terça-feira, 9 de junho de 2015

Pãezinhos de Leite!


Pãozinho perfeito para o lanche da tarde, cada um arranca um gomo e se delicia com o recheio que preferir, manteiga, requeijão, geleia, frios ou até assim, purinho.
Ligeiramente adocicado e muito macio, leva ingredientes básicos e é bem simples de preparar, então vamos lá, mão na massa!

Pãezinhos de leite
(ligeiramente adaptado daqui)

- 330ml de leite integral
- 65g de manteiga sem sal
- 3 colheres (sopa) de açúcar cristal
- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de sal
- 650g de farinha de trigo (usei 540g)

Para pincelar os pãezinhos:
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de leite integral

Modo de preparo:

Eu usei a mfp para sovar, mas o método de preparo foi o mesmo da forma tradicional.
Coloque metade do leite em uma panelinha e leve ao fogo até que comece a ferver.Retire do fogo, junte a manteiga e o açúcar e misture até a manteiga derreter. Acrescente o leite restante e aguarde a mistura ficar morna para despejá-la na tigela da batedeira ou em uma tigela se for sovar à mão ou se for usar a mfp como eu fiz, coloque a mistura na cuba da máquina.
Junte o fermento biológico, misture bem com um garfo para dissolvê-lo e aguarde uns 5 minutos ou até que a mistura espume (o meu ficou 8 minutos).
Adicione o ovo, a farinha e o sal, misture com o batedor gancho da batedeira ou à mão até obter uma massa lisa e macia, no meu caso liguei na opção 8 (massa) e deixei a máquina trabalhar.Em qualquer um dos modos de preparo que escolha, sugiro que não coloque toda a farinha de uma vez, vá juntando aos poucos, até atingir o ponto desejado.
Deixe crescer em local morninho até dobrar de volume, se fizer na mfp, deixe até terminar a função.
Unte ligeiramente uma forma de 20x30cm.
Abaixe a massa para retirar o ar, divida-a em porções iguais, eu consegui 20. Forme bolinhas com cada porção. Arrume as bolinhas de massa na assadeira untada, deixando cerca de 1cm de distância entre elas. Cubra com um pano limpo e seco e deixe crescer novamente cerca de 40 minutos.
Preaqueça o forno a 200ºC.
Em uma tigelinha, bata a gema e o leite juntos, pincele os pãezinhos com a mistura e leve ao forno por 20-25 minutos ou até que dourem bem.
Deixe esfriar na forma por 5 minutos, desenforme com cuidado.
Sirva mornos ou em temperatura ambiente.Os pãezinhos podem ser congelados por até 1 mês, deixe esfriarem completamente e guarde-os em saquinhos próprios.

Rend. 20 pãezinhos


Uma excelente semana a todos!!

6 comentários:

  1. Bom dia querida!
    Dá vontade de ir pra cozinha agora mesmo fazer estas maravilhas!
    Pães fofinhos e lindos do jeito que eu gosto!

    Bjs, ótima semana! ♥

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, desculpe minha ausência, mas a semana que meu cachorrinho ficou doente foi uma correria tremenda, e por fim, atrasou tudo, perdi muitas delicias aqui que já foram conferidas, inclusive já estou levando a receita do risoni com file mignon na manteiga, ficou de babar, e os muffins de chocolate affffff maria mãe de Deus, uma delicia. Esses pãezinhos ficaram tão lindos bem profissionais, iguaizinhos aos que encontramos nas padarias, mas com qualidade e sabor diferente. Nada como uns pãezinhos caseiros né. Adorei. Beijinhos miga e uma linda semana

    ResponderExcluir
  3. O cheiro do pãozinho chegou aqui, Cristina! Que delícia!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Cristina ficaram lindos! Estou levando a receita!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  5. Uau... pâezinhos lindos e super fofos, ótima receita, adorei!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!