sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Risoto de abóbora cabotiá assada com ervas e linguicinha!



Eu adoro risoto e são tantas razões para fazê-lo em qualquer época do ano, que aqui está mais uma opção.
Preparei essa maravilha em menos de meia hora para o almoço de um dia de semana, usei uma sobra de abóbora assada com ervas que ficou uma delícia no mesmo dia e rendeu esse prato tão saboroso no dia seguinte.

Risoto de abóbora cabotiá e linguicinha

Primeiro prepare a abóbora, eu usei uma sobra do dia anterior, mas com um pouco de antecedência é possível fazê-la no mesmo dia.
Forre uma assadeira com papel alumínio, deixando uma sobra nas laterais, reserve. Corte a abóbora cabotiá em tiras largas, mantendo a casca, espalhe os pedaços na assadeira sobre o papel alumínio, salpique um pouco de sal, coloque folhas de manjericão, sálvia, orégano seco e pimenta calabresa seca (bem pouco, pois é forte) regue com um fio generoso de azeite, cubra com a sobra do papel alumínio, vedando bem.
Leve ao forno a 180ºC e asse por aproximadamente 15 minutos, depois desse tempo, abra o papel e verifique se já está macia, deixe aberto e asse por mais 5-8 minutos.

Para o risoto, em uma panela média, coloque um fio de azeite, cebola cortada em cubos pequenos e alhos inteiros (opcional, eu adoro!), deixe fritar por alguns minutos, junte o arroz (1 xícara serve duas pessoas), misture bem e adicione 1/2 xícara de vinho branco, mexa até que evapore.
Acrescente aos poucos o caldo de legumes (quando não tenho caseiro, uso tablete mesmo) sempre aquecido em outra panela ao lado.
Mexa até que seja totalmente incorporado e vá juntando mais caldo a medida que seque o anterior.
Quando estiver na metade do cozimento, coloque a abóbora cabotiá (retire da casca com ajuda de uma colher, fica um purê), misture.
Continue o processo até que os grãos fiquem al dente, para finalizar, coloque 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora ou a gosto e 1 colher de manteiga, misture ligeiramente, tampe a panela e sirva após 3-5 minutos.
A parte, frite a linguiça defumada (tipo aperitivo) cortada em rodelas, em uma frigideira sem óleo (prefira uma antiaderente), se quiser use algumas gotas de azeite e só.
Na hora de servir, rale um pouco mais de parmesão sobre o prato e guarneça com a linguiça.

Bom apetite!!


Ótimo final de semana a todos!!

4 comentários:

  1. Eu também adoro risotos, Cristina, principalmente pela praticidade. Esse já sei quem vai adorar: minha filha, Lívia, que adora abóbora.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Ficou maravihoso esse risotto Cristina. Obrigada por sua visita ao meu blog e me deu muita felicidade saber que fez o meu bolo de azeite e que gostou. Vou esperar ansiosa para ver essa delicia!

    Beijos
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga!
    Eu tbm adoro risoto, esse tem gostinho de quero mais, receita perfeita!
    Adoro suas receitas, já estava com saudades e vir aqui.

    Desejo que Fevereiro seja um mês recheado de bençãos em sua vida junto a sua
    família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida Cris, sou louca por risotos. Tenho uma receita a publicar de risoto com linguiça e abóbora também, um pouco diferente da sua. Ficou lindo seu risoto, suculento e molhadinho como gosto. A cor ficou linda. Amei. Beijinhos miga uma linda semana

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!