terça-feira, 26 de maio de 2015

Ovo na Cocotte ao Forno...e um docinho para sobremesa!



No sábado meu filho teve um compromisso no colégio e precisou almoçar mais cedo, depois de levá-lo voltei pra casa e bateu aquela vontade de algo simples, mas diferente para sanar minha pequena fome.
Lembrei de ter visto algumas opções interessantes de ovos na cocotte e resolvi fazer minha versão, aproveitei e fiz uma opção doce para sobremesa.
Queria uma base, como uma mini tortinha e usei sobras de um pão sem glúten e sem lactose que ganhei, aliás, nunca tinha experimentado nada sem glúten, é muito bom e não deixa nada a desejar a um pão tradicional, pelo menos esses daqui, feitos pela Camila, do Empório Don.

Ovo na cocotte ao forno

Corte uma fatia de pão não muito fina, com cuidado passe o rolo de macarrão sobre ela.
Unte levemente a cocotte, arrume delicadamente a fatia de pão sobre o fundo e as laterais, fazendo uma base para o recheio que escolher.
Sobre o pão distribuí 2 colheres (sopa) de antepasto de berinjela* (tinha uma sobra na geladeira), cobri com um ovo inteiro, temperei com sal, pimenta do reino moída e uma mistura de salsa e cebola desidratada, juntei  tomatinhos cerejas cortados ao meio, polvilhei queijo parmesão ralado, um fiozinho de azeite de oliva e levei ao forno a 180ºC até que as laterais estivessem douradas e a gema firme (gosto pessoal).

*Você pode usar o recheio que quiser, legumes e ovos, presunto e ovos, enfim, use o que tiver à mão e seja feliz!

Opção doce com ricota e goiabada

Forrei a segunda cocotte com outra fatia de pão, coloquei cerca de 3 colheres (sopa) de ricota esfarelada, pedaços de goiabada por cima e cobri tudo com um pouco de creme de queijo minas frescal, foi ao forno junto com a versão salgada e ficou pronta ao mesmo tempo.


Ficaram ótimas, experimente, é fácil e funciona como uma refeição em horas preguiçosas!


Uma ótima semana a todos!!

5 comentários:

  1. Querida Cris, acho um encanto essa receita nas panelinhas. Nunca fiz, mas tenho muito vontade de fazer e experimentar. Deve ser delicioso, e a versão doce me deu água na boca. Duas sugestões deliciosas. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hello querida Cristina!
    Fica tão chique amiga e a apresentação do prato é muito cute, amei!
    Amei as duas sugestões, vc é 10!

    Bjs, ótima semana! ♥

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas criações simples assim, Cristina! Já vou levando comigo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Uau Cristina, fui lendo o modo de fazer das duas receitas e automaticamente fui salivando - amei as duas receitas!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!