segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Arroz Libanês


Sou fã da Rita Lobo, tenho dois dos seus livros e cobiço o último, por vezes assisto seu programa e tenho vontade de ir para cozinha preparar o prato imediatamente.
Essa sugestão foi uma das que me deixou com água na boca, assim que pude reproduzi aqui em casa, o resultado é tão bom quanto parece, rico em sabor e aroma, é uma refeição completa e deliciosa.

Arroz libanês

- 1 xícara de arroz
- 1/2 xícara de lentilha
- 1 filé de peito de frango
- 1 cebola pequena
- 1/2 cenoura
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 folha pequena de louro
- 1 cravo da índia
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1 pitada de açúcar
- sal a gosto
- 1 colher (chá) de pimenta síria - usei caseira*
*Para preparar sua pimenta síria, misture canela em pó, noz moscada, pimenta da jamaica, pimenta do reino e cravo em pó. Se tiver apenas os grãos, moa-os juntos, fica bem aromático.
Para servir: nozes, folhas de hortelã fresca e coalhada seca, essa última é opcional ou na falta dela use iogurte natural, foi o que fiz e gostei muito.

Preparo:

Numa tigela coloque a lentilha de molho em 1 xícara de água fervente para que amoleça e cozinhe ao mesmo tempo que o arroz.
Corte a cebola ao meio, numa das metades espete a folha de louro com os cravos e reserve o restante para o refogado. Corte a cenoura em 3 pedaços.
Numa panela coloque 1 litro de água, a cebola cravejada com louro, a cenoura, os grãos de pimenta, o filé de frango e uma pitada de sal. Leve ao fogo alto, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Corte o restante da cebola em meia lua fina e leve com o azeite para caramelizar em fogo baixo, tempere com uma pitada de sal e de açúcar, deixe cozinhar mexendo de vez em quando até que fique bem dourada, reserve.
Passado o tempo do caldo, retire o frango e deixe amornar, fica mais fácil fatiar. Guarde e aproveite a cenoura e a cebola para outra receita. Mantenha o caldo aquecido.
Assim que a cebola dourar, acrescente o arroz e misture bem. Adicione a pimenta síria, a canela e sal a gosto. Escorra a lentilha e junte ao arroz, regue com 2 xícaras (chá) do caldo, misture e aumente o fogo para médio.
Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até o arroz e a lentilha absorverem todo o caldo.
Enquanto isso corte o frango em fatias finas no sentido do comprimento do filé, leve-os para dourar numa frigideira com a manteiga, coloque as fatias aos poucos, virando-as para dourar de todos os lados.
Assim que a água do arroz secar, desligue o fogo e tampe a panela por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar em seu próprio vapor.
Toste as nozes ligeiramente em uma frigideira, deixe esfriar e pique grosseiramente.
Com um garfo solte o arroz com lentilhas, transfira para uma travessa e distribua os pedaços de frango ao redor.
Sobre o arroz coloque colheradas de coalhada seca (substituí por iogurte natural caseiro), salpique com as nozes e enfeite com folhas de hortelã. Regue com azeite antes de servir.

Preparei metade da receita original, serve bem duas pessoas.

Excelente semana a todos!!

7 comentários:

  1. Bom dia minha querida!
    Eu tbm sou fã da Rita Lobo e sua fã tbm.
    Esse arroz está lindo, ótima mistura de ingredientes impossível alguém recusar.

    Abençoada semana junto a sua família!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Parece delicioso este arroz :)
    Imagino que o programa deixe mesmo com vontade de ir cozinhar logo!
    O prato está uma maravilha.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de lentilhas logo este maravilhoso arroz me ia agradar.
    Ficou com muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Achei este arroz muito diferente e original. Ficou bem apetitoso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Londres a comida libanesa é muito popular mas tenho de confessar que nunca experimentei, esta receita deixou-me curiosa para experimentar, há uma cadeia de restaurante com uma decoração giríssima, é desta que experimento ir lá e vou com certeza experimentar esta receita, obrigada :)

    ResponderExcluir
  6. Que prato lindo, Cristina! Realmente uma refeição completa. Este prato me lembrou o mjadra, tenho muita vontade de fazer, mas infelizmente o pessoal aqui em casa não come lentilha :(
    Adorei a apresentação!
    beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!