quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Almôndega Recheada com Muçarela de Búfala ao Molho de Tomate e manjericão

Fazia um bom tempo que eu não preparava almôndegas em casa, nesse dia me bateu uma vontade de algo bem suculento e saboroso, sem muito trabalho, claro.
Um arroz branco e uma salada verde é tudo que você precisa para acompanhar esse prato. Fiz as almôndegas na Air Fryer, o que economizou tempo e as deixou mais saudáveis, já que usei apenas um fiozinho de azeite para bezuntá-las, mas acredito que funciona bem sem nada.

Almôndega recheada com muçarela de búfala ao molho de tomate e manjericão

- 350g de carne moída, usei patinho
- 1 ovo pequeno
- 1/4 xícara de farinha de rosca, usei caseira
- sal, pimenta-do-reino, orégano, cominho e canela em pó a gosto
- 1/2 cebola bem picadinha ou passada no processador
- 50g de muçarela de búfala em bolinhas
- molho de tomate caseiro o suficiente para cobrir as almôndegas
- folhas manjericão a gosto
- azeite de oliva qto baste

Preparo:
Misture a carne moída com o ovo, a farinha de rosca, os temperos e mexa tudo muito bem, eu gosto de usar as mãos, apertando bem a carne com os temperos.
A mistura da carne deve ficar com uma liga suficiente para formar bolinhas, mas se manter úmida e macia. Forme bolinhos do tamanho desejado, aperte o centro e coloque um pedaço médio de muçarela, feche bem para não vazar ao fritar ou assar. Repita até terminar a carne.
Aqueça sua air fryer* (a minha é Mondial) por 5 minutos a 180ºC, regue as almôndegas com um fiozinho de azeite, dê uma misturada para que todas fiquem ligeiramente bezuntadas e distribua-as na cuba da fritadeira. Marque 10 minutos, a cada 5 minutos mexa um pouco os bolinhos para que fritem por igual. O tempo total vai depender de como você prefere a carne, eu sempre gosto mais "chegadinha", só não deixe que fiquem muito secas.
Enquanto isso prepare seu molho de tomate lindão e suculento, use tomates bem maduros sem casca e sementes ou polpa em lata. Junte folhas de manjericão durante o preparo e reserve algumas para finalização. Quando as almôndegas estiverem prontas, mergulhe-as no molho e deixe que cozinhem em fogo baixo por no mínimo 15 minutos.
Junte mais folhas de manjericão e regue tudo com um fio de azeite no momento de servir.

*As almôndegas podem ser fritas em óleo, mas não recomendo, já que pode-se conseguir um ótimo resultado na air fryer ou caso não tenha uma fritadeira, asse-as numa assadeira ligeiramente untada, virando-as na metade do tempo para que dourem por igual.

Bom apetite!!


6 comentários:

  1. Adoro almondegas e se tem recheio então melhor ainda.
    Tem mesmo aquele aspecto de quero mais...
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Uma bela sugestão esta, Cristina. Nunca me tinha lembrado de fazer almondegas na Air fryer ( tenho a Actifry que suponho seja parecida), mas da próxima vou experimentar,
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, obrigada! Experimente, acredito que vá gostar do resultado.
      Bjo

      Excluir
  3. O molho ficou maravilhoso, almôndegas são bem vindas sempre!
    Levo a sua receita, xonei ♥

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!