segunda-feira, 29 de abril de 2019

Pão 100% Integral

Pão já sem um dos gomos, rs...quase não consigo foto.

Eu poderia me transformar numa padeira da noite para o dia se fosse tão simples quanto um estalar de dedos, mas a vida não é um filme da Marvel, rsrs...não resisti, adoro esse universo do entretenimento!
Sei que muitas pessoas preferem pão com farinha integral ao invés da branca, por uma série de razões, mas nem sempre conseguem um bom resultado num pão 100% integral, que tende a ser mais pesado e massudo, claro, estou falando de pães caseiros, sem nenhum aditivo químico.
Tenho testado algumas receitas nessa linha, meu filho que não aprecia os "cascudos" feitos com levain, passou a apreciar não só os macios tradicionais de farinha branca, mas também os integrais, o que me inspira a experimentar novas opções.
Enquanto isso, usei minha receita, simples, prática e imbatível, convertendo-a num pão 100% integral e o resultado não poderia ser melhor, um pão macio, aromático e mais nutritivo.

Pão 100% integral

- 1 ovo
- 200ml aproximadamente de leite ou água, nesse usei água
- 3 xícaras de farinha de trigo integral aproximadamente*, usei orgânica
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva + 1 colher para adicionar durante a sova
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco

Preparo:
Num copo medidor, coloque o ovo e complete com água até atingir 200ml.
Numa tigela, coloque o conteúdo do copo, junte a farinha (não tudo de uma vez), o açúcar, o sal, o fermento e 2 colheres do azeite. Misture tudo até formar uma bola, junte a última colher de azeite e sove até a massa ficar macia e homogênea, de 10-15 minutos. Usei a mfp para sovar, ciclo "massa".
Deixe em local tampado até dobrar de volume. Tire o ar da massa, modele o pão e coloque numa forma própria, ligeiramente untada.
Deixe crescer novamente até dobrar de volume.
Asse em forno preaquecido a 200ºC por 35-45 minutos ou até que doure.
Deixe esfriar sobre uma grade.

*A quantidade da farinha pode variar de acordo com a marca que estiver usando, se precisar use mais ou menos farinha do total pedido na receita, se a massa estiver muito seca acrescente mais água, um pouquinho de cada vez.

Excelente semana a todos!!

4 comentários:

  1. Olá Cristina: este pão ficou lindo ( como todos os que tão bem sabes fazer). Vou querer experimentar. Quem sabe também vai ficar lindo assim.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! Claro que ficará lindo, experimente!
      Bjo

      Excluir
  2. Olá, minha querida!☕
    Lindos, ricos e tentadores!
    Você arrasa com seus belos pães, obrigada pela bela receita!

    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!