sexta-feira, 24 de abril de 2015

Torta de Frangipane e Figo Fresco!


Faz tempo que queria experimentar uma receita com figo fresco, quando vi no supermercado, comprei já com a ideia de usá-los em uma sobremesa.
Na mesma semana surgiu a oportunidade, um jantarzinho na casa de uma amiga e eu, claro, fiquei responsável por adoçar a noite.
Decisão fácil por essa torta, com massa pâte sucrée, recheio de creme de amêndoas e belos figos, o resultado foi saboroso e convidativo.

Torta de frangipane e figo
(receita daqui)

Para a massa pâte sucrée:

- 125g de manteiga sem sal
- 100g de açúcar de confeiteiro
- 1 pitada de sal
- 250g de farinha de trigo
- 1/4 de fava de baunilha
- 2 gemas de ovo
- 30ml de leite

Misture todos os ingredientes delicadamente, sem sovar, até formar uma massa homogênea.Enrole com filme plástico e deixe resfriar por no mínimo 2 h.

Recheio de frangipane (creme de amêndoas)

- 250g de farinha de amêndoas - usei 175g
- 50g de farinha de trigo
- 250g de açúcar refinado - usei 200g
- 2 ovos
- 1/2 fava de baunilha

Na batedeira, misture tudo muito bem e deixe resfriar por no mínimo 40 minutos antes de usar.

Recheio de figos:

Para preparar os figos, faça uma calda com 30g de açúcar e 20ml de água, leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que engrosse um pouco.
Corte os figos maduros em quatro partes e banhe nesta calda, reserve.

Montagem:

Abra a massa com um rolo e modele em uma forma de 28cm de diâmetro por 3cm de altura.
Coloque o creme de amêndoas em um saco de confeitar (eu distribuí com uma colher) e em espiral, cubra a massa. Acomode os figos (sem a calda) e leve ao forno a 175ºC por 45 minutos aproximadamente.

Aguarde esfriar para servir.

Um excelente final de semana a todos!!


4 comentários:

  1. Adoro figos mas em doces nunca usei pois os homens cá de casa não gostam
    Essa tarte ficou linda...linda
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga!
    Eu sou amante de figos, essa torta só pode ter ficado deliciosa, amei os ingredientes!

    Bjs, bom fds! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina! tudo bem, que legal que vi seu blog de novo! eu perdi muitos favoritos por conta de uma formatação no meu pc, aí quando vejo vc aparece, vou adicionar vc de novo.
    Eu gostei muito dessa massa, vale provar...bjs
    Maura

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!