sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Clafoutis de Cereja e Chocolate Branco!


Na semana que passou vi minha amiga Josy postar uma sobremesa linda em seu blog, um clafoutis ou flognard, se assim preferir, ela fez uma versão com maçãs que estava de dar água na boca.
Fiquei encarregada de levar a sobremesa do jantar de Natal na casa de uma amiga, com a inspiração da Josy e os ingredientes certos na geladeira, fiz esse delicioso clafoutis de cerejas frescas e chocolate branco...ficou perfeito e certamente será uma das eleitas para adoçar as festas de final de ano!

Clafoutis de cerejas e chocolate branco

- 100ml de leite
- 75g de manteiga
- 170g de chocolate branco (usei 1 barra de 150g)
- 3 ovos
- 3/4 de xícara + 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1/3 xícara de açúcar refinado
- 300g de creme de leite fresco
- 150g de cereja fresca e descaroçada (aproximadamente)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Aqueça o leite com a manteiga até que comece a formar pequenas bolhas na borda, não deixe ferver.
Desligue o fogo e adicione o chocolate branco picado.Mexa até derreter.
Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, os ovos e o creme de leite fresco, misture bem e acrescente a mistura do leite.
Coloque em uma forma canelada (se não tiver, use um refratário) e distribua as cerejas por cima.
Leve ao forno preaquecido em potência mínima por 40 minutos a 1 hora, até que doure ligeiramente.
Retire do forno e deixe esfriar por uma hora na geladeira, embora considere ela ainda morna igualmente deliciosa.
Polvilhe com o açúcar de confeiteiro na hora de servir e se desejar, enfeite com cerejas frescas.



Nas duas vezes em que fiz, a massa cresceu no forno, formando algumas bolhas na superfície, não se assuste, assim que o forno é desligado, ela "murcha".
Meu filho disse que assim mesmo estava lindo! ;D


Um lindo, doce e tranquilo final de semana a todos!!

5 comentários:

  1. Cristina minha querida,
    essa receita já está na minha lista, comprei as cerejas para fazê-la.
    Quando vi na Josy fiquei encantada e vendo aqui agora que não vou perder mesmo.
    Vai ser sucesso na na Ceia de Natal, todos vão amar, hehehe!
    Suas fotos estão lindas, parabéns!

    Tenha uma semana repleta de paz, saúde e muitas alegrias junto a sua família ♥
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, só hoje consegui passar por aqui, para variar estou sempre atrasada nas minhas visitas. Fico muito lisonjeada em saber que uma das minhas receitas te inspirou a fazer essa de cerejas com chocolate branco. Com certeza ficou da pontinha da orelha. Adorei e em breve vou experimentar. Muito obrigada por mencionar meu bloguito. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu tinha separado essa receita da Josy para fazer, Cristina? Fiquei imaginando a textura e o sabor. O seu ficou lindo com cerejas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga
    Adoro clafoutis e adorei essa receita com chocolate branco!
    Pena que agora não temos cerejas:-(
    Ficarei só na vontade!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog.
    Jesus ama você. Ele esta sempre com você, nunca te deixará só.
    Salmo 5
    "DÁ ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.
    2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
    3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
    4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.
    5 Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
    6 Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
    7 Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
    8 Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
    9 Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
    10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
    11 Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
    12 Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!