sexta-feira, 29 de maio de 2015

Nachos...minha versão!



Eu sei, eu sei...é sim uma grande gordice, mas não resisti aos apelos do meu filho que a mais de um mês me pedia para fazer nachos. Seu prazer ao comer só não foi maior que o número de vezes que me agradeceu e elogiou, então, como não atender, se o princípio do cozinhar é amar através da comida.
Tinha provado uma versão em uma lanchonete que não gostei e outra feita pelo meu irmão, essa bem mais saborosa.
Até onde pesquisei, não encontrei "a" receita típica, então fiz minha própria versão, baseada nas que experimentei.

Nachos

- 250g de carne moída 
- 1/2 pimentão verde
- 1/2 pimenta dedo de moça
- 1/2 copo de requeijão tradicional (100g)
- 1/2 copo de requeijão sabor cheddar (100g)
- 200ml de molho de tomate
- 1 colher (chá) de molho de pimenta
- fatias de queijo cheddar e queijo muçarela a gosto
- alho, cebola, sal e pimenta do reino a gosto
- usei também canela em pó, pimenta calabresa seca, orégano, folhas frescas de salsa e cominho em pó
- doritos quanto baste (usei um pacote de 200g)

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque um fio de óleo (uso de milho), refogue a cebola e o alho bem picados, junte o pimentão em cubos bem pequenos (usei apenas para agregar sabor) e deixe refogar mais um pouco.
Acrescente a carne moída, misture e tempere com o sal, a pimenta do reino, o orégano, o cominho, a pimenta calabresa e a canela em pó (esses dois últimos, só uma pitada).
Pique muito bem a pimenta dedo de moça, junte ao refogado de carne, misture e deixe até começar a fritar.
Eu gosto da carne bem fritinha, mas deixe a seu gosto, adicione o molho de tomate e a salsa bem picadinha e deixe absorver os sabores, a carne deve ficar molhadinha, mas nada de excesso de caldo.
Coloque os dois tipos de requeijão, essa quantidade também pode variar de acordo com seu gosto, se preferir coloque aos poucos e  experimente para saber se não está forte demais.
Unte ligeiramente um refratário médio, distribua doritos suficientes para cobrir o fundo, arrume a carne moída por cima e cubra com fatias de queijo cheddar e muçarela passada no ralo grosso.
Leve ao forno a 180ºC até que os queijos tenham derretido.
Sirva com mais doritos para acompanhar.

Uma das características desse prato tipicamente mexicano, é ser apimentado, por isso usei 4 tipos de pimenta no preparo, ficou picante na medida.

Excelente final de semana a todos!!
                                                                                                                                                                  

3 comentários:

  1. Olá minha amiga, bom dia!
    Adorei a sua versão, vc sempre nos surpreende com belas receitas!

    Bjs, ótimo fds junto a sua família! ♥

    ResponderExcluir
  2. Que delícia seu nachos, Cristina! Aqui em casa adoramos e de vez em quando faço para matar a vontade. Gostei muito da sua receita.
    Bj e linda semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!