quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Almôndega Recheada com Muçarela de Búfala ao Molho de Tomate e manjericão

Fazia um bom tempo que eu não preparava almôndegas em casa, nesse dia me bateu uma vontade de algo bem suculento e saboroso, sem muito trabalho, claro.
Um arroz branco e uma salada verde é tudo que você precisa para acompanhar esse prato. Fiz as almôndegas na Air Fryer, o que economizou tempo e as deixou mais saudáveis, já que usei apenas um fiozinho de azeite para bezuntá-las, mas acredito que funciona bem sem nada.

Almôndega recheada com muçarela de búfala ao molho de tomate e manjericão

- 350g de carne moída, usei patinho
- 1 ovo pequeno
- 1/4 xícara de farinha de rosca, usei caseira
- sal, pimenta-do-reino, orégano, cominho e canela em pó a gosto
- 1/2 cebola bem picadinha ou passada no processador
- 50g de muçarela de búfala em bolinhas
- molho de tomate caseiro o suficiente para cobrir as almôndegas
- folhas manjericão a gosto
- azeite de oliva qto baste

Preparo:
Misture a carne moída com o ovo, a farinha de rosca, os temperos e mexa tudo muito bem, eu gosto de usar as mãos, apertando bem a carne com os temperos.
A mistura da carne deve ficar com uma liga suficiente para formar bolinhas, mas se manter úmida e macia. Forme bolinhos do tamanho desejado, aperte o centro e coloque um pedaço médio de muçarela, feche bem para não vazar ao fritar ou assar. Repita até terminar a carne.
Aqueça sua air fryer* (a minha é Mondial) por 5 minutos a 180ºC, regue as almôndegas com um fiozinho de azeite, dê uma misturada para que todas fiquem ligeiramente bezuntadas e distribua-as na cuba da fritadeira. Marque 10 minutos, a cada 5 minutos mexa um pouco os bolinhos para que fritem por igual. O tempo total vai depender de como você prefere a carne, eu sempre gosto mais "chegadinha", só não deixe que fiquem muito secas.
Enquanto isso prepare seu molho de tomate lindão e suculento, use tomates bem maduros sem casca e sementes ou polpa em lata. Junte folhas de manjericão durante o preparo e reserve algumas para finalização. Quando as almôndegas estiverem prontas, mergulhe-as no molho e deixe que cozinhem em fogo baixo por no mínimo 15 minutos.
Junte mais folhas de manjericão e regue tudo com um fio de azeite no momento de servir.

*As almôndegas podem ser fritas em óleo, mas não recomendo, já que pode-se conseguir um ótimo resultado na air fryer ou caso não tenha uma fritadeira, asse-as numa assadeira ligeiramente untada, virando-as na metade do tempo para que dourem por igual.

Bom apetite!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!