sábado, 10 de agosto de 2013

Ao meu querido pai!



Na próxima semana, mas especificamente no dia 15 de agosto, completam 13 anos que perdi meu pai, embora eu não goste dessa denominação, porque eu não o perdi de verdade, ele continua vivo na minha própria vida, nas minhas memórias e lembranças, repletas de bons momentos vividos e compartilhados.
Minha infância foi muito feliz e meu pai foi presença constante nessa felicidade, nas pequenas e nas grandes conquistas.
Ele foi para mim, o melhor pai que eu poderia ter tido...me ensinou a amarrar os sapatos, fazia furinhos na tampa da garrafa de guaraná para tomarmos na boca, preparava pipoca doce e salgada como ninguém e montava cones de papel para colocarmos a pipoca dentro, como nos carrinhos de rua.
Ao chegar em casa após o trabalho, batia levemente sobre o bolsinho da calça de tecido para que eu ouvisse o tilintar das moedas que ele havia guardado para mim; nos ensinou a jogar cartas; nos deixava brincar dentro do carro, uma kombi sem os assentos do meio, onde pulávamos e fazíamos muita festa.
Lembro-me das tardes de domingo, onde sair para tomar sorvete era sagrado, depois uma ida à livraria sempre rendia bonecas de papel para vestir; aproximava-se sempre de mim após o banho para que eu sentisse sua loção pós-barba e claro, ouvir que ele estava muito cheiroso...era vaidoso que só!rs,
Gosto de lembrar da sua emoção quando fiz a leitura na missa da minha formatura e das suas palavras no dia do meu casamento: ..."se não ficar feliz, volte para casa!"...sem falar no orgulho ao ver o neto ( meu filho) quando tinha menos de 2 anos, soletrando o nome da loja dele, gravado com pedras na calçada em frente.
Não, não era um homem perfeito, mas era o pai perfeito para mim, sob medida para minha alegria, minha felicidade e meu orgulho!
Não tive a oportunidade de me despedir dele pessoalmente, mas sua presença ainda é tão viva em mim, que tenho certeza que onde estiver, ele sabe que foi e é muito amado.


"...E que um homem carregue nos ombros a graça de um pai..."

Um forte abraço e um domingo abençoado a todos!


11 comentários:

  1. Cris,
    Seu pai foi uma pessoa ímpar, perto dele não havia tristeza nem meio termo, era alegre como um rio e feliz por inteiro, contagiava, 'invadia' nossa alma com seu bom-humor e simpatia. Creio que de onde está, ainda se diverte com nossas lembranças ao falar dele.
    Pessoas como ele, nunca se despedem, apenas se ausentam por algum tempo......saudades!!

    P.S. Linda homenagem!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Só passei por aqui para desejar a você e sua família
    Um Maravilhoso Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, é uma benção ter boas lembranças do pai.
    Te desejo um domingo cheio de alegrias e bons sentimentos.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. MUITAS SAUDADES EU POSSO DIZER QUE O CARINHO DE PAI QUE ELE TINHA POR MIM ME ENCHE DE ORGULHO...BJUS AMIGA QUE EU AMO MUITO

    ResponderExcluir
  5. Como sempre a homenagem ficou linda, só resta dizer que ele queria todos a sua volta. Por ele teríamos morados todos juntos, ninguém teria saído de casa para estudar e trabalhar. Ele era aquela pessoa que sempre que eu precisava de um conselho era prá ele que eu pedia. Quando partiu o que me fez mais falta foi saber que não teria mais ninguém a quem pedir ajuda. Se orgulhava dos filhos e os defendia. Saudades.

    ResponderExcluir
  6. Sei como se sente...perdi o meu vai fazer em Novembro 21 anos e a minha mãe faleceu o ano passado :( Tenho tantas saudades deles!
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
  7. Cris querida, linda e emocionante homenagem, ao seu pai, também já não tenho o meu pertinho de mim, mas sei exatamente as lembranças que ficaram e ficarão para sempre em nossos corações. São atitudes, gestos carinhosos, um olhar, isso tudo é que faz deles tão importantes em nossas vidas, ser pai, ser o que foram em nossas vidas e com certeza vc tem e teve um pai maravilhoso. Um lindo domingo pra vc e sua família. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Querida Cris,que texto lindo. Me deixou comovida. Que a presenca de teu pai continue enriquecendo a tua vida. Um bom domingo.

    ResponderExcluir
  9. Querida Cristina,
    graças a Deus eu tenho os meus pais vivos, mas deve
    ser uma dor imensa pra que já os perdeu, pois as boas
    lembranças e a saudade fica eternamente.
    Bela homenagem que vc fez ao seu pai.

    Beijinhos, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
  10. Com o passar do tempo a tristeza se transformou em saudade e boas recordações, agradeço com o coração reconfortado o carinho de todas vocês, meu muito obrigada!!
    Uma abençoada semana a todas!

    ResponderExcluir
  11. Que linda homenagem, Cristina! Os pais são eternos para os filhos, principalmente quando são especiais como o seu e o meu também que, com a graça de Deus, ainda está vivo.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!