quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Bolo de Reis de Fermentação Natural

Feliz Ano Novo!!
Para dar início as postagens em 2019 trago alegremente (apesar do atraso aqui no blog) uma receita de Bolo de Reis, aliás, meu primeiro. Sempre quis preparar um bolo de reis para o dia 06 de janeiro, mas por um motivo ou outro, nunca deu certo. Dessa vez consegui não só me programar, mas ainda usar um ingrediente que tem me trazido muita alegria na cozinha, o fermento natural!
As receitas mais tradicionais levam fermento biológico, são massas que levedam como pães, recheado com frutas e belíssimas coberturas. Depois de ler dezenas de receitas, optei por adaptar uma receita que já estava no blog, uma trança doce de laranja, linda, perfumada e muito saborosa.
O resultado não poderia ter sido melhor, um bolo de reis digno de uma comemoração, macio, perfumado, gulosamente recheado com frutas, coberto com amêndoas laminadas e uma chuva densa de açúcar de confeiteiro.
Se não tem o fermento natural e quiser preparar com o fermento biológico, a receita está aqui.


Bolo de reis de fermentação natural

- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 ovo + 1 gema
- 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1/2 xícara de suco de laranja
- 1/4 xícara de farinha de casca de laranja
- 1/2 xícara de açúcar refinado
- 1 colher (café) de sal
- raspas de 1 laranja
- água para sovar, se necessário
- 120g de fermento natural (levain) 
- frutas cristalizadas a gosto, usei pêssego, laranja, limão e cidra, delicinhas que trouxe do mercado municipal de Ctba
- uvas-passas brancas e escuras a gosto
- 1/2 xícara de suco de laranja + 2 colheres (sopa) de licor amaretto (o licor é opcional) para hidratar as frutas
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
Usei a mfp para sovar. Coloque todos os ingredientes na cuba, menos a água (use somente se precisar), escolha a opção "massa" e após os primeiros minutos, observe. Se a massa estiver muito seca e não conseguir agregar toda farinha, junte um pouquinho de água, vá pingando devagar até formar uma bola homogênea e lisa. Ao final do tempo de sova, desligue e retire a massa da cuba (se estiver usando fermento biológico o procedimento é diferente, lembre-se, aqui estou usando fermento natural).
Deixe a massa descansar coberta com filme plástico (eu coloco a massa em uma tigela grande untada e envolvo com um saco plástico próprio para alimentos). A minha precisou de 8h de descanso.
Depois desse tempo, enfarinhe ligeiramente a bancada, abra a massa com as mãos, com cuidado, sem esticar demais, até o tamanho desejado (a minha ficou com cerca de 40x30cm). Distribua as frutas* já escorridas e secas, enrole como rocambole e una as pontas formando um cículo.
Coloque numa assadeira untada, cubra com saco plástico e deixe levedar para crescer, a minha ficou de um dia para o outro, cerca de 2h em temperatura ambiente (TA), 10h na geladeira e mais 1h em TA antes de assar. Pincele com manteiga derretida, distribua as amêndoas laminadas e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que doure.
Pincele com geleia de sua preferência (usei de damasco com um pouquinho de água). Nesse ponto foi meio complicado, as amêndoas soltavam ao passar o pincel, mas com cuidado deu certo.
Espere esfriar e polvilho generosamente com açúcar de confeiteiro.

*Para preparar as frutas, misture o suco de laranja com o licor, coloque as frutas picadas em cubos pequenos e as passas numa tigelinha e cubra com a mistura. Deixe hidratar por no mínimo 4h. Na hora de usar, passe as frutas por uma peneira, escorrendo bem, seque-as com pano limpo ou papel toalha, tirando todo excesso de líquido residual antes de empregar.


Que 2019 seja leve, doce e iluminado! 

4 comentários:

  1. Olá Cristina: ficou lindo o teu bolo-rei. Com este fermento natural, o bolo parece bem fofinho e deve ser muito bom. Nunca experimentei, mas fico sempre com vontade ao ver os teus maravilhosos pães.
    Bjn e votos de um feliz ano novo
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia, feliz ano novo pra vc tbm!O fermento natural é sempre uma surpresa e tem me deixado bem contente com os resultados.
      Bjo

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!