terça-feira, 28 de julho de 2015

Rosca Doce Recheada com Geleia e Frutas Cristalizadas!


Será alguém capaz de dizer que não gosta de pão doce, será?!
E se for assim, uma rosca linda, recheada, perfumada e saborosa como a que a bela e talentosa Léia fez, não tem como resistir...eu não resisti!
Fiz algumas adaptações de acordo com minha despensa, a receita original e fotos do modo de preparo você pode conferir aqui no Cucchiaio pieno.

Rosca doce recheada

- 585g de farinha de trigo
- 25g de fermento biológico fresco
- 85g de açúcar
- 120ml de leite
- 4 gemas
- 120g de manteiga em temperatura ambiente
- 400g de geleia de pêssego (usei caseira que ganhei da minha irmã)
- raspas da casca de 1 laranja
- 150g de frutas cristalizadas 
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Esmigalhe o fermento em uma tigela com 100ml de água morna, adicione 135g da farinha de trigo, cubra e deixe crescer por cerca de 30 minutos em lugar morno (costumo colocar no forno desligado apenas com a luz acesa).
Peneire 400g de farinha de trigo em uma tigela, acrescente o açúcar e a pitada de sal.Adicione 120ml de leite morno, 3 gemas, 120g de manteiga e as raspas da casca da laranja.
Trabalhe amassando bem todos os ingredientes, até obter uma massa homogênea, coloque-a em uma superfície polvilhada com a farinha restante e acrescente a massa levedada anteriormente.
Sove a massa por cerca de 15 minutos, coloque-a em uma tigela, cubra e deixe crescer por cerca de 2 horas em lugar aquecido.*

*Eu usei a mfp, fiz o processo da mesma maneira que descrito acima só que direto na cuba, apenas a parte inicial para levedar o fermento preparei em uma tigela separado e acrescentei na cuba junto com o restante da farinha, para formar a massa única. Liguei na opção sova, depois que desligou, retirei a massa e continuei o procedimento.

Sove a massa novamente, divida em duas partes, abra cada uma em um retângulo , espalhe metade da geleia (reserve um pouco para pincelar a rosca pronta) e polvilhe com a metade das frutas cristalizadas em cada uma, enrole-as como rocambole (formando dois rolos).
Corte os dois rolos em fatias altas e distribua-as em uma forma bem untada (de 26cm), uma ao lado da outra, deixando espaço para que cresçam.
Deixe crescer novamente por 30-40 minutos.
Pincele a rosca com a gema restante, misturada a 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro e 1 colher (sopa) de leite.
Leve ao forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos, depois desse tempo cubra com papel alumínio e deixe assar por mais 30-40 minutos, pode olhar na metade desse tempo, se já estiver dourada, desligue o forno.
Deixe esfriar para desenformar, polvilhe com açúcar de confeiteiro e com ajuda de um pincel de cozinha passe levemente um pouco da geleia separada anteriormente.

**Fiz metade da receita acima, usando uma forma de 20cm.

O aroma que exala da massa ainda crua já antecede o que está por vir, uma delícia!

Desejo uma excelente semana a todos!!

5 comentários:

  1. Verdade Cris quem resiste a um delicioso pão doce, e esse ficou perfeito, agrada aos olhos e claramente ao paladar. Ficou linda, e com ingredientes que adoro. Agora uma fatia no meu café da manhã seria perfeito hehehe. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    A rosca ficou tão linda que dá peninha comer!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga
    Estou sumida, pela falta de tempo e hoje quando vi um e-mail com o teu comentário fiquei super feliz!
    Rosca lembra a minha infância e sempre me conforta muito.
    Aqui na Itália eles não tem o hábito de fazê-la, então faço quando posso, para matar as saudades do Brasil!
    A tua rosca ficou linda e estou aqui salivando!
    Muito obrigada pelo carinho de sempre.
    Um grande abraço e tenha uma linda noite.
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Querida Cristina,
    Realmente é difícil não gostar de pão doce e quando é linda como essa aí não dá para resistir. parabéns por sua "obra de arte".
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!