terça-feira, 12 de setembro de 2017

Cuca Alemã de Uva


Adoro quando preciso aproveitar algum ingrediente que tenho em casa e acerto na escolha da receita.
Essa foi perfeita, uma massa com fermento biológico que cresceu lindamente, muito macia e perfumada, fazendo um delicioso par com essas pequenas uvas pretas e sem semente e com a farofa crocante. No meio do preparo, já identifiquei que daria muito certo e fiquei imaginando as próximas combinações de recheio, coisa de gente gulosa!rs

Cuca alemã de uva
(um tiquinho adaptada daqui)

- 500g de farinha
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1/2 xícara de manteiga amolecida
- 1 e 1/2 xícara de leite morno
- casca ralada de 1 limão
- 8g de fermento biológico seco
- 2 cachos de uva pequenos lavados e secos, usei uma pequena uva preta sem semente

Para a farofa:

- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/3 xícara de manteiga amolecida
- 2 colheres (sopa rasa) de creme de leite
- raspas de 1 limão
- 1 colher (chá) de canela em pó, usei noz-moscada ralada
- 1 pacotinho de açúcar de baunilha, não usei
Misture todos os ingredientes, soltando com as pontas dos dedos e empregue.

Preparo:
Unte uma forma retangular de 32x22cm.
Em uma pequena tigela misture o leite morno, o fermento e o açúcar. Misture as raspas de limão à farinha, esfregando com as mãos para liberar o aroma do limão.
Na batedeira, bata os ovos e a manteiga, adicione a farinha e bata novamente em velocidade baixa.
Junte a mistura do leite aos poucos, usando o gancho para bater.
Bata até formar uma massa homogênea, porém ainda mole e grudenta.
Cubra e deixe crescer por 1 hora.
Despeje a massa na forma e com a ponta dos dedos puxe-a  para cobrir todo fundo. Distribua as uvas sobre a massa e cubra com a farofa.
Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Leve assar a 180ºC por 20-25 minutos ou até firmar e dourar.





Excelente semana a todos!!

5 comentários:

  1. Que aspeto magnifico, comia agora mesmo uma fatia.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  2. Que massa maravilhosa amiga, a minha vontade é de colocar a minha mfp pra trabalhar agora mesmo, as fotos estão lindas e irresistíveis!

    Excelente semana junto a sua família!
    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Sou muito gulosa para doces, mas estou tentando me manter longe, ando engordando só de olhar. Pronto, engordei 3 kg só de olhar esta cuca!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Cristina,
    Que cuca mais linda, é um dos meu bolos favoritos, minha mãe sempre fazia esta cuca de uva, o sabor e o aroma hummmmmmm... delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!