sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rosca de Morango com Creme de Baunilha e Amêndoas!



Esta sobremesa linda estava na fila de espera para ser postada, mas ficou tão saborosa e com ar primaveril, que resolvi passá-la na frente.
Sem dúvida todos vão acreditar que você ficou horas na cozinha para preparar essa rosca, que usa a massa choux, a mesma das carolinas, bombas ou profiterolis, mas acredite, é simples e fácil!
Fiz uma adaptação, no lugar do creme de limão que Annabel usou, optei pelo creme de baunilha que já usei antes, ele é simples de preparar, delicioso e fica doce na medida.

Rosca de morango com creme de baunilha e amêndoas
(adaptado do A Cozinha Caseira de Annabel)

Para a massa:

- 1/2 xícara  de água
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (usei essência de coco)
- 2 ovos grandes (eu precisei de 3, os ovos eram de tamanho médio)
- 1/2 xícara de amêndoas em lascas (usei moídas)
- morangos frescos a gosto

Para o creme de baunilha

Leve ao fogo médio, 1 litro de leite, 1/2 lata de leite condensado, 2 gemas peneiradas, 4 colheres (sopa) de amido de milho (maisena) e sementes de 1/2 fava de baunilha*, mexendo sempre até que engrosse e fique um mingau bem firme.Cubra com papel filme bem junto a superfície para que não forme uma película grossa sobre o creme e reserve.
*Se não encontrar a baunilha em fava, use a essência de sua preferência, ou ainda, raspas de laranja ou limão, que também acrescentam sabor e aroma ao creme.

Modo de preparo da massa :

Em uma panela, coloque a água e a manteiga, leve ao fogo médio e mexa até que a manteiga derreta totalmente, junte a farinha de trigo de uma só vez e misture por cerca de 2 minutos, a farinha precisa cozinhar, inicialmente vai empelotar, para depois formar uma massa única.
Leve essa mistura à batedeira (espere esfriar um pouquinho), adicione o açúcar, a baunilha e os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.A massa deve ficar densa e ao levantar o batedor a mistura deve se partir ao invés de formar um fio contínuo de massa (comece com os 2 ovos, se a massa estiver muito grossa, junte mais 1 ovo pequeno, ou junte colheradas do ovo ligeiramente batido, até que chegue na textura desejada).
Forre uma assadeira rasa com papel manteiga, usando um lápis, marque o tamanho do círculo que quer formar, despeje colheradas uma ao lado da outra até fechar o círculo.
Com ajuda de um garfo, esparrame a mistura formando um anel largo, as linhas formadas pelo garfo impedem que a massa se quebre dos lados.
Salpique as amêndoas por cima e leve ao forno a 200ºC por 12 minutos, então reduza o calor para 180ºC e asse por mais 15 minutos ou até ficar dourado.Desligue o forno e deixe por mais 15 minutos.
Corte a rosca ao meio, como um grande biscoito para rechear, espalhe o creme sobre uma das partes (seja generosa!rsrsr) distribua os morangos cortados em fatias sobre o creme e cubra com a outra metade da rosca.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.



O resultado é uma sobremesa linda, leve, deliciosa e gratificante!



Um adorável final de semana a todos!

7 comentários:

  1. Bom dia querida!
    Bom demais iniciar o dia com estas lindas imagens!
    Nunca fiz esse tipo de rosca, amo experimentar novas receitas
    essa vai p/ a minha lista, a massa e o recheio são maravilhosos
    deu água na boca, loucura...loucura...hummmmmmm!

    Beijos, aproveite seu fds ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina, que rosca linda e diferente, com este recheio maravilhoso deve ter ficado mesmo uma delicia!
    Feliz fds!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Cris querida, sempre quando ia a uma doceria perto de casa o primeiro doce que me chamava a atenção eram as carolinas recheadas. Adoro, mas nunca tentei me aventurar a fazer, pois me parece tão difícil, mas vc falando parece tão fácil!!!. Ficou linda sua rosca, perfeita e com esse recheio está da pontinha da orelha. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que sobremesa mais chic, Cristina! E , o melhor, deliciosa!
    Muito obrigada pelos comentários carinhosos lá no Simples Assim. Você sempre me emociona.
    Bj e linda semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oh que delicia e esse creme maravilhoso!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Cris,
    Adorei sua receita, adorei tanto que me aventurei a fazer...Não é complicada, fica uma delíca e uma apresentação surpreendente.....
    Acrescentei o creme de limão seciliano que deu um toque especial!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!