domingo, 10 de abril de 2011

Scones de tâmaras!

Olá...hoje fez um lindo dia de sol, aproveitei para ir à feira pela manhã e fazer uma comidinha sem pressa...oba!! é sábado!! ;)
Durante à tarde, depois de navegar  pela blogosfera e ver várias receitas de scones, não resisti e optei por essa do maravilhoso Trem Bom...quase nada adaptada por mim.
Os scones se assemelham à pãezinhos ou cookies, aerados por dentro e sequinhos por fora, parecem as nossas broinhas e caem muito bem com uma xícara de café ou chá.Sua origem é escocesa e são servidos usualmente em formato triangular, mas aqui foram cortados em quadradinhos, podem receber manteiga ou geléia depois de assados...como sua massa base é neutra, ele aceita grande variação de sabor.Esses foram feitos com tâmaras e passas brancas, visto que eu não tinha a quantidade de tâmaras pedidas na receita e achei que ficou ótimo!

Scones de tâmaras e passas!

- 250g de farinha de trigo com fermento ( usei sem e substitui 1/4 por farinha de centeio integral)
- 1/4 colher (chá ) rasa de noz moscada em pó
- pitada de sal
- 1 colher (chá ) de fermento para bolo
60g de manteiga gelada picada ( precisei de 90g )
- 2 colheres (sopa ) bem cheias de açúcar mascavo claro
- 250g de tâmaras secas de boa qualidade picadas**
- 150 ml de leite em temperatura ambiente
- 1 ovo batido para pincelar os scones

** caso não tenha ótimas tâmaras em casa, aquelas suculentas, deixe as suas de molho no suco de laranja por 30 minutos para hidratá-las, antes de usar.
Use uma assadeira rasa levemente untada.

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno à 200 graus e deixe a assadeira reservada.

Numa vasilha coloque a farinha de trigo, a noz moscada, o sal e o fermento para bolo.Use um fouet para dar uma leve mexida e aerar a mistura.Depois acrescente o açúcar e a manteiga, use as pontas dos dedos para misturar tudo.A consistência é de uma farofa grosseira, não de uma massa macia.Acrescente as tâmaras e use os dedos para incorporar os pedaços à mistura, por último adicione o leite.Utilize uma espátula para unir tudo.Vire a massa numa superfície levemente untada e use as mãos para dar forma à massa, não tente sovar.Forme um quadrado ou círculo com a massa.Corte com uma faca ou um cortador próprio, transfira os scones para a assadeira e pincele com ovo batido.
Leve ao forno por 15 - 18 minutos.Retire do forno e sirva em seguida.

Fiz menores que os da Valentina e consegui 16 scones.

Bjsss e até a próxima...

2 comentários:

  1. Querida dra pao de mel, fiquei realmente com agua na boca, so de passear pelo seu blog, vc esta selecionando mto bem suas receitinhas, quando vamos começar a provar essas delicias? um beijo grande e mais uma vez parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida!faremos com que as oportunidades apareçam...rsrs

    bjs e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!