Para encerrar as publicações em 2016 trago um pão doce enrolado de canela coberto com calda de açúcar, uma delícia aromática que conforta qualquer coração.
Desejo a todos um Natal de paz e harmonia e que 2017 seja doce, muito doce!
Pão doce enrolado de canela
(da incrível Donna Hay)
- 1 e 1/4 colher (chá) de fermento seco
- 1/3 xícara de leite morno
- 1/4 xícara de açúcar
- 3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
- 1/3 xícara de crème fraîche, usei iogurte natural caseiro
- 2 ovos
- 125g de manteiga sem sal amolecida
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres (chá) de canela em pó
- manteiga extra para pincelar
Para o glacê: 1 xícara de açúcar de confeiteiro, 1/4 de xícara de crème fraîche (usei iogurte natural) e 2 colheres (chá) de leite
Preparo:
Misture o fermento, o leite e 2 colheres do açúcar refinado, deixe descansar por 5 minutos.
Depois acrescente a farinha, o sal, o iogurte, os ovos, a manteiga e o restante do açúcar refinado e misture. Usei a mfp para sovar. Para fazer à mão sove por cerca de 10 minutos, deixe crescer em local aquecido até dobrar de volume.
Misture o açúcar mascavo com a canela em pó.
Divida a massa em duas partes, abra cada parte com o rolo formando um retângulo, pincele com manteiga e polvilhe com a mistura de açúcar e canela. Corte tiras de 5cm de largura no sentido do comprimento, enrole a primeira tira como se fosse um rocambole, coloque-a em cima de outra tira e enrole novamente, aumentando o diâmetro do rolo, continue até que termine todas as tiras e forme um rolo grande, se precisar achate um pouco o centro com a palma da mão, repita com a outra metade da massa. Depois trasfira os rolos para uma assadeira ligeiramente untada.
Deixe crescer por 30 minutos ou até que dobre de tamanho.
Leve assar em forno preaquecido por 25-30 minutos ou até que doure.
Misture o açúcar de confeiteiro ao leite e iogurte, quando o pão estiver morno, regue com o glacê e polvilhe com mais canela (esqueci essa parte, rs).
Dias abençoados a todos, nos reencontramos em 2017!!
🔔🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄