terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bolo de Chocolate, Pera e Laranja!




Depois de vários pratos salgados, o que não é comum por aqui, estava louca por um bolinho.
Algumas peras "passando" do ponto, me deram a dica do caminho a seguir, me veio a memória a foto desse bolo, a escolha não poderia ter sido melhor, a textura e o sabor dessa combinação foi uma grata surpresa.
Vou me ausentar por alguns dias, deixo vocês com essa delícia! Volto logo!!


Bolo de chocolate, pera e laranja

- 175g de manteiga em temperatura ambiente
- 175g de açúcar
- 3 ovos batidos
- 125g de farinha de trigo
- 25g de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de suco de laranja 
- raspas de 1 laranja
- 2 peras descascadas e em fatias
- açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)
- tiras da casca de 1 laranja (opcional, mas recomendo)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC.Forre o fundo de uma assadeira de 18 x 28cm com papel manteiga e unte as laterais.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até a mistura ficar leve e aerada.Comece a adicionar colheradas alternadas de ovo batido e da farinha, batendo até obter uma mistura uniforme.
Misture o cacau, as raspas, o suco de laranja e por último o fermento.Despeje a massa na assadeira preparada, nivele a superfície.
Corte as peras em fatias longas e finas, coloque sobre a massa lado a lado, ligeiramente inclinadas, formando duas fileiras.
Asse por 30-35 minutos, até o bolo crescer bem e o teste do palito sair limpo.
Erga o bolo pelo papel, retire o papel, polvilhe o açúcar e salpique as tiras de laranja.

A receita foi adaptada do Culinária de Todas as Cores - 200 Receitas Incríveis de Bolos e Biscoitos.
Na foto que ilustra o livro, as peras ficam aparentes formando um bonito desenho na superfície do bolo, embora minhas frutas tenham afundado, o que a princípio me deixou chateada, o resultado foi um bolo fofíssimo, as peras cozidas ficam tenras e suavemente adocicadas e o resultado é muito, muito saboroso...aprovadíssimo!


Desejo dias abençoados a todos!!

7 comentários:

  1. Olá minha querida!
    Um bolinho é bem vindo sempre aqui em casa está sempre presente à mesa e todo
    mundo adora, rsrs.
    Esse dever ter ficado uma delícia, as fotos estão de babar, adorei!

    Desejo que o mês de Setembro seja recheado de muitas bençãos pra vc e sua família!
    Bjs ♥=♥

    ResponderExcluir
  2. Hummm Cristina, que delícia de bolo! Adorei a mistura desses ingredientes, bem diferente.

    Beijinhos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, Cristina! Estou com água na boca!
    Um abraço. Tenhas uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  4. Uau amiga que delicia de bolo, adoro peras em bolos. Chocolate, laranja e pera só pode ter dado uma mistura acertada. As fotos estão lindas, e imagino o sabor dessa delicia.Bjos Cris, até a volta, bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Hum! QUe bolo mais diferente, Cristina! Como você sabe, adoro bolos e esse vai comigo para ser feito na primeira oportunidade.
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Querida,
    passando pra lhe desejar uma ótima noite e lhe deixar um beijinho!
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
  7. Huuuuuuummmmmm... Como é gostoso vir até seu Blog.
    Peço desculpas por estar tanto tempo sem trocar uma palavra, mas estou super ocupada com trabalho e cursos, e quase não sobra tempo nem mesmo para fazer as postagens no Blog... Todavia, estou tentando me organizar para que isso não ocorra mais.
    Abençoados os que possuem Amigos, os que têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, não se vende... Amigo a gente sente. (Machado de Assis)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!