terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Bolo de Chocolate e Iogurte com Casquinha Crocante


Tenho uma lista imensa de desejos culinários para as festas de Natal e pouquíssimo tempo para colocá-los em prática. Acabarei recorrendo àquelas já provadas e aprovadas para não ter "desastres" de última hora, que deixam as cozinheiras uma pilha de nervos!
Enquanto isso, ainda é preciso ter bolo para adoçar os dias, que tal incrementar o prático bolo de iogurte com chocolate em barra, o sabor fica suave e forma uma casquinha crocante deliciosa.

Bolo de chocolate e iogurte com casquinha crocante

- 1 xícara (de 240ml) de iogurte natural, usei caseiro
- 1 e 1/2 xícara de açúcar, usei cristal
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 4 ovos
- 2/3 xícara de óleo
- 1 colher (chá) de essência de baunilha, opcional
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 170g de chocolate em barra, usei ao leite

Preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte bem e enfarinhe uma forma redonda de 23cm, reserve.
No liquidificador, bata os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar, a baunilha e a farinha de trigo até ficar homogêneo.
Acrescente o fermento e pulse algumas vezes para misturar.
Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria. 
Com o liquidificador ligado, despeje o chocolate derretido aos poucos, deixe bater rapidamente, desligue e se necessário, termine de misturar à mão.
Coloque a massa na forma preparada e leve assar por 45-50 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.
Deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar.

Meu bolo repousa sobre um lindo prato de papai noel, arte e herança carinhosa da minha mãe e para completar a foto, um jogo americano com tema de Natal, presente de uma amiga especial.

Uma semana abençoada a todos!!

18 comentários:

  1. Que belo bolinho mesmo fofinho por dentro e a parte de cima crocrante hummm deve estar tão bom....


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    Que prato mais lindo, uma verdadeira obra de arte da sua mãe! Eu adoro os bolos assim mais simples, pra mim são os melhores!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oslaine, é parte do trabalho dela que guardo com carinho.Obrigada!
      Bolinhos simples caem sempre muito bem.;)
      Bjs

      Excluir
  3. Hello, minha querida!
    Receita simples que tem um resultado delicioso!
    O prato é lindo, eu também tenho algumas relíquias que a minha mão me deu.

    Um grande beijo, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São guardados com carinho imenso né amiga.
      Bjo e obrigada!

      Excluir
  4. Uma receita de dar agua na boca, gostei muito da sugestão.
    Lindo o prato de sua mae ♥

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amei seu site so tem receitas maravilhosa vou fazer todas obrigada por nos compartilhar essas
    maravilhas receitas?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cristina!
    Além do bolo com carinha de gostoso, ainda tem esse prato com lembranças afetivas. Natal mexe muito com os sentimentos. Adoro essa época!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ficou um bolo bem bonito e os adereços também são lindos! Já cheira a Natal por aqui.
    Bjn e votos de um feliz Natal
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora está mesmo bem perto Márcia!
      Feliz Natal pra vc tbm!Bjo

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!