segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pizza de massa de pão!!



Olá, vocês conhecem alguém que não gosta de pizza??
Tudo é possível, mas eu e minha família somos fãs dessa deliciosa massa grossa e macia ou fina e crocante, doce ou salgada, coberta com uma variação tão grande de ingredientes que eu não seria capáz de citar todos aqui.
Hoje em dia, a pizza tem o sabor que vc preferir...ou imaginar!!rs...
E a massa também pode seguir essa preferência pessoal, tanto que eu resolvi adaptar uma massa de pão do chef Álvaro Rodrigues (que copíei de uma revista à alguns anos) para fazer minhas pizzas!
Deu tão certo, que sempre estou atendendo à pedidos do filho, irmãos, sobrinhos, amigos e agora à uma leitora do blog que também quer experimentar essa saborosa pizza!

 Massa de pão

- 50g de fermento fresco (uso 3 tabletes)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 3 ovos ligeiramente batidos
- 1/2 xícara (chá) de água morna
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 50g de banha (uso 3 colheres sopa de óleo de canola)
- 750 à 800g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no açúcar, até que fique líquido.
Junte os demais ingredientes, menos a farinha e misture bem.
Adicione a farinha de trigo aos poucos, rasgando à massa com as mãos; não tenha pressa, pode não precisar de todo o trigo.
Sove bem até que a massa fique lisa e homogênea.
Deixe descansar para crescer até que dobre de volume.
Depois de crescida, divida em quantas partes quiser, dependendo do tamanho das pizzas que vai fazer.
Abra cada parte com um rolo, coloque na assadeira, distribua o recheio de sua preferência, leve ao forno pré-aquecido à 230ºC e asse até que o queijo esteja derretido ou à seu gosto.

Essa da foto foi feita apenas para mim e o meu filho, então o sabor escolhido além de fácil, atendeu ao gosto dos dois...calabresa para ele e azeitonas para mim! : )
Você define a espessura da massa, mas aconselho à não deixá-la muito fina, ela fica melhor assim...gordinha!rs...
Nesse recheio, usei um pouco de molho de tomates pronto, apenas para pincelar a massa, cobri com queijo muçarela, calabresa fatiada bem fina, azeitonas pretas, orégano e um fio de azeite para regar o centro e pincelar as bordas, que estavam recheadas de requeijão cremoso (tipo catupiry).
Para fazer a borda recheada, abra a massa um pouco maior que a forma que irá usar, faça um caminho de catupiry em toda volta e dobre o excesso de massa por cima e para dentro, pressionando com os dedos para fechar bem...pronto!
Escolha seu sabor e faça sua própria pizza, você vai adorar!! ; )

Rend. 3 pizzas médias.

Essa receita pode facilmente ser dividida, aqui eu fiz apenas um terço da receita acima e rendeu uma pizza média.


*Caso queira fazer pães, depois que dobrar de volume, divida em partes, amasse os pães no formato que preferir e deixe crescer novamente.Leve para assar em forno pré-aquecido à 200ºC até dourar.
Rend. 3 pães médios.
Eu sempre faço e fica ótimo!!

Bjsss e até a próxima...

Posted by Picasa

2 comentários:

  1. obrigada pela receita adorei logo de cara peguei tb a sobremesa o bolo gelado de coco bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Aff, fiquei uns dias sem passar por aqui, e de cara encontro com essa imagem ma-ra-vi-lho-sa,. Que pizza suculenta, de dar água na boca....
    Vou correndinho ver o resto das novidades.
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!