Minha mãe preparava maionese praticamente todos os domingos para o almoço em família, ela fazia um processo todo cuidadoso, creme com gema cozida, azeite, vinagre e tal...ficava deliciosa!
Eu sou mais preguiçosa, como não consigo reproduzir o capricho da minha mãe na receita, eu faço uma "falsa" maionese, uma sugestão de acompanhamento para o frango ou as carnes assadas do fim de semana.
Cozinhe batata, cenoura e ovos na quantidade que desejar, eu gosto de deixar na geladeira de um dia para outro, com os ingredientes frios a salada já estará na temperatura ideal para consumir quando for preparada.
Pique a batata, a cenoura e os ovos (uso a clara e a gema), adicione azeitona e cebola picadas a gosto, junte tomates picado sem sementes, tempere com sal e pimenta do reino*.
Regue com um fio de azeite extra virgem, acrescente creme de leite e de maionese a gosto, até atingir a textura desejada, misture bem.
Reserve na geladeira até a hora de consumir.
*Gosto de adicionar cheiro verde, mas nesse dia estava sem.
Acompanhou muito bem meu assado de pernil.
Uma excelente semana a todos!
Cristina minha querida,
ResponderExcluira minha mãe está aqui em casa passando uns dias comigo estou
aprendendo muitas receitinhas saborosas com ela.
Imagino as delícias que sua mãe te ensinou, como essa salada linda e tentadora.
É bom aprender com nossas mães. Sei que a sua deixou ótimas lembranças e ótimos
aprendizados além da saudade.
Um grande beijo,
Andréa
Gostei do aspecto, Cristina. Ainda bem que apenas 10 horas da manhã. Se fosse mais tarde, meio, eu ficaria com água na boca. Um abraço. Tenhas uma linda semana.
ResponderExcluirHummm Cristina, de maionese eu não sou muito fã, mas esse pernil está com um aspecto ótimo!!!
ResponderExcluirSomos quase vizinhas, moro em Guaraniaçu, mas estou sempre em Cascavel! Hehehe Temos que combinar um dia de tomar um chá! =)
Beijinhos e uma ótima semana!
http://www.receitaesperta.com.br/
Olá Cristina!!!! Somos duas fãs de praticidade! rsrs
ResponderExcluirMinha mãe é daquelas que passa dias dobrando massa folhada para fazer croissants! Este gene não veio comigo! rsrs
Adorei a receita, a apresentação ficou linda! Beijos e boa semana!!! =)
Oi Cristina,
ResponderExcluirmaionese sempre foi uma tradição nos almoços de domingo da casa da minha mãe, a sua salada ficou com um aspecto delicioso, adoro!
Boa semana, bjs!
que delicia querida ja amei logo de cara porque amo carne de suino ..amei esta perfeita a cor e a consistencia .parabens bjus doces
ResponderExcluirUai, deixei um comentário aqui e ele sumiu? será?
ResponderExcluirOlá querida Cris, minha mãe tbém seguia esse ritual. Todos os domingos ela fazia questão de fazer maionese caseira, bem caprichada e muito saborosa. Até hoje não consigo fazer como a dela, era tão gostosa! A sua ficou linda do jeito que gosto. Adoro maionese. Beijinhos
ResponderExcluirAdoro essas maioneses caseiras, Cristina. E, olha só a coincidência, domingo passado o almoço aqui em casa teve maionese e pernil de porco.QUe tal?
ResponderExcluirBj e ótimo dia,
Lylia
Querida Cristina,
ResponderExcluirEscrevi um comentário mais não sei se foi salvo,então cá estou eu novamente.
Adoro essas maioneses caseiras.E, olha só a coincidência: domingo passado o almoço aqui de casa teve maionese e pernil de porco.QUe tal?
Bj,
Lylia
Eu adoro saladas assim, minha mãe também fazia, apenas nas ocasiões que tinha churrasco e virava acompanhamento. Também adaptei as minhas versões, um bom punhado de hortelã picadinha dá um gostinho a mais.
ResponderExcluirbeijos