**, coloque em assadeira levemente untada com óleo (não untei) e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC até dourar.

*Fiz meia receita acima e consegui uma baguete média que serve bem duas pessoas.
**Salpiquei orégano e parmesão ralado por cima.

Peço desculpas pela foto única e sem qualidade, mas já estava noite e a iluminação da minha cozinha está o óh!!Vocês não fazem ideia de onde tirei essa!!rs,

Uma excelente semana a todos!! ;o )

sábado, 24 de novembro de 2012

Biscoitos de chocolate e coco!



Sempre namorei esses biscoitos, eles pertencem a um livrinho antiiiigo da Lacta, por curiosidade procurei o ano de edição, mas não há  nenhuma referência ou anotação no livro...uma pena!
Ao iniciar a receita, duvidei um pouco do resultado final, a massa deve ser colocada à colheradas na assadeira (como cookies), mas a mistura ficou líquida demais.Lembrando de algumas experiências anteriores coloquei a massa na geladeira por meia hora e assei uma fornada para experimentar, o resultado são os biscoitos bem achatadinhos que vocês podem observar no canto superior da foto.Adicionei mais 2 colheres de farinha de trigo e deixei mais 30 minutos gelando, mesmo assim, resolvi usar umas mini forminhas de silicone para muffins e saíram esses biscoitos redondinhos, bem crocantes (gosto de tudo moreninho,rs) e saborosos.

Biscoitos de chocolate e coco

- 2ovos
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1/2 xícara de farinha de trigo (acrescentei mais 2 colheres sopa)
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina derretida e fria
- 1 xícara de coco ralado seco hidratado com 6 colheres (sopa) de água quente
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei caseiro)
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 150g de chocolate ao leite picado (usei metade chocolate branco e matade ao leite)

Modo de preparo:

Bata os ovos até que fiquem de cor clara.Junte o açúcar, 2 colheres de cada vez, batendo até que engrosse, por 5 minutos.Junte a farinha, o fermento e a manteiga.Acrescente os ingredientes restantes.
Deixe cair as colheradas (chá) sobre uma assadeira untada e ligeiramente polvilhada com farinha de trigo.
Asse em forno brando (180ºC) por 15 minutos (os meus ficaram 30 minutos) e retire da assadeira.Deixe esfriar completamnete para guardar.

Rend. 60 biscoitinhos (como os meus foram assados em forminhas, consegui 28 biscoitos).

*Como falei anteriormente, deixei a massa na geladeira (não consta da receita) por minha conta, mas não sei dizer se isso interfere na ação do fermento químico.

Mesmo não tendo ficado tão bonitos quanto os do livro, provavelmente eu os farei novamente.

Um excelente final de semana a todos!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Smothie, suco ou vitamina, o importante mesmo é refrescar!


Hoje não tenho receita, apenas uma sugestão...hidrate-se, refresque-se, delicie-se!
Não importa se a sua combinação é um smothie, um suco, uma vitamina ou seja lá como você a chama, o que vale é usar e abusar de frutas nessa primavera com jeito de verão misturando-as com água, leite, gelo ou apenas seu próprio suco!Misture, invente e experimente, tenho certeza que irão gostar!

Costumo usar com frequência (fotos) mamão, banana, maçã, laranja, morango, água, leite, gelo, chocolate, café, mel e ainda abacate, melancia e limão, mas provavelmente na sede (diga-se gula) não os fotografei! ;o)


Laranja agrega muito sabor, mesmo em misturas cremosas!

Essa vitamina da Nigella mostrei aqui.


Morangos congelados rendem combinações deliciosas!

Um ótimo dia a todos!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pão Baiano!



Eu decididamente não consigo viver sem pão e para mim não há nada melhor que uma fatia de pão (de qualquer tipo) recém saído do forno com manteiga derretendo e uma xícara de café fresco!
É totalmente reconfortante. ; D
Hoje trago mais uma receita que era preparada com frequência na casa da minha mãe quando eu era mocinha, não me lembro da origem dela, tampouco a justificativa para o nome (se fosse da Bahia seria escrito com h), tenho uma vaga lembrança de tê-la trazido como tantas outras, do maravilhoso tempo de república (para quem não conhece essa expressão, local de moradia de estudantes vindos de várias regiões do país...ôôhh saudade!).
Infelizmente houve um tempo em que eu não valorizava a origem das receitas, uma pena, com certeza seria interessante relembrar por qual caminho ou mãos chegaram até  mim. ; (
A receita é deliciosamente simples e prática, originando um pão saboroso, de textura um tantinho úmida e levemente aerado, ótimo para degustar com manteiga, geléia ou mesmo puro...minha mãe é fã!


Pão Baiano

- 4 ovos
- 3 xícaras e 1/2 de leite morno
- 1 xícara de óleo
- 2 colheres de manteiga ou margarina
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres de fermento biológico fresco (dessa vez usei fermento seco)*
- aproximadamente 1k de farinha de trigo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes (menos a farinha) no liquidificador por 3 minutos.
Despeje essa mistura numa tigela e adicione a farinha de trigo aos poucos, a massa deve ficar com consistência mole (meio puxa).
Unte uma assadeira retangular grande ou duas de pão de forma (11x27cm), distribua a massa e deixe crescer em lugar fechado por 30 minutos.
Leva para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja bem dourada.
Deixe esfriar sobre uma grade para fatiar.

*Normalmente uso o fermento fresco nessa receita, que prefiro, mas dessa vez não tinha e usei do seco, não tenho certeza se alterou o resultado.
*Preparei apenas meia receita acima e consegui o pão da foto (forma de tamanho 11x27cm).

(*-*)
Quero mostrar a vocês alguns mimos que ganhei da minha irmã, um deles é essa linda cafeteira italiana, uma autêntica Bialetti, não é linda mesmo?!!

O outro é esse jogo de xícaras e colheres medidoras em louça, que acompanham esse bowl vermelho e lindo!Será que ela sabe que gosto dessas coisas??
Obrigada irmã!! ;D


Um ótima semana a todos!!

sábado, 17 de novembro de 2012

Bolinho de chuva salgado!



Apesar do horário de verão nos dar a impressão de dias mais longos pela luminosidade que se amplia até o início da noite, a realidade que vivo é que me falta tempo para tudo que preciso fazer...trabalhar, estudar, cuidar da casa, trabalhar, dar atenção ao filhão, cozinhar, blogar, trabalhar (e mais mil coisas)...ainda tem aquelas tarefas que inventamos, eu parti para o faça você mesma e estou pintando as paredes internas da minha casa, será que dou conta??
Como não preparei nada de novo por esses dias, trouxe uma receitinha que fiz ainda no ano passado, numa tarde em que estava saudosa dos meus tempos de menina.Esses bolinhos eram muito frequentes na minha casa, minha mãe fazia bolinhos de chuva tradicionais (doces), mas eu preferia bolinhos salgados, com um pouquinho de queijo na massa...depois que aprendi, fazia sempre para acompanhar o café!

Bolinho de chuva salgado

- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 3/4 xícara de leite
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres de queijo ralado (opcional)

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes até que a massa fique homogênea, pegue pequenas porções com ajuda de uma colher e frite em óleo quente.
Escorra em papel toalha, sirva imediatamente com uma xícara fumegante de café.

*Normalmente eu os fazia a olho, sem medidas exatas e mesmo agora ainda vou colocando os ingredientes e vendo a consistência da massa, mas tentei seguir uma anotação básica antiga que tenho num caderninho para passar à vocês.


Um lindo sábado a todos!!

sábado, 10 de novembro de 2012

Bolo formigueiro com geleia e coco para o pic nic da Léia!



Uma linda e ensolarada tarde de sábado seria um ótimo dia para um pic nic não é mesmo?!
Como estamos em plena primavera, todos os dias parecem bons, por isso mesmo eu rapidamente aceitei o convite da Léia do delicioso Receitas Culinárias para acompanhá-la em um passeio ao ar livre e fazer-mos um agradável pic nic (nossa, não faço isso desde criança!), o lugar escolhido por ela é maravilhoso, bem debaixo de uma frondosa árvore e com uma vista linda...eu adorei!
Achei que um bolo seria bem-vindo e o formigueiro me pareceu apropriado, lembra formigas agitadas e felizes com as migalhas que caem por todo lado durante a comilança do encontro!;D
Se quiser se juntar a nós, tenho certeza que a Léia não vai se incomodar, aliás quanto mais gente, mais alegre será, então dê uma passadinha lá para confirmar o dia e prepare sua cesta.


Essa receita me foi passada por uma amiga há uns 8 anos atrás, não sei a origem exata.


Bolo formigueiro com geleia e coco

- 4 ovos
- 1 e 1/2 xícara de açúcar (usei 1)
- 150g de manteiga ou margarina
- 1 xícara de leite morno
- 100g de coco ralado
- 1 xícara de geleia de morango (usei de amora)
- 2 xícaras de farinha de trigo (reduzi 2 colheres sopa de farinha e acrescentei maisena)
- 4 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 xícara de chocolate granulado (usei 2/3 de granulado e completei com gotas de chocolate ao leite)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
No liquidificador, bata os ovos com o açúcar e a manteiga, depois acrescente o leite morno, o coco, a geleia e bata novamente.
Numa tigela coloque a farinha de trigo, o fermento e o chocolate granulado, junte a mistura do liquidificador e mexa até ficar homogêneo.
Unte e enfarinhe uma forma de furo central grande, despeje a massa e leve para assar por cerca de 1 hora ou até que fazendo o teste do palito, este saia limpo.

Que o pic nic seja alegre, divertido e cheio de gostosuras! ; )

E você, quer ir também?? Sua fatia já está servida.

Um excelente final de sábado e um ótimo domingo a todos!!
Posted by Picasa

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bolo de iogurte natural com goiabada!


Um bolo simples é sempre bem-vindo não é mesmo, e o bolo de iogurte cumpre bem esse papel e ainda aceita com louvor uma graça em sua massa.
Nessa quarta-feira (ontem) resolvi levar um lanchinho para o trabalho, o tempo era curto, um bolo de liquidificador seria perfeito, optei por fazer meia receita abaixo que me rendeu um bolo pequeno (20x8cm), mas suficiente para deixar apenas uma fatia em casa e o restante ser todo devorado pelos colegas!
Pedacinhos de goiabada dão um charme a mais e agregam sabor...ninguém resisti!

Bolo de iogurte natural com goiabada
(receita inteira)

- 4 ovos
- 1 copo de iogurte natural
- 2 copos de farinha de trigo (uso o copo de iogurte para medir)
- 2 copos de açúcar
- 1 copo de óleo
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- goiabada picadinha a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (20x10cm) e reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a goiabada.Despeje a massa na forma preparada, adicione a goiabada picada em pequenos cubos (passe os pedacinhos por farinha de trigo*) por cima da massa e asse até que o teste do palito saia limpo.


*Mesmo tendo passado os pedacinhos de goiabada pela farinha para não afundarem  ao assar, a grande maioria foi parar na base do bolo! ; (

 


Alguém aí tem mais alguma dica que resolva essa situação??
; )

Uma ótima quinta-feira a todos!

domingo, 4 de novembro de 2012

Minhas primeiras Madeleines!



Durante a tarde de ontem (sábado) enquanto aguardava a visita da minha irmã achei que o tempo até a chegada dela seria o suficiente para executar uma receita simples, sabidamente saborosa, mas que ainda não havíamos provado e servir acompanhada de uma xícara de chá, assim resolvi estrear algumas forminhas e preparar minhas primeiras madeleines.
Optei por essa do Technicolor Kitchen e não me arrependi, o aroma de amêndoas ainda no forno é inebriante, o sabor e a textura são ótimos, apenas o rendimento que achei pequeno...acabou logo!rs,

Madeleines de Amêndoas

- 2 ovos grandes
- 1/3 xícara de açúcar refinado
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
- 1/4 colher (chá) de essência de amêndoas
- 1/3 xícara de farinha de trigo peneirada duas vezes
- 3 colheres (sopa) de farinha de amêndoas
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida e fria

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 190ºC.Unte 12 forminhas de madeleine generosamente com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Na batedeira bata os ovos com o açúcar e o sal em velocidade média, até obter uma mistura clara, espessa e fofa, cerca de 4-5 minutos.Junte as essências de baunilha e amêndoas.Em velocidade baixa acrescente a farinha peneirada e a farinha de amêndoas e bata somente até incorporar.Com uma espátula de borracha ou silicone, misture a manteiga derretida, cuidadosamente.
Encha as cavidades da forma quase completamente, leve ao forno e asse até que o topo delas volte ao ser levemente pressionado com a ponta do dedo, cerca de 10-12 minutos.
Deixe esfriar na forma por 2 minutos, retire e transfira para uma gradinha para que esfriem completamente.

Rend.12 unidades - consegui 6 grandes e 5 pequenas.

*Salpiquei açúcar de confeiteiro apenas para cobrir pequenas imperfeições!
*As pequenas ficaram com um leve sabor de manteiga, acredito que tenham absorvido parte da manteiga usada para untar.




Um excelente domingo a todos!!