domingo, 1 de abril de 2012

Pamonha assada!



Finalmente, depois de várias idas à feira sem sucesso encontrei milho verde em algumas barracas.
Dessa vez, nada de deixar para outro dia, comprei umas espigas bem granadas e bonitas, já com a certeza que na mesma tarde estaria comendo a pamonha assada que a Akemi postou tempos atrás.
A massa amarelinha, embrulhada na própria palha, amarrada e cozida até ficar firme é uma iguaria do interior que esteve muito presente na minha infância, mas nos dias de hoje fica muito difícil reproduzir em casa, o jeito é encontrar uma forma mais simples de relembrar o sabor! : )
Apesar da demora, valeu a pena esperar...claro que não é a mesma coisa da pamonha dos tempos de criança, mas ameniza bem a saudade.
A Akemi me contou que essa receita rende uma travessa bem generosa, por isso preparei apenas 1/3, afinal sou a única  a comer pamonha por aqui.


Pamonha assada

- 4 xícaras de milho verde (6 espigas)
- 2 xícaras de leite
- 1 colher (sopa) bem cheia de margarina ou manteiga
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 4 colheres (sopa rasa) de amido de milho
- 1 pitada de sal (opcional)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Corte o milho bem rente ao sabugo para aproveitar melhor o amido.
Coloque o milho no copo do liquidificador junto com o leite e a manteiga.Bata bem e despeje numa vasilha.
Acrescente o restante dos ingredientes*, deixando o fermento por último.Despeje numa forma ou refratário bem untado, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 45 minutos.
Retire o alumínio e deixe até dourar levemente.

* Deixei para acrescentar o açúcar e o sal por último, dividi a massa em duas partes, em uma adicionei açúcar e na outra uma pitada de sal e pedacinhos de queijo minas.
Fiz porções individuais, metade doce e metade salgada.

(*-*)
Apesar da minha preferência sempre ter sido pela pamonha salgada, nessa versão gostei mais da doce.

Esse marronzinho que vcs veêm por cima é uma pitada de canela que usei  para diferenciar os sabores; agora imaginem um ramequim assim, ainda fumegante, num dia de frio intenso, desses que estão por vir!? ;o

Uma linda semana a todos!!

Posted by Picasa

13 comentários:

  1. Cris, adorei as pamonhas nos ramequins! Ficaram um charme e não creio que só vc aprecie pamonha na sua casa! :D
    Que sacrifíco vc ter que comer tudo sozinha! Que dó! rss
    Bjss e uma linda semana pra vcs tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akemi, meu filho não come, já se fosse na minha mãe, teria que fazer a receita inteira!rs...
      Tbm adorei o resultado, será repetido com certeza!
      Obrigada, bjs!!

      Excluir
  2. Minha amiga, fiquei doidinha aqui...rsss

    quero fazer isso logo, puxa, minha filha, que é louca por pamonha nem vai acreditar!!!

    Tenho certeza que ficou divina, não vejo a hora de poder provar!!!!

    Bjo,
    Bom restinho de domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, faça mesmo, vcs vão adorar!!
      Daí me conte!
      Bjinhos e boa semana!!

      Excluir
  3. Lindo!!!

    Parece uma delícia!
    Adorei!

    Boa semana!
    Beijo Jê

    ResponderExcluir
  4. A comida que mais amo é pamonha!
    E' o prato que mais sinto falta de comer e quando vou ao Brasil como quase todos os dias!
    Amei a receita e o aspecto ficou incrível!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, pamonha é mesmo uma delícia, deveria ser patrimônio nacional!rs...
      Obrigada e ótima semana!!

      Excluir
  5. Oi Cristina,
    Nunca tinha visto pamonha assada! Deve ficar uma delícia, mas assada ou não, eu gosto da doce.
    Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty, como sou gulosa gosto das duas!rs...
      Obrigada, ótima semana pra vc tbm!!

      Excluir
  6. Se fosse tua visinha teria me convidado. amo pamonha. quando vou ao Brasil procuro comer sem falta.

    ResponderExcluir
  7. Ai que delícia, acho que não vou mais ficar olhando seu blog...to morrendo de fome e cada vez que vejo as fotos do que vc faz fico mais fome ainda, e nada aqui em casa me agrada e agora?? kkkkkkk
    Vou dormi agora pensando nessa pamonha nassada :(
    Beijos e parabéns estou encantada com esse blog, to engordando com cada leitura aqui :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!