terça-feira, 3 de novembro de 2015

Bolo de Coco e Limão para o meu Aniversário!!


Sábado, dia 31 de outubro foi meu aniversário (aqui, a bruxinha é do bem!rs), nos últimos anos, dias antes dessa data, reúno meus livros mais queridos de bolos e afins e escolho uma receita especial para preparar.
Nada muito complexo, apenas uma opção que tenha cara de festa, mas com base na simplicidade e sabor. A escolha não poderia ter sido melhor, esse bolo de coco e limão tem uma textura granulada, densa e combina perfeitamente com o azedinho do limão que aparece também na cobertura e no recheio, junto ao cream cheese, fica suave e nada enjoativo.
Servi cada fatia com orgulho e prazer! ;D

Bolo de coco e limão
(ligeiramente adaptado do delicioso Cupcakes - bolos e doces, Larousse)

- 225g de farinha de trigo - 2 xícaras, menos 2 colheres (sopa)
- 225g de açúcar - 1 xícara, mais 2 colheres (sopa)
- 225g de manteiga em temperatura ambiente - usei 200g
- 4 ovos grandes ligeiramente batidos - usei 5 médios
- 50g de coco ralado seco
- casca ralada de 1 limão tahiti
- 2 colheres (sopa) de suco de limão tahiti 

Para a cobertura:

- 100g de açúcar de confeiteiro
- casca ralada de 1 limão tahiti
- 2 colheres (sopa) de suco de limão tahiti
- 300g de cream cheese em temperatura ambiente
- 15g de coco ralado tostado para decorar
- suco de 1 e 1/2 laranjas para regar o bolo - a receita não leva, mas ficou ótimo

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma alta de 18cm e forre o fundo com papel manteiga (forrei o fundo e fiz um aumento para deixar a forma mais alta nas laterais, também com papel manteiga).
Peneire a farinha em uma tigela grande, adicione o açúcar, a manteiga e os ovos, bata até obter uma mistura homogênea. Junte o coco, as raspas e o suco de limão e misture.
Coloque a massa na forma e alise a superfície. Leve ao forno para assar por 1 hora ou até que a massa tenha crescido e ficado firme ao toque (ou faça o teste do palito). Deixe esfriar por 5 minutos na forma, desenforme sobre uma grade para terminar de esfriar. Com cuidado, usando uma faca serrilhada, divida o bolo em três camadas iguais.

Para fazer a cobertura, que também serve de recheio, peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela, adicione as raspas e o suco de limão e o cream cheese. Mexa até que a mistura comece a engrossar. Experimente e, se preferir, acrescente mais açúcar de confeiteiro (para mim, estava perfeito).
Regue cada camada com o suco de laranja, aplique o creme sobre as três camadas do bolo e sobreponha-as, uma sobre a outra. Polvilhe o coco ralado tostado por cima.


Não fiz festa, apenas arrumei a mesa e esperei que alguém chegasse...e na agradável tarde de sábado recebi pessoas queridas que vieram me abraçar, foi um dia muito feliz!


Um bolo, um espumante, uma água aromatizada, um vasinho com flores colhidas no quintal e pessoas especiais...é fácil ser feliz!


Um semana abençoada a todos!!

9 comentários:

  1. Esse bolo azedinho é dos meus preferidos.
    Parabéns pelo seu aniversário, felicidades e saúde!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo é daqueles que merece ser repetido, delicioso!!

    ResponderExcluir
  3. Cris minha querida,
    Bela comemoração, feliz de quem saboreou esta maravilha!
    Adorei a combinação dos ingredientes!
    Eu tbm não deixo o meu aniversário passar em branco, faço sempre um bolinho
    e chamo umas amigas para saboreá-lo comigo.

    Que Deus lhe abençoe sempre junto ao seu filho e seus familiares!
    Parabéns e continue sendo essa pessoa linda, talentosa e iluminada!

    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Ainda que com atraso, feliz aniversário! Que todos os seu desejos se realizem e vc seja muito feliz.
    Meu único desejo é um pedaço deste bolo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Apesar de atrasada, parabéns pelo aniversário! Muita saúde e sorte :)
    A combinação do coco com o limão é simplesmente irresistível!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Feliz Aniversário, eu fiquei com a duvida se vc bate na batedeira ??

    Bjs
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elisa! E sim, bati a massa na batedeira, mas na hora achei que à mão tbm seria tranquilo, já a cobertura e recheio foi à mão mesmo.
      Bjs

      Excluir
  7. Parabéns querida Cristina, que Deus te abençoe!
    Que delicia, este bolo amanteigado com sabor de coco e limão hummmmmm... posso imaginar o sabor que ficou, adorei!
    Uma feliz semana, bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!