terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bolo gelado de coco!



Olá, hoje foi aniversário de uma colega de trabalho...Parabéns Ana!!
Para presentear essa pessoinha que está sempre pronta para atender nossos pedidos, ouvir reclamações e até receber bronca, eu fiz um bolo gelado de assadeira!
Ela pediu um bolo e achei que esse cairia no gosto de todos...foi sucesso na década de 80 e até hoje não tem quem recuse um bolo úmido, docinho e com sabor de coco.
O tempo era escasso, então optei por deixá-lo na assadeira, regar com a calda e cobrir com coco ralado, como sugeriu o chef Álvaro Rodrigues aqui.

Bolo gelado de coco

Bolo:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar
- 200ml de leite integral em temperatura ambiente
- 75g de manteiga sem sal derretida e morna (usei margarina culinária com sal)
- 3 ovos grandes ligeiramente batidos
- 1 colher (chá) rasa de essência de baunilha (usei caseira)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal

Calda:
- 1 lata de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco (200ml)
- 600ml de leite integral

- 1 pacote de 100g de coco ralado fino para cobrir

Modo de preparo:

Em uma tigela grande peneire a farinha, o açúcar e o sal.
Em seguida faça uma cavidade no centro, adicione o leite, os ovos batidos, a manteiga derretida ainda morna, a baunilha e envolva com auxílio de um fouet até obter uma massa homogênea.Junte o fermento e envolva bem.
Distribua a massa em uma assadeira retangular (usei uma de 22x32) untada e enfarinhada em forno pré-aquecido à 180ºC até que esteja dourado e firme.

Para a calda de coco: em uma panela média, ferva os ingredientes e empregue.

 Mantenha o bolo quente na assadeira, fure-o com um garfo e regue-o com a calda de coco até que esteja bem molhado.
Por último salpique com o coco ralado seco (100g) e deixe gelar até o dia seguinte.

*Não pude prepará-lo de véspera, então deixei 1hora no freezer e na geladeira até a hora de servir.



Até a próxima...



Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Que coincidência, voce fez arroz doce e eu tbém e agora bolo gelado, o quase não deixou eu fazer nesse sábado, e fiz o de capuchino, mas ele estava em meus pensamentos e ainda está.
    Cibeli

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava muito desse bolo na minha infância, me deliciava com muuuitos pedaços na casa da minha avó.
    Fiquei com saudade vendo essa receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cibeli, faça esse de assadeira...é mais fácil e tão gostoso quanto!

    Lau V.,esse bolo é sempre delicioso!Obrigada pela visita!!
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!