sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sopa Creme de Mandioquinha Salsa com Frango e Almeirão!



Mandioquinha salsa, batata salsa ou batata baroa, seja lá por qual nome você conheça esse tubérculo, ele tem um sabor único, suave, uma linda cor e rende pratos deliciosos.
Quando as encontro em grande quantidade, com preço acessível e qualidade no supermercado, é uma alegria culinária!rs
Usei algumas aqui e ali, mas a maior quantidade rendeu uma sopa cremosa muito saborosa, enriquecida com frango e almeirão.
O almeirão levemente amargo, fez um contraste muito bom com o sabor suave da mandioquinha e o frango bem temperado com alho e açafrão, trasformaram uma simples entrada em prato principal na minha mesa.
Peço desculpas antecipadamente por não colocar medidas ou quantidades em algumas receitas, principalmente pratos salgados, comidas do meu dia a dia, faço mesmo a olho. Sorry.

Sopa creme de mandioquinha salsa com frango e almeirão

Descasque a mandioquinha salsa (uso o mesmo método que da cenoura, apenas passo a faca, raspando a casca), lave e pique em cubos pequenos ou rodelas.
Em uma panela, aqueça um fio de óleo, frite cebola e alho picados a gosto, junte a mandioquinha e deixe refogar por dois minutos. Cubra com água fervente, tempere com sal, pimenta do reino e cominho em pó, deixe cozinhar com a panela semi tampada.
Enquanto isso tempere pequenos filés de frango com uma pastinha de alho, sal e pimenta do reino, uma pitada de açafrão, suco de meio limão e um fio de azeite de oliva.
Em uma frigideira doure os filés em um fio de óleo ou manteiga, reserve.
Corte o almeirão em tiras finas (chiffonade), salpique um pouquinho de sal e leve para a mesma frigideira que dourou o frango (eu só empurrei os filés para o lado e juntei o almeirão), na hora de servir, aqueça novamente a frigideira e dê um "susto" no almeirão (minha mãe dizia isso, rs).
Quando a mandioquinha estiver cozida, bata todo o conteúdo da panela no liquidificador (cuidado com o líquido quente, por favor), até que a mistura fique homogênea e cremosa, se achar necessário acrescente água para que fique com a textura desejada.
Volte o creme para a panela, confira o tempero, aqueça e sirva a seguir.
Para servir, coloque a sopa creme no prato, junte um pouco do almeirão no centro e distribua filés do frango por cima, ainda pode salpicar salsa e cebolinha fresca a gosto.

;D


Um ótimo final de semana a todos!!

5 comentários:

  1. Uma sopa bem reconfortante acho nem precisa de mais nada, ficava satisfeita.
    Gostei muito
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Querida Cris, sou super fã de mandioquinha em pães, bolos, sopas, crenes etc. Ela é tão saboroso e seu aroma tbém. Gostei muito da sua sopa creme, com o frango e almeirão é uma combinação deliciosa. E com esse friozinho como vai bem né? Gostei demais. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha querida!
    Eu conheço como mandioquinha e quando está na promoção eu sempre compro pois
    o preço é meio salgado, rsrs.
    A tua sopa ficou com uma cor linda e o aspecto delicioso!

    Bjs, ótimo fds junto a sua família! ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro mandioquinha, Cristina,pena que custe tão caro. Essa sopa é uma tentação, vou logo , logo experimentar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!