terça-feira, 1 de agosto de 2017

Trança Doce de Iogurte e Baunilha com Amêndoas


Me digam se pão doce não é uma das coisas mais lindas e gostosas desse mundo?
Quem consegue resistir? Eu, certamente não!
Só não faço com mais frequência porque meu filho prefere pães neutros ou de sal e como somos apenas dois para comer, acabo tendo que virar uma glutona para consumi-lo todo.
Mas quase sempre rola um partilha, seja a vizinha em constante dieta, uma amiga ou o pessoal do trabalho, ninguém rejeita um bom pedaço, rs

Trança doce de iogurte e baunilh com amêndoas
(adaptada daqui)

- 250ml de leite
- 2/3 xícara de iogurte grego, usei integral caseiro
- 1/3 xícara de açúcar + 1 colher (sopa) para dissolver o fermento
- 30g de fermento fresco (2 tabletes)
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de sal
- sementes de 1/2 fava de baunilha
- 700g de farinha de trigo, aproximadamente
- 2 colheres (sopa) de leite + 1 colher (sopa) de açúcar granulado para pincelar
- 1/2 xícara de amêndoas laminadas para polvilhar
- 1 colher de mel aquecida com algumas gotas de água para pincelar após sair do forno, opcional

Preparo:
Usei a mfp para sovar. Misture o leite morno ao iogurte e bata-os com o açúcar. Dissolva o fermento em 1 colher de açúcar e junte à mistura anterior. Adicione parte da farinha, as sementes de baunilha e o sal, misture.
Aos poucos acrescente o restante da farinha até a massa ficar homogênea e formar uma bola.
Deixe levedar para crescer até dobrar de volume ou no tempo da mfp.
Divida a massa em três partes, forme rolos com cada uma e molde a trança.
Deixe crescer até dobrar de volume. Pincele com o leite misturado ao açúcar e polvilhe as amêndoas.
Leve assar a 180ºC por 25-30 minutos ou até dourar.
Pincele com o mel.


Rende uma trança gigante, rs...se preferir faça duas médias. ;D

Uma doce e feliz semana a todos!

6 comentários:

  1. que trança magnifica, esse interior bem fofinho e depois a parte bem gulosa por fora...adoro..deve ser de devorar.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. ficou mt bonita e fofinha eu tb gosto mt mas agora esta mt calor ehheh adorei bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga querida!
    Eu também acho pão doce a coisa mais linda e irresistível que existe.
    Uma pena que engorda e o meu filho tbm prefere pães neutros.
    Eu sou amante de pães doces, o teu ficou um espetáculo de lindo e irresistível!

    Que Agosto seja um mês de muitas bençãos pra vocês!
    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. Adoro esta trança e costumo faz~e-la também, só que não costumo usar iogurte. Para a próxima tenho de experimentar com ele.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. G'zuz! Uma coisa tão gostosa só pode ser pecado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gosto imenso de pão doce e esta trança ficou perfeita. Parabéns! beijinhos

    Convido-te a visitares o meu espaço
    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!