sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Casquinha de limão siciliano cristalizada!



Olá, estava com problemas para acessar meu blog, mas felizmente parece que foi resolvido...de qualquer maneira, meu trabalho está passando por algumas mudanças e os dias tem sido curtos e cheio de coisas à fazer!
Acabei não fazendo nada de bom na cozinha nessa semana, somente hoje tive tempo de preparar as cascas de dois limões sicilianos que deixei de molho durante alguns dias (mais do que pretendia) para fazer casquinhas cristalizadas.
Segui os passos ensinados aqui e deu tudo certo, ficaram ótimas.
As medidas são de acordo com a quantidade de casquinhas que você tiver.

Casquinha de limão siciliano cristalizada

-1 medida de casca de limão em tirinhas
- 1 medida de água
- 1 e 1/2 medida de açúcar
- papel manteiga e açúcar para finalizar (não usei)

Modo de preparo:

Retire a casca do limão com uma faca afiada e corte em tirinhas finas, a parte branca pode ou não ser retirada (eu mantive), deixe de molho numa tigela com água por um ou dois dias (deixei mais, por falta de tempo), trocando várias vezes a água para que o amargor saia.
Leve-as ao fogo com a água e o açúcar, mexendo de vez em quando até que a água evapore, a calda fique grossa e envolva as tirinhas.
Coloque as tirinhas sobre o papel manteiga, separe-as com um garfo e deixe esfriar.
Antes de estarem totalmente frias passe-as em mais açúcar (as minhas não precisaram) e pronto.
Guarde num pote limpo e bem tampado.

*Se estiver com pressa para consumir as tirinhas e não quiser deixar de molho, leve-as ao fogo em água fria e mantenha apenas até levantar fervura, escorra e repita esse processo por mais três vezes - não deixe ferver, ou elas ficarão moles.
*Também pode ser feito com outras frutas como laranja, tangerina ou qualquer limão que você tenha em casa.

Bjsss e um ótimo fim de semana...

Posted by Picasa

3 comentários:

  1. Oi Lourdes,
    Sempre quis aprender a fazer essas casquinhas,
    Obrigada pela dica.
    Bj e ótimo fim de semana.
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica! Tenho loja,e tenho procura,mas tenho dificuldade em encontrar para comprar. Vou tentar fazer.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!