sábado, 14 de dezembro de 2013

Cookies Bolas de Neve (de Limão Siciliano)



Sabe quando bate uma vontade de comer uma coisinha gostosa tarde da noite e você vai para cozinha sem pensar na hora que marca o relógio?! Pois foi isso que me levou a fazer esses biscoitinhos que vi há tempos no maravilhoso Pecado da Gula, da Akemi (aliás estou com saudades dela e das suas delícias!).
Os cookies são muito, mas muito simples de fazer e ficam prontos rapidamente, então se você está muito atarefada pela chegada do final do ano, experimente esses, além de simples e saborosos, são graciosos para presentear!

Cookies bolas de neve (de limão siciliano)

- 1/2 xícara menos 1 colher (sopa) de manteiga - 90g
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- raspas de 1 limão siciliano pequeno - ou o sabor que você quiser acrescentar, raspas de laranja, essência de baunilha, chocolate em pó, nozes moídas
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:
Unte e enfarinhe uma assadeira ou forre com papel manteiga.
Derreta a manteiga no microondas, junte o açúcar e mexa bem até dissolver.
Acrescente a farinha peneirada, as raspas de limão* e com as pontas dos dedos misture até formar uma massa uniforme, procure não sovar
Faça bolinhas (pouco maiores que uma bolinha de gude - mesmo que fique parecendo uma farofinha, é fácil fazer as bolinhas, amasse bem não palma da mão cada cookie, para depois enrolar, aí ele não esfarela) e distribua na assadeira preparada.
Leve para assar por 15-20 minutos ou até que fiquem ligeiramente coradas.
Transfira para uma grade e deixe esfriar, depois de frios passe-os no açúcar de confeiteiro.
Rend. 20 unidades

*Para saborizar coloque o ingrediente escolhido junto com a farinha de trigo e amasse.No caso do chocolate, pode acrescentar 1 a 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, se a massa ficar seca junte mais um pouquinho de manteiga ou como sugeriu a Akemi, um fio de óleo ou ainda reduza a farinha de trigo.

Eu fiz com limão siciliano e ficou uma delícia!


Também quero aproveitar o ensejo da chegada do Natal para me desculpar, esse ano fiquei em falta com os que deixam comentários aqui no blog, praticamente não respondi a ninguém e deixei de retribuir algumas visitas que carinhosamente estiveram aqui pela primeira vez e me convidaram a conhecer seus cantinhos.
Me perdoem!
Saibam que todos sem exceção, alegram meus dias e me dão ânimo para tentar melhorar minha cozinha todos os dias, que para mim é reflexo da minha vida...meus sinceros agradecimentos!



Desejo a todos um ótimo final de semana e que tudo trascorra com tranquilidade e paz na semana que antecede a chegada do Menino Jesus!

Atualização em 17/12/2013
Gostei tanto do resultado que alguns dias depois repeti a dose, só que agora fiz duas receitas (separadas), uma saborizei  novamente com raspas de limão e a outra com nozes moídas.
Ficaram igualmente deliciosas!


Bjs e até a próxima!

13 comentários:

  1. Carinha de coisa gostosa né amiga?
    E de preparo fácil, fácil
    Um boa companhia pra madrugada...rsss
    Beijo, bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Cris estes cookies ficaram u encanto, diriamos mesmo de bolinhas de neve, beijos !!!

    ResponderExcluir
  3. Cristina querida,
    que biscoitinhos mais lindos!
    Pela receita ficaram irresistíveis, amei!


    Beijinhos, fique com Deus ♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Querida Cristina
    Que delicia esse cookies! Adoraria experimentá-los, pois gosto de tudo feito com limão siciliano!
    Não se desculpe, pois manter um blog, comentar e ainda por cima ter outras mil coisas fora internet não é nada fácil! Se ficar um peso acaba o prazer, então o melhor é fazer o que tiver ao teu alcance.
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Adoro essas bolinhas, aliás sou doida por elas...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristina, que lindos cookies, amo o aroma e o sabor do limão siciliano... devem ficar deliciosos!
    Um feliz Natal e ano novo, repleto das bençãos de Deus!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Hummm que delicia Cris, adoro cookies com limão siciliano, ficaram lindos, adorei a receita, vou levar comigo. Adorei o Papai Noel hehe. Bjos amiga uma ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Adoro coisas simples e gostosas , como esses biscoitos, Cristina.
    Òtima sugestão.
    Você soube que foi uma das vencedoras da promoção do SImples Assim com a Santa Edwiges? Parabéns! Mande seu endereço para mim para que você possa receber seu kit.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris,
    Nunca comi, mas imaginei o gostinho e minha boca ficou cheia d'água!
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  10. Lindos! Realmente uma boa dica para fazer e dar com o presente de Natal! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Cristina,
    Passei para levar alguns cookies comigo e para desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para você e toda a família. Que Deus proporcione muito amor, saúde, paz e felicidades
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Querida Cris, voltei para deixar meus votos de um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo, repleto de paz, saúde, realizações, e alegrias junto aos seus familiares. Que 2014 seja magnifico para todos nós. Beijinhos. Até 2014 miga

    ResponderExcluir
  13. Cristina minha querida,
    obrigada pela companhia e por sua amizade, gosto muito de vc,
    espero que possamos estar juntas novamente em 2014.

    DESEJO VC E A SUA FAMÍLIA UM SANTO E ABENÇOADO NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE PAZ, SAÚDE E MUITA REALIZAÇÕES!

    Bjs,
    Andréa ♥

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!