sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Para minha mãe...




Estou de volta...
Aos poucos, bem devarinho, a vida vai voltando ao ritmo, não como antes...nesse exato momento em que tento encontrar as palavras...um nó se forma na minha garganta e lágrimas enchem meus olhos...não sei o que dizer!!
Não há inspiração nesse post, apenas o desejo de homenagear minha mãe, que faria aniversário hoje e agradecer a todos vocês pelas mensagens mais que carinhosas deixadas aqui no blog ou enviadas por e-mail...meu muito obrigado, vocês não tem ideia do conforto que cada palavra me trouxe, que Deus abençõe grandemente a generosidade de cada um!

Para homenagear minha mãe trago uma receita que ela preparou a vida toda...somente ela ia para cozinha fazer brevidade...uma delícia adorada por todos nós!
Se a minha ficou igual a brevidade que minha mãe fazia?! Não!!...mas tenho certeza que ela aprovaria a minha tentativa!!

Brevidade

- 6 ovos batidos
- 450 a 480g de açúcar
- 500g de polvilho doce
- raspas de meio limão siciliano (opcional, minha mãe não costumava usar)

Modo de preparo:

Na batedeira, bata bem os ovos, depois acrescente o açúcar, o polvilho doce, as raspas de limão (se for usar) e bata até formar bolhas.
Unte e enfarinhe uma forma retangular de 35x25cm, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido a 180º C até que a superfície esteja ligeiramente dourada, cuidado para não deixar queimar o fundo.

A massa é densa, mas derrete na boca e forma-se uma casquinha bem crocante por cima, que lá em casa sempre foi motivo de disputa!



Remexendo em alguns guardados após minha volta para casa, encontrei vários cartões com mensagens de minha mãe para mim, entre os cartões havia um pequeno livro de orações chamado Encontro - Manual de Oração, com o qual ela me presenteou em um de meus aniversários...na contra-capa, uma dedicatória que diz assim :



Cristina,
ter sempre este livro em sua cabeceira e lembrar de mim nestas orações simples e tão bonitas.
Sua mãe que te ama
Cida
31/10/00   (dia do meu aniversário, ano no qual meu pai faleceu)

Hoje, dia 1º de fevereiro de 2013, dia em que minha mãe completaria 69 anos de idade, eu dedico a ela uma oração contida nesse livro, que eu sei...era uma de suas preferidas.


Réquiem para um ser querido

Silêncio e paz.
Foi levada para o País da Vida.
Para que fazer tantas perguntas?
Sua morada, desde agora é o descanso,
sua roupa é a luz.Para sempre
Silêncio e paz, que sabemos nós?

Meus Deus, Senhor da História e dono do ontem e do amanhã, em tuas mãos as chaves da vida e da morte.Sem perguntar-nos levaste-a contigo para a Morada Santa e nós fechamos nossos olhos, baixamos a fronte e, simplesmente, te dissemos:
Está bem.Seja.
Silêncio e paz.

A música foi submergida nas águas profundas e todas as nostalgias gravitam sobre as planícies infinitas.
Acabou-se o combate.Para ela já não haverá lágrimas, nem pranto, nem sobressaltos.O sol brilhará para sempre em seu rosto e uma paz intangível assegurará definitivamente suas fronteiras.

Senhor da vida e dono de nossos destinos, em tuas mãos, depositamos, silenciosamente, este ser querido que foi embora.

Enquanto, aqui em baixo, entregamos à terra seus despojos transitórios, que sua alma imortal durma para sempre na paz eterna, em teu seio insondável e amoroso, ó Pai de misericórdia.

Silêncio e paz.

22 comentários:

  1. Cristina

    Que linda oração, obrigada por compartilhar conosco. Seja bem vinda de volta, que Deus ilumine e conforte seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Ola so DEUS pode confortar seu coração,minha Mãe faleceu a 25 anos a dor e grande.Mais tenho certeza que vc cuidou e amou muito sua Mãe.Que DEUS te abençõe e te guarde sempre.abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um vazio que não pode ser preenchido, não é?!!
      Obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  3. Olá Cristina!Meus sentimentos...Dia 04 vai fazer um ano que perdi minha mãezinha,posso imaginar o que vc está sentindo.Adorei oseu blog,meus parabéns!
    Um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  4. Cris querida, que bom ter voce de volta, mesmo que ainda dolorida na alma e no coração. Linda a homenagem que fez à sua mãe, que com certeza de onde ela está, aprovou suas brevidades, e ficou feliz com sua homenagem.
    Eu sei que não é fácil,perder as pessoas que amamos, aquelas que partem e nos deixam um vazio enorme em nossos corações, procure sempre carregar com vc, as lembranças boas que te marcaram, que te ensinaram. Por que o amor nunca morre, ele é forte o bastante, e mesmo que sua mãezinha não esteja mais ao seu lado,e fora do alcance dos seus olhos, vc vai sentir esse amor da mesma forma e intensidade. Bjos minha querida, fique bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy, obrigada por suas palavras, é bem assim que quero me sentir, reconfortada por seu amor, mas ainda sinto sua falta física e isso me entristece muito, mas vai melhorar, com certeza!

      Excluir
  5. Nossa mãe fazia várias coisas que não encontraremos em nenhum lugar, mas brevidade é especial porque nos acompanha desde criança. E realmente brigávamos pela casquinha. Uma delícia. Vai ser difícil fazer igual. Saudades. Cibeli

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    sei o quanto a sua mãe está lhe fazendo falta, esse cartão que ela lhe escreveu eu tbm tenho da minha mãe, apesar que mãe graças a Deus está viva, mas eu sei como vc se sente, essa receita de brevidade mãe gosta de fazer, ela é quituteira gosta de fazer biscoitos e sempre faz um cafezinho para oferecer as visitas, acho que a sua tbm era assim.
    Sei que neste 1° de fevereiro estar sendo um dia dolorido pra vc e pra sua família, mas sua mãe foi feliz por ter tido filhos maravilhosos e dedicados.
    Agora ela estar descansando em paz.

    Beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, mães são lindas e carinhosas, vou sentir muiiita falta da minha, mas tenho certeza que ela está bem e me quer feliz tbm!
      Obrigada querida!!

      Excluir
  7. Oi Cris!

    Que bom que tu voltou, mesmo que seja devagar e com muito esforço. Receita nenhuma podia ser melhor que esta para homenagear tua mãezinha! Coragem, continua aquilo que ela tanto te dava força para realizar, teu blog. Vou fazer a receita da tua mamis assim como uma oração pra ela e para a minha que ja não está mais aqui. Concordo com a mensagem da Josy, não está aqui pessoalmente mas sinto seu amor com muita intensidade e com certeza tu também sentirás o mesmo da tua mãezinha. beijos com carinho

    Nara

    Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nara, obrigada pelas palavras de incentivo e carinho, espero sentir esse amor sem tristeza em breve!
      Bj,

      Excluir
  8. Querida Cristina,
    Sei o quanto é difícil esse voltar, o estar bem quando o coração está chorando.Mas, o consolo é saber que tudo passa e que Deus não nos abandona.Em momentos asim lembro daquele salmo que diz que "O Senhor é meus pastor e nada me faltará".
    Bj e conte com minhas orações,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lylia, o carinho de vcs e suas orações são maravilhosas e reconfortantes!
      Bj,

      Excluir
  9. Minha amiga, de onde ela estiver vai sempre estar olhando por você, tenha a certeza!
    É dificil sim, mas faça do seu blog uma terapia, com o tempo a mágoa e a tristeza vão ficando para trás restando uma doce lembrança,e a certeza que a vida vai seguindo seu ritmo, pois foi assim que Deus fez, e Ele é Senhor,

    Mais uma vez receba meu carinhoso abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, gostei muito de suas palavras, obrigada de coração!

      Excluir
  10. Querida amiga, que bom te ver por aqui e numa homenagem sensivel e amorosa como esta.

    Linda a oracao, linda as palavras da tua mae.

    Eu acho que uma vez qdo vc postou a receita de "Brevidades" te escrevi dizendo que foi a primeira coisa que eu assei na minha vida e que eu fiquei muito surpresa com o resultado delicioso.

    Um grande beijo no teu coracao

    (Por aqui a turminha está a semana toda doente, um frio e muita neve. Marido com sinusite crônica com muitas dores faciais, mas eu sei que vai passar...)

    Bjos no teu principe

    ResponderExcluir
  11. Georgia, minha querida, me lembro da tua msm e fiquei bem feliz!
    Obrigada pelo carinho!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cristina,

    Veja você como as coisas da vida podem ser misteriosas, eu não tenho circulado muito pela Internet e mal tenho retribuído as visitas que me fazem, por absoluta falta de tempo. Mas, neste momento, eu parei um instantinho para fazer uma rápida pesquisa sobre orações e coisas espirituais, e assim cheguei aqui. Cheguei, tomei conhecimento do passamento da sua mãe e da sua homenagem a ela, através deste post. Fiquei tão tocada que não pude conter uma lágrima. Receba os meus sentimentos, minha amiga!
    Todavia, lembre-se de que há tempo para tudo, nesta vida: há o tempo em que todos entramos e o em que devemos sair de cena.
    Eu acredito que após a morte continuamos ligados àqueles que amamos. Disso se conclui que a sua mãe mantém vínculos com você, onde quer que esteja ela vela por sua felicidade, quando fazia quando se encontrava fisicamente em sua vida.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, fico feliz em observar o quanto ainda podemos nos emocionar e ser solidários com a dor do outro, ainda que não o conheçamos pessoalmente...agradeço de coração por suas palavras carinhosas e concordo com vc...vínculos de afeto, de amor são indissolúveis e acredito sim, que minha mãe ainda vela por mim!Mais uma vez, obrigada e seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  13. Olá querida Cristina!
    Eu sinto muito pela sua mãe... que Deus te fortaleça a cada dia, porque só em Deus encontramos forças para continuar nos momentos difíceis da vida.
    Nossa... que coincidência Cristina, brevidade é o bolo favorito da minha mãe também que se chama Maria Aparecida e todos a chamam de Cida... este bolo é maravilhoso, a minha vó já fazia este bolo que era assado no forno a lenha no sitio!
    Que Deus te abençoe!
    Oslaine

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!